25 de novembro, de 2023 | 09:15

Plano de Manejo da APA Serra do Timóteo é aprovado em 1ª votação na Câmara

Divulgação
A matéria, apreciada na reunião extraordinária, substitui o texto original (PL 4.370), que foi rejeitado pela maioria da Casa LegislativaA matéria, apreciada na reunião extraordinária, substitui o texto original (PL 4.370), que foi rejeitado pela maioria da Casa Legislativa

Os vereadores de Timóteo aprovaram, em primeira votação, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Timóteo (APAST), assinado pelo vereador Adriano Alvarenga (Substitutivo n° 01, ao PL n° 4.370). A matéria, apreciada na reunião extraordinária desta sexta-feira (24/11), substitui o texto original (PL 4.370), que foi rejeitado pela maioria da Casa Legislativa, informou a assessoria de comunicação da Câmara.

O projeto original, elaborado pela empresa Detzel Gestão Ambiental (PL. 4370), foi encaminhado pelo Executivo Municipal em agosto de 2021. À época, foi designada a relatoria da matéria pelo então presidente do Legislativo, vereador Luiz Perdigão, bem como foi constituída uma comissão especial - composta pelos vereadores Adriano Alvarenga, Nelinho Ribeiro e Wladimir Careca - para fazer os estudos necessários referentes ao projeto.

Além das visitas à área in loco, a comissão também promoveu uma audiência pública para a apresentação do texto original. Dos debates e estudos surgiram sugestões de alterações na primeira proposta, que foram encaminhadas à empresa Detzel. Algumas sugestões foram acatadas e resultaram na segunda versão do projeto. Por entender que ainda eram necessárias mudanças no texto, o vereador Adriano Alvarenga apresentou o Substitutivo n° 01, aprovado agora em primeira votação.

Estabelecido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, por meio da Lei Federal 9.985/200, o Plano de Manejo é o instrumento que norteia o que pode ou não ser feito dentro da APA Serra, ou seja, quais atividades devem ser incentivadas, limitadas ou não permitidas em cada uma das zonas dentro da APA. A ausência deste instrumento motivou o ajuizamento de uma ação civil pública pelo Ministério Público, proibindo quaisquer intervenções na área até que o Plano de Manejo seja aprovado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário