26 de novembro, de 2023 | 00:01

Luzes de Natal iluminam Ipatinga

17ª edição do Projeto Seminaluz contempla pontos turísticos da cidade

Vem aí mais uma temporada de luzes de Natal em Ipatinga, com a 17ª edição do Seminaluz. O projeto, realizado pela Hibridus Dança e Seminaluz Ponto de Cultura, volta a decorar pontos turísticos da cidade. Neste ano, a iniciativa foca as ações nas pessoas e nos patrimônios culturais e vai iluminar com mais de 250 mil lâmpadas sete locais especiais: a Praça 1º de Maio, a rotatória do bairro Cidade Nobre em frente à Prefeitura, oi Centro Cultural Usiminas, o Centro de Memória Usiminas, o Teatro Zélia Olguin, a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto, e o Parque Ipanema. A decoração poderá ser vista até janeiro de 2024.
Elvira Nascimento/Divulgação
As luzes ressaltam mais a beleza do Parque Ipanema: mais de 250 mil lâmpadas instaladas em vários pontos turísticosAs luzes ressaltam mais a beleza do Parque Ipanema: mais de 250 mil lâmpadas instaladas em vários pontos turísticos

A iniciativa é patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Eventos. O projeto integra a agenda de eventos da administração municipal com o tema “Ipatinga, Cidade Luz”, que promoverá várias outras ações na cidade.

A rotatória do Cidade Nobre abre a programaçãoA rotatória do Cidade Nobre abre a programação

Valorização
O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Usiminas, André Chaves, salientou a importância do projeto para a cultura, o turismo e a economia local. “Faz parte do nosso compromisso valorizar os patrimônios, a cultura e as pessoas. E o nosso apoio ao Seminaluz é uma dessas ações. Por meio dele, conseguimos promover inúmeros benefícios para a cidade e região, movimentando a economia, emocionando pessoas e promovendo formação profissional”, argumentou.

O prefeito Gustavo Nunes falou da importância dessa ação que, além de dar um charme a mais para a cidade, resgata o espírito natalino tão importante para os dias atuais. “A iluminação de Natal em Ipatinga é mais do que luzes brilhantes; é um reflexo do espírito comunitário e da alegria que a temporada festiva traz. Neste ano, a 17ª edição do Seminaluz promete não apenas iluminar nossos pontos turísticos, mas também encantar nossas vidas. É uma celebração da união e da beleza que nossa cidade oferece. Convido a todos para se juntarem a nós nesta festa de luz e alegria, que é parte integrante do tema 'Ipatinga, Cidade Luz'”, apontou o prefeito.

Os eventos ganham brilho com as cantatas natalinasOs eventos ganham brilho com as cantatas natalinas

Programação
A Praça 1º de Maio, no Centro, será a primeira a acender as luzes, na próxima terça-feira, dia 28 de novembro, com a cantata do Grupo Violaço. No dia 29/11, será a vez da rotatória do Cidade Nobre ganhar iluminação de Natal. No dia 3/12, será o acendimento das luzes na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto, com a cantata do Grupo Acordes. No dia 7/12, o principal cartão-postal de Ipatinga, o Parque Ipanema, receberá alunos da rede pública de ensino e escolas de teatro da região para uma apresentação especial de inauguração das luzes, marcando a tradicional e chegada do Papai Noel.

Os três espaços culturais mantidos pela Usiminas, também, irão receber as luzes. Dia 6/12, o acendimento será ao som de saxofone e violino no Centro Cultural Usiminas e no Teatro Zélia Olguin. Dia 8/12, será a vez do Centro de Memória Usiminas, onde haverá a cantata promovida pelo Coral da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e pela Orquestra de Câmara do Vale do Aço.

Pontos turísticos e patrimônios da cidade em destaquePontos turísticos e patrimônios da cidade em destaque

O projeto
O Seminaluz completa 18 anos de existência e há quatro ilumina pontos da cidade. O projeto é um programa de fomento do ensino e criação de espaço de práticas das artes e técnicas de espetáculos, que oferece a profissionais, estudantes e público em geral dinâmicas de desenvolvimento, formação, experimentação técnica e artística, iluminação cênica e espetáculos. A iniciativa também integra o circuito estadual de pontos iluminados nesta época do ano: o Natal da Mineiridade.

O realizador do Seminaluz, Morrison Deoli, salienta que o projeto ganhou do Ministério da Cultura o reconhecimento de Ponto de Cultura. “Entendemos que ao iluminar um bem público no período natalino, ao realizar nesses espaços cantatas de Natal, entre outras atividades culturais, estamos democratizando o acesso aos bens culturais, promovendo a interação do público e proporcionando experiências únicas”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadã

29 de novembro, 2023 | 09:30

“Irônico ver a prefeitura preparando a iluminação natalina com tanta sujeira nas ruas. Citando como exemplo o centro da cidade, após o fechamento do comercio aos sábado não existe uma varrição nem coleta de resíduo, consequentemente o comerciário chega a segunda feira para iniciar a semana com as ruas já sujas e cheias de resíduos. tudo isso é lamentável, pois a cidade nunca esteve tão suja.”

Juca

26 de novembro, 2023 | 21:30

“E a população paga a conta.”

Envie seu Comentário