25 de novembro, de 2023 | 15:00
Escultor mineiro dá vida à Pietá das Gerais
O Edital Arte em Aço Gerdau, lançado em parceria do governo estadual e a empresa siderúrgica, selecionou este ano escultor Guilherme Marques para dar vida ao monumento Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. O projeto, realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, propõe o desafio de usar a técnica e a precisão para transformar chapas de aço em figuras humanas.Responsável por dar vida à Pietá das Gerais, de aproximadamente dois mil quilos, instalada na Catedral Cristo Rei, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Guilherme agora leva nova escultura para Congonhas, produzida a partir de materiais e técnicas contemporâneas, sem perder de vista a tradição e a fé do povo mineiro. A instalação foi feita neste mês, na calçada lateral do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, ao lado também da Matriz da cidade, para celebrar os 60 anos da instituição de ensino e os 120 anos da Gerdau.
O processo de criação da escultura em aço Corten começou com a concepção do design, que buscava uma forma não convencional de representar esse tema em um material tão inusitado”. A escolha desse aço é devido às suas propriedades de resistência à corrosão, robustez e beleza. Após o corte e preparação de cada uma das faces” de aço, elas foram soldadas e acabadas para formar a estrutura.
A principal dificuldade encontrada por qualquer artista, é submeter a matéria de sua arte à ideia escondida na sua cabeça. Ao trabalhar com o aço esta resistência é bem evidente, pois certamente é uma matéria das mais difíceis e não gosta de colaborar, mas é recompensador o esforço”, explicou Guilherme Marques. O edital é uma forma de reconhecer e incentivar as manifestações artísticas que reforçam a riqueza cultural construída em 300 anos de história de Minas Gerais.
Pietá
Obra do Renascimento, a Pietá de Michelângelo é um marco na história da arte e é uma referência para o trabalho de Guilherme Marques. As representações da Nossa Senhora da Piedade começaram na região europeia onde hoje é a Alemanha. Por muito tempo, a representação que se tornou tradicional foi a de Maria com o corpo do Cristo apoiado por inteiro no seu colo.
No avançar da modernidade, até nossos dias, é que a maneira de representar essa venerável cena foi modelada em outras composições das figuras. Cada nova representação apontava novos entendimentos, iluminava novos ângulos para a apreciação da fé. Sendo assim, para formar a versão da padroeira de Minas, todas as representações foram levadas em conta por Guilherme Marques, entre elas estão as representações da Vesperbild, Michelangelo, Brecheret, Ceschiatti e do diretor Mel Gibson.
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