25 de novembro, de 2023 | 07:05

Mulher permanece em casa interditada pela Defesa Civil e pede ajuda em Timóteo

Enviado por leitor
Casa apresenta várias rachaduras e parte do imóvel já está cedendo Casa apresenta várias rachaduras e parte do imóvel já está cedendo
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
Uma moradora do bairro Novo Tempo, em Timóteo, reclama ter a casa interditada pela Defesa Civil Municipal e não receber o devido apoio do município, para se mudar para um lugar seguro. Mesmo com o imóvel ameaçado de desabamento, ela continua instalada no local com duas filhas pequenas e alega não ter outro lugar para ficar. Uma situação de risco, pois a região do Vale do Aço pode sofrer com chuvas fortes a qualquer momento.

Iris Karoliny tem 22 anos e conta que há um ano a casa onde mora, na rua Cosmos, foi interditada pela prefeitura, porém ela estava em viagem para São Paulo com a filha mais velha. Ao retornar, sem ter onde ficar, se instalou na residência novamente, permanecendo durante todo este ano no local, onde reside atualmente com a filha de três anos e uma bebê de um mês, sua segunda filha.

Mas há cerca de um mês, os vizinhos teriam feito uma denúncia na prefeitura, devido ao risco de desabamento da edificação, que possui duas moradias. A situação fez a moradora procurar apoio junto ao Executivo. "Com isso fui atrás dos meus direitos, pra receber o auxílio aluguel, ou que eles arrumassem outro lugar pra eu ficar com minhas filhas, porque minha casa está caindo", conta Iris Karoliny.

Sem resposta
Neste momento, a jovem descobriu que sua mãe, antiga moradora da casa condenada, já recebia o auxílio de aluguel social e por isso não teria direito ao benefício. "Porém, sempre mando mensagem pra Defesa Civil e nunca me respondem, nunca me dão um retorno. Outro dia quando fui levar minha bebê ao pediatra, quando voltei estava com uma placa de interditada e um monte de faixa amarela na minha casa. Aí colocam placa de interditado sem me comunicar. Eu vou pra onde? Para rua de resguardo com duas filhas pequenas?", reclama.

Benefício pago
Em nota enviada por meio de sua assessoria de Comunicação, a administração municipal de Timóteo declarou que a Subsecretaria de Defesa Civil e Moradia realizou uma primeira visita à residência em 22 de dezembro de 2022. E na ocasião os moradores foram orientados a adotar algumas melhorias e providências no local e também a procurar outro imóvel devido à precariedade da habitação em que viviam.

A nota diz também sobre o fato de a Defesa Civil ter retornado ao local no dia 4 de janeiro deste ano e, por meio de seus engenheiros, interditou o primeiro e o segundo pisos do imóvel. A Assistência Social do setor de Habitação do município fez uma análise socioeconômica dos dois moradores, e decidiu pelo repasse de um auxílio moradia, pois ambos não tinham condições de arcar com os custos de aluguel de uma nova moradia.

"Dessa forma, os ocupantes desse imóvel passaram a receber auxílio moradia. Mais recentemente, uma filha da moradora que residia em São Paulo ocupou a moradia interditada, embora o município já tivesse arcado com os custos de aluguel para a mesma família desde o início do ano. A Defesa Civil orientou a reclamante a procurar abrigo no imóvel onde a prefeitura já paga o aluguel. Ao mesmo tempo se coloca à disposição para novos esclarecimentos caso sejam necessários", finaliza a nota.

Mas a atual moradora alega que a mãe, que vem recebendo o benefício, vive no estado de São Paulo com o marido e por isso não tem onde procurar abrigo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Iris

05 de dezembro, 2023 | 08:43

“Bom dia !!
Timoteo está muito difícil achar aluguel direto com o proprietário, além de estar alto os valores. Consegui fazer contato com a responsável pela defesa civil e eles me disseram que iriam me dar uma parte do material para eu fazer uma estrutura na casa debaixo para segurar minha casa. Agora estou aguardando a resposta deles,pois eles me dando o material eu pago pedreiro para mexer aqui e fazer a sustentação pois está perigoso demais !! Continuo orando e pedindo a Deus para me direcionar a tomar a melhor decisão ,se mexer aqui ou pagar um aluguel .
A Defesa não quer me dar aluguel social,porém se me derem realmente os materiais já vão me ajudar pois vou mexer na minha casa e fazer a sustentação da casa”

Luciana

26 de novembro, 2023 | 22:14

“Não tem nenhum vereador de Timóteo para ajudar essa mulher a resolver essa situação? Não tem como passar o benefício da mãe dela para ela, já que a mãe dela não está morando em Timóteo? Essa mulher precisa se mudar com urgência. Se cair outra chuva igual foi na sexta-feira o risco é muito grande para ela e para as filhas. Tem muita kitnet pra alugar em Timóteo em torno de 400 reais, se essa menina conseguir esse auxílio, dá pra ela alugar uma kitnet dessas para sair da área de risco.”

Iris

26 de novembro, 2023 | 17:30

“Flávia, eu não te conheço mas quero deixar esse recado para você.Muito obrigada pela sua ajuda,nesse momento eu estou chorando,eu sabia que Deus ia mandar uma solução Que Jesus abençoe sua vida poderosamente,te cobrindo de bênçãos e abençoando seus planos e seus sonhos!Muito obrigada por se comover com nossa situação ,muito grata a você!”

Iris

26 de novembro, 2023 | 09:55

“Bom dia. Vou explicar melhor a situação para vocês. A prefeitura estava pagando auxílio para minha mãe, que se mudou para Ouro Branco. Há quase um ano eles estavam fazendo esse pagamento do auxílio moradia para ela. Durante esse período EU estava grávida da minha segunda filha, tinha acabado de chegar de São Paulo e não tinha lugar para ficar a não ser a minha casa. Passei minha gestação toda na casa com risco de cair. Minha mãe nunca me disse que estava recebendo o auxílio. Pelo contrário, mentiu!

Mesmo com o risco continuei aqui pois estava grávida não conseguia emprego em lugar nenhum. Então, só conseguia fazer meus bicos de faxina, mas o dinheiro era para pagar as contas e comprar o sustento para dentro de casa... Há dois meses a prefeitura descobriu que minha mãe não residia em Timóteo mais e que eu estava morando na casa. Eles vieram até aqui, quando eu estava com 6 dias de resguardo e conversaram comigo. Fiquei arrasada, muito chateada com a situação toda e principalmente com a atitude da minha mãe.

Mas enfim, a Maria José responsável pela Defesa Civil de Timóteo me disse para ficar na casa e ir observando e, qualquer coisa, comunica-la. E disse que não iria me dar o auxílio por conta do erro da minha mae. Porém eu não tenho culpa do erro e da atitude dela, nem eu, nem minhas filhas!!! Tenho áudios e conversas nossas que provam isso!!

Depois disso eu procurei a defesa Civil pedindo ajuda pois a casa esta deslizando mais. Isso foi no dia 9 e depois dia 14 de novembro. Não tive resposta. Na quarta-feira, dia 22 de novembro, eles vieram aqui e, sem me comunicar, sem me dar uma resposta, interditaram a casa. Disseram que se eu não sair por bem vou sair por mal.

Quando liguei para questionar tal atitude o "atendente" na Defesa Civil, o qual eu não sei o nome me tratou muito mal por telefone, gritou comigo por telefone como se eu tivesse culpa do erro da minha mãe. Eles não entendem que nessa situação toda eu e minhas filhas somos as vítimas!!

O que gostaria da parte da Defesa Civil é de um local seguro para morar com minhas filhas. Confiei no prefeito dando meu voto para ele duas eleições seguidas, para agora eu estar tendo essa dor de cabeça!

Quanto ao genitor das minhas filhas, eu não tenho notícias dele, não sei o paradeiro dele desde minha segunda gravidez. Então entendam eu sou mãe e pai da Liz e da Luna. Sempre criei a Liz mais velha de 3 anos com amor e cuidado e todos os vizinhos e seguidores nas minhas redes sociais são testemunhas disso. Até mesmo a própria Maria José da defesa Civil, quando entrou na minha casa disse essas palavras:

"Nossa olha como ela é organizada, tudo no lugar arrumadinho, acabou de chegar do hospital e não se vê nada fora do lugar. Parabéns, Iris você é muito caprichosa" ela disse ESSAS PALAVRAS !! Mas agora o órgão está com esse descaso comigo e com minhas filhas!!

Muito chateada com isso tudo. Só gostaria que a prefeitura olhasse por nós!!! A minha chave pix, para quem quiser ajudar, como se ofereceu a Alma, abaixo, é (31) 99278-1129 toda ajuda é bem-vinda!!!”

Alma

25 de novembro, 2023 | 23:50

“Tem alguma chave pix para enviar ajuda para essa jovem? A situação dela é urgente e pode acabar em tragédia. Quem sabe se várias pessoas ajudarem, ela não consegue alugar um lugar para morar com segurança.”

Nadia

25 de novembro, 2023 | 21:04

“Acho uma vergonha o wue estão fazendo com ela, ainda mais por ter 2 menores debaixo de seus cuidados e sendo uma recém nascido, na hora de pedir voto, tiram foto e tomam até café
Tinham q ir lá agora tirar foto com ela e tomar café neste estado onde elas se encontram. Aproveitando e ajudando no que elas necessitam.”

Oliveira

25 de novembro, 2023 | 20:39

“Carol,boa noite. Como você conhece bem a Íris, responda o porquê a sua mãe recebe o auxílio aluguel e as regras para estar apta a recebê-lo. Por outro lado, cadê as pensões das crianças, sendo os genitores obrigados a tal. Não acho que voce tem imparcialidade para responder tais questionamentos e ainda acredito que não conhece as leis que permeiam o poder público. E por fim, posta seus comentários sem o conhecimento necessário,pois até papagaio fala, ou melhor, imita os sons que aprende. Enfim, temos um local para externarmos nossas opiniões independente do conhecimento do assunto.”

Leni

25 de novembro, 2023 | 18:20

“O governo paga bolsa família pra tanta gente que não precisa, será que essa moça recebe?E se tem alguém recebendo auxílio moradia para esse endereço deve ser estudado e cancelado e passar para a moça aí,afinal levamos em conta ela está de resguardo.”

Flávia

25 de novembro, 2023 | 15:11

“Outra coisa, cadê o pai ou os pais dessas crianças? Eles também têm que assumir o sustento das crianças, não pode ficar tudo só nas costas da mãe. Já que essas crianças estão correndo risco de vida nessa casa, não seria o caso de o Conselho Tutelar intervir e encaminhá-las para um abrigo temporário, até que a Iris consiga se estruturar para residir com as crianças em um local seguro?”

Flávia

25 de novembro, 2023 | 15:06

“Eu entendi mal, ou a pessoa que recebe o auxílio aluguel da Prefeitura de Timóteo está morando em São Paulo? Se for isso mesmo, a Prefeitura de Timóteo não deveria cancelar esse auxílio? Eu entendo que o auxílio seja para pagar aluguel em Timóteo, não?”

Pião Comum

25 de novembro, 2023 | 13:28

“Uma cidade com um arrecadação de quase R$400.000.000,00 (400milhões )ao ano e ainda vivendo situações como esta!!!
VERGOOOOOONHA,VERGOOOOOOOOOOONHA,VERGONHAAAAAAAA.........
NÃO SE ESQUEÇAM ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES "E AS FIGURINHAS CARIMBADAS VÃO TE PEDIR VOTOS .”

Oliveira

25 de novembro, 2023 | 13:23

“Sra Iris, a Prefeitura não pode pagar duas vezes o auxílio. Cabe a Sra verificar com a sua mãe o recebimento. E a propósito, perguntar não ofende: a Sra nao recebe as pensões dos seus dois filhos? Está arcando sozinha a alimentação dos pequenos?”

Carol

25 de novembro, 2023 | 10:13

“Absurdoooo o que estão fazendo. Conheço a Íris e sei o quão esforçada ela é para criar as filhas sem depender de ninguém! De resguardo ela fica com mãos atadas! Ou querem que ela quebre o resguardo para trabalhar e pagarem um aluguel?????”

Iris

25 de novembro, 2023 | 09:58

“Estou de resguardo e com uma filha pequena de 3 anos e uma de 1 mês e eles estão NEGANDO o auxílio moradia essa é a verdade!!!! Eles não estão pagando para minha mãe,e mesmo que estivesse ela não mora em Timóteo mora em OURO BRANCO!!!! Eu sou sozinha não recebo ajuda de ninguém me viro sozinha pra cuidar das minhas filhas,dou faxina ,capino lotes tem tudo nas minhas redes sociais,não tenho do de trabalhar,não sou encostada!Porém estou de RESGUARDO e não tenho outro lugar pra ir por isso estou permanecendo na casa!!!!”

Verdade Nua e Crua

25 de novembro, 2023 | 08:58

“Imóvel condenado tem que derrubar e ponto, evitaria toda essa história.”

Paulo

25 de novembro, 2023 | 07:38

“O país precisa de uma política séria de conscientização e controle de natalidade. Enquanto governo ficar premiado com bolsa pessoas com mais filhos, alguns não vão entender como é carro ter um filho.”

Envie seu Comentário