17 de novembro, de 2023 | 16:40
Incêndio atinge área florestal em Baixa Verde, no município de Dionísio
Conforme dados repassados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), foram cerca de 19 hectares queimados
Nesta sexta-feira (17), brigadistas atuavam na monitoração final de uma área incendiada próxima à Lagoa do Jacaré, em Baixa Verde, no município de Dionísio. O sinistro teve início na última quinta-feira (16). A área queimada integra o corredor de proteção do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) e colocou em risco a proteção da unidade de conservação. Conforme dados repassados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), foram cerca de 19 hectares queimados.
O sinistro só foi controlado no início da noite de quinta-feira e na nesta sexta-feira os brigadistas realizaram o rescaldo logo no início da manhã. O rescaldo é uma ação necessária nestas situações, para localização de focos escondidos ou brasas, evitando o começo de novos focos no local.
Ainda é investigado como o fogo começou, se teve origem criminosa ou não. Cerca de 15 brigadistas do IEF e da Arcelor Mittal atuaram no combate ao incêndio, que também recebeu o apoio de uma máquina da prefeitura de Dionísio.
Crime
O incêndio florestal é crime ambiental previsto no artigo 41 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]