18 de novembro, de 2023 | 00:01

Orquestra de Viola Caipira faz show na Serra dos Cocais

Tradição, cultura e música de raiz. Esses são os ingredientes que a Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço apresenta, neste sábado (18), no show “Memórias de uma Viola” que será realizado no restaurante Hortaliças do Rancho, no Cocais dos Arrudas, a partir das 21h, em Coronel Fabriciano. A iniciativa é da Associação de Amigos da Cultura (ASSAMIC) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, dentro do projeto de comemoração dos 10 anos da orquestra que leva shows gratuitos à comunidade, para exaltar a cultura sertaneja.

Divulgação
Tradição e raiz: show aberto ao público começa as 21hTradição e raiz: show aberto ao público começa as 21h
Atualmente, a Orquestra de Viola Caipira reúne 34 músicos que se dedicam à viola caipira, ao violão, à percussão, ao contrabaixo, ao canto e ao berrante, atrizes e atores que fazem as performances, além do maestro Mariano, coordenador do projeto, que rege todo o grupo. As apresentações contam, também, com a participação de ex-integrantes convidados para reforçar as comemorações.

“O espetáculo tem duração média de 120 minutos e reconta a história da orquestra, trazendo canções que resgatam a nossa memória cultural e afetiva, retomando músicas sertanejas de meados do século XX até os dias atuais. As canções destacam em suas melodias o ponteio da viola caipira, instrumento utilizado por mestres da cultura popular como Tião Carreiro e Tonico e Tinoco, além do berrante, herança do Brasil colonial”, ressalta a produção.

Compromisso cultural
Atuante nas áreas de assistência social, cultural e artística, a ASSAMIC fundou, em 2012, a Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço com a missão de fortalecer o estudo, o ensino, o aprimoramento e a divulgação da viola caipira desde sua criação. A proposta de circulação de apresentações da companhia pretende promover essa manifestação popular “e seu poder de unir e reunir pessoas em torno da manutenção da tradição e da memória, além, é claro, de destacar a música como estratégia de preservação da diversidade cultural como um ativo fundamental para a nova compreensão do desenvolvimento humano”, finaliza a produção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Metaleiro Crente

19 de novembro, 2023 | 12:44

“Eu quero é Rock! Não aguento mais tanto modão de viola, tanta sofrência, tanta música pra vender cerveja. No rádio, na TV, na Internet só toca sertanojo...vou criar a Orquestra Roqueira do Vale do Aço...e vai tocar sem depender de verba do Governo.”

Envie seu Comentário