15 de novembro, de 2023 | 09:21
Vitória é campeão da Série B pela primeira vez em sua história
Victor Ferreira/EC Vitória
Foi o segundo acesso consecutivo do Leão; Em 2022, já havia conseguido a classificação da Série C para a Série B
Foi o segundo acesso consecutivo do Leão; Em 2022, já havia conseguido a classificação da Série C para a Série B
Com duas rodadas de antecedência, o Vitória sagrou-se campeão do Brasileirão Série B de 2023. O primeiro título nacional do clube de 124 anos foi confirmado na noite desta terça-feira (14), com o empate entre o Guarani e o Criciúma-SC por 1 a 1, em Campinas.
A equipe catarinense era a única que podia alcançar o Vitória na tabela. Agora, nenhum clube tem como chegar aos 69 pontos obtidos pelos campeões ao longo de 36 jogos com 21 vitórias ao todo. Com o empate, o time catarinense ficou em segundo lugar, com 61 pontos.
A festa na capital baiana promete ser intensa nos próximos dias. Já foi assim na segunda-feira (13), quando milhares de torcedores recepcionaram o time no Aeroporto Internacional de Salvador, a fim de comemorar o acesso à Série A
, assegurado com a vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino, no domingo (12), de virada, em Novo Horizonte (SP).
Foi o segundo acesso consecutivo do Leão. Em 2022, já havia conseguido a classificação da Série C para a Série B.
Esta é a segunda vez também que o Vitória encaminha dois acessos em sequência. Em 2006, terminou a Série C como vice-campeão e migrou para a B. E em 2007, obteve sua vaga para a Série A ao concluir a Segunda Divisão em quarto lugar.
O Vitória volta à Série A depois de cinco anos de ausência e com o ineditismo de um título do Brasileirão. Além de um ataque eficiente, que tem como destaque Léo Gamalho, artilheiro da equipe com dez gols, o Vitória sobressai na Série B por ter uma defesa consistente e um forte espírito de coletividade. (CBF)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]