14 de novembro, de 2023 | 07:30

Calor extremo: temperatura em Ipatinga ultrapassa os 42º C no domingo e segunda-feira

Matheus Valadares
Temperaturas elevadas devem permanecer até o fim de semanaTemperaturas elevadas devem permanecer até o fim de semana
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Um bloqueio atmosférico no estado mineiro tem causado uma nova onda de calor que tem atingido o Vale do Aço e demais regiões de Minas Gerais. Nesta segunda-feira (13), até às 15h, a Estação da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorologia (RAMQAM) da Usiminas, localizada no bairro Cariru, em Ipatinga, registrou 42,9° C.

Ainda segundo a RAMQAM, no domingo (12) houve uma máxima de 42,4° C e sábado (11) 39,7° C, registrando uma média de 41,6º C nos três dias.

Timóteo tem recorde de calor
A estação meteorológica de Timóteo chegou a registrar a máxima de 34,5º C, a maior temperatura já registrada por este equipamento no mês de novembro desde 2020. A estação está localizada à margem do rio Piracicaba, nas proximidades da Estação Ferroviária Mário Carvalho.

O levantamento foi feito de acordo com dados obtidos pelo Diário do Aço junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o levantamento, a maior temperatura registrada no mês durante o período havia sido de 33,4ºC, na última sexta-feira (11), igualando aos registros de 30 de novembro de 2020.

Além disso, o mês de novembro de 2023 tem sido o mais quente dos últimos cinco anos, com uma média de 31º C. 2019 fica em segundo com a média 29º C, seguido por 2020, 2021 e 2022, com as médias 27,7º C, 27,5º C e 26,4º C, respectivamente.

Previsão para os próximos dias
O calor extremo continua ao longo da semana. Conforme o Inmet, nesta terça-feira (14), a máxima deve bater a casa dos 35º C. Quarta e quinta terão temperaturas entre 19º C e 34º C e sexta-feira pode ter 36º C.

Além do alerta de calor, o Inmet divulgou um aviso sobre baixa umidade relativa do ar em Minas Gerais e outros estados brasileiros.

A umidade deve variar entre 30% e 20%, aumentando ainda mais a sensação térmica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que o índice ideal fique entre 50% e 60%.

As condições exigem que as pessoas ingiram uma quantidade maior de líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Crítico Crítico

14 de novembro, 2023 | 17:14

“Falando em calor.
No feriado de 12 de setembro fi com alguns amigos na LAGOA SILVANA pagamos 40 reais por pessoa para entrar na lagoa,
Amanhã pretendemos voltar mas o preço da entrada SUBIU para 70 reais ou seja um aumento de quase 80%.
Isso chama extorsão, mal caratismo, ganância. Etc etc etc.
ISSO SEM FALAR, QUE NA LAGOA SILVANA NÃO ACEITAM CARTÃO DE CRÉDITO. Só dim dim.”

Illuminati .:.

14 de novembro, 2023 | 10:30

“Lamento informar, mas, o Inferno é aqui ... kkk ... podem rezar a vontade, enriquecer os líderes religiosos com suas contribuiçõe$ e buscar a santidade, mas já estamos todos na danação eterna do calor infernal...e demônio de carne e osso é o que não falta nesse mundo ... aproveitem bem seus pecadores condenados...”

Lu Magalhães.

14 de novembro, 2023 | 07:41

“O calor tá tão brabo quê "EU FUI NO TORORÓ BEBER ÁGUA E NÃO ACHEI "”

Envie seu Comentário