12 de novembro, de 2023 | 08:00
Lene Teixeira é a aposta do PT para voltar à Prefeitura de Ipatinga após duas eleições
Falta quase um ano para as eleições municipais, mas o xadrez político já está sendo jogado e os partidos estão escolhendo suas peças. Em Ipatinga, por unanimidade, Lene Teixeira foi definida como pré-candidata pelo PT.
Ao Diário do Aço, ela explicou que só ficou predisposta a concorrer à prefeitura quando foi comunicada pelo diretório da legenda que não haveria disputa interna. Apresentei essa condição. Sou muito boa para brigar, para enfrentar qualquer disputa fora do PT, com projetos antagônicos ao projeto do PT, mas que internamente eu não tinha essa disposição de ir para uma disputa. Construímos essa unidade, hoje estou pronta enquanto pré-candidata, e poder, inclusive, buscar o diálogo mais amplo com outros partidos que venham agregar o nosso nome para a disputa no próximo ano”, continuou.
Atualmente, Lene exerce o cargo de chefe de gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Anteriormente, foi vereadora por quatro mandatos, secretária no governo do ex-prefeito João Magno e contribuiu para a estruturação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço (Consaúde). Ela afirma que a experiência adquirida irá contribuir na gestão do município, caso seja escolhida pelos ipatinguenses como prefeita.
Não tem uma rua, não tem um canto desta cidade que eu não conheça os problemas vivenciados pelo povo. Conheço também, por ser gestora pública, como é que deve funcionar. Qual a concepção já da política da assistência social, do SUS, que a gente sabe que hoje tem tido um problema sério no atendimento, na área da educação, por ser pedagoga, a gente sabe da necessidade de fazer um trabalho para uma permanência do aluno na escola, em uma escola com qualidade, de um olhar especial para o funcionalismo público”, afirmou.
A pré-candidata acrescentou que pretende ter a participação da sociedade na construção das políticas”.
Ascensão da direita no Vale do Aço
A última vez que um petista venceu as eleições para prefeito no município foi em 2012, quando a atual vereadora, Cecília Ferramenta, foi eleita. O atual prefeito, Gustavo Nunes, foi eleito em 2018 se candidatando pelo PSL, mesma legenda em que Jair Bolsonaro (PL) foi eleito em 2018. Nas eleições gerais do ano passado, 59,40% dos eleitores de Ipatinga votaram em Bolsonaro, enquanto 33,88% optaram por Lula (PT). Para Lene, esse crescimento da direita ocorreu não só na região, como a nível nacional, pelos seguintes motivos: A não aceitação da ascensão social e econômica daqueles que sempre estiveram à margem da sociedade. Usando o poder da mídia e o discurso hipócrita contra a corrupção, a classe social economicamente dominante iniciou o movimento antipetismo com o golpe do impeachment da Dilma [em 2016] e concluíram com a prisão injusta de Lula para tirá-lo da eleição de 2018, quando era favorito, para eleger um elemento questionável como Bolsonaro, usando e manipulando a fé daqueles que buscam amparo nas igrejas”, argumentou.
Contudo, ela afirma que a alternância de poder faz parte e é, inclusive, um elemento importante para a democracia. Lene acredita que assim como nas eleições para presidente, o PT tem chances concretas de voltar a ocupar a cadeira do Executivo ipatinguense.
O que aconteceu foi uma alternância de poder, fato que considero importante para a democracia, e que permite à população avaliar o que é melhor para a cidade. O fato de Lula ter voltado à presidência é a prova disso. A população experimentou os governos de direita e extrema direita onde o capital sobrepõe ao social e optou pela volta do desenvolvimento com justiça social. Em Ipatinga, não acredito que será diferente”.
Programa de governo
Lene disse à reportagem que já está sendo feito um diagnóstico da cidade como um todo, e que seu plano de governo visa atacar os principais problemas do município, além de ser elaborado com a escuta popular. O setor da saúde e mobilidade urbana são enxergados pela pré-candidata como um dos principais problemas de Ipatinga.
O formato para a elaboração desse programa de governo nós já temos traçado algumas linhas de ouvir mais a comunidade, de organizar dentro de eixos estruturantes, quais seriam as ações e intervenções políticas que nós podemos montar. Estamos na fase mais do diagnóstico da própria cidade, de como os atores sociais percebem que poderia ser um programa de governo com consistência, com qualidade, mas principalmente com viabilidade de execução”, ponderou.
Atual gestão
A petista afirmou que a administração atual tem pecado em termos de planejamento e aplicação dos recursos públicos e está devendo muito ao povo de Ipatinga”.
No entendimento de Lene, trata-se de um governo que está perdido em termos de planejamento, de organização, incapaz de gerir com competência as políticas públicas. Você procura, efetivamente, uma grande obra, uma grande ação política do atual governo no município e não vai encontrar. Você vai encontrar o desgaste, as denúncias de malversação de recursos públicos, dos espaços da saúde, que piorou demais na nossa cidade, da incapacidade mesmo de gestão”, declarou.
Ela ainda indagou qual seria a estratégia do atual gestor para o desenvolvimento econômico e para a inclusão social da cidade e criticou a falta de investimento no funcionalismo público. É necessário entender a gravidade da falta de investimento em qualificação, em aperfeiçoamento, em capacitação, em valorização do servidor público, a ausência de uma previdência complementar, de um fundo complementar de previdência”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcelo T Pereira
14 de novembro, 2023 | 11:07Há muito o pt deixou de ser um partido dos Trabalhadores, está mais para partido dos patrões. Vocês perderam o carro da historia. PT NUNCA MAIS!!!!!”
Celio Cunha
13 de novembro, 2023 | 16:28A eleição de Lula em 2022 foi um marco histórico para o Brasil, mas não garantiu a hegemonia do PT em todo o território nacional. O partido ainda enfrenta resistências e desafios em diversas regiões, onde precisa se reinventar e se renovar para reconquistar a confiança dos eleitores. Um exemplo disso é o Vale do Aço, em Minas Gerais, onde o PT parece ter perdido o rumo e a sintonia com a população.Enquanto em Timóteo e Fabriciano, os líderes petistas souberam abrir espaço para novas vozes e ideias, em Ipatinga, o partido se fechou em torno de uma candidatura que não representa os anseios de mudança da maioria. Uma nova liderança, que já desponta como uma alternativa viável e competente para enfrentar o caos administrativo que se instalou na cidade, foi ignorada e preterida pelo PT, que preferiu apostar na velha política e nos velhos caciques.Essa atitude demonstra que o PT ainda não aprendeu a lição de que vaidade e soberba não levam a nada, a não ser ao isolamento e à derrota. O partido precisa se redimir e reconhecer que Ipatinga também merece e precisa de uma nova liderança, capaz de unir a esquerda em torno de um projeto de transformação social e econômica para as próximas eleições. Essa liderança é Cida Lima, do PT, que tem o meu apoio e o meu voto.”
Geraldo Miguel
13 de novembro, 2023 | 10:44Recolocando Ipatinga de onde nunca devia ter saído; cidade de trabalhadores. Força Lene!”
Leitor
13 de novembro, 2023 | 10:37Se for para perder de lavada é um bom nome, uma boa pessoa.
Por pior q seja o prefeito atual o Bolsonarismo religioso está enraizado em Ipatinga.
Esse prefeito é muito ruim mas lembrem-se aqui elegeram o Robson e o Chapelão !
Pensem bem ! Querem mesmo perder p qualquer um ? Mantenha essa candidata”
Homem da Primeira Hora
13 de novembro, 2023 | 04:56Cortina de fumaça, Lene Teixeira e só um Titere , vai ser rifada, numa composição ampla de lançamento de uma candidatura de esquerda, quem viver verá, não é atoa que tem ex-prefeito que trocou de partido, indo para partido de histórico de esquerda, tentando sair da imagem do partido de direita que o elegeu, quem viver verá.
Política do Brasil é assim, arranjos, não é feio, feio e perder eleição, é o povo, ah, o povo, o povo e um detalhe.”
José da Silva
12 de novembro, 2023 | 19:41Não consigo entender porque o PT ainda insiste com Lene Teixeira. É uma excelente pessoa, mas como prefeita seria um Desastre. O partido tem que pensar em gente nova, Maquinair seria um nome ideal pra romper com Vitória!”
Paulo
12 de novembro, 2023 | 18:38Se o PT usar a cabeça sai de vice do Nana, no PSB. O vale do aço ainda está enebriado pelo bolsonarismo religioso. Não é hora de voltar, tenhq calma. Aposte num progressista sem ser do PT, por enquanto.”
Fala Sério
12 de novembro, 2023 | 18:26Não estou aqui para fazer política, mas vendo esse cenário a melhor opção é Nardyelo. Não tem outro,pode ser que surjam outros nomes....”
Empresário Alessandro
12 de novembro, 2023 | 18:21O PT com esse nome para 2024 demonstra sua fraqueza e incapacidade de renovação. Vem para cumprir tabela. Com esse nome não trás renovação. Essa senhora vem para fazer o que sempre fez, ser oportunista. Na política municipal sempre beneficiou sua família e amigos. Usou o nome da igreja e do setor da educação. Além do mais, competência para administrar uma cidade ela não possui. PT já vem para uma nova derrota.”
Sincero.
12 de novembro, 2023 | 16:26O PT de Ipatinga não tem um nome sequer com chance de ganhar a próxima eleição municipal. Desde os anos 90 são as mesmas pessoas encabeçando o partido na cidade. E destes o povo já se cansou...”
Zoi de Corvina
12 de novembro, 2023 | 16:08Renovação total!!!!! Este prefeito e alguns vereadores,foi uma das piores e desastrosa gestão que já passou no município, cheguei em Ipatinga em 1974 e nunca vi uma cidade tão largada como está, este prefeito só pensa em Copasa. Faça uma pesquisa de opinião pública a respeito da suas decisões, aí sim terá respaldo e reconhecimento.
Olhe mais para a Upa, Hospital Municipal e para este trânsito caótico.”
10 s
12 de novembro, 2023 | 14:36Tomara que esse partido nunca volte a liderar essa cidade.”
Mariângela Alves
12 de novembro, 2023 | 13:33O próprio PT de Ipatinga não se ajuda!! Pelo amor.... A Lene é a pessoa de menor prestígio na esquerda e no PT. Caso houvesse uma assembleia para escolha de candidato(a) ao cargo de prefeito(a), ela não teria a menor chance!!”
Ricardo Resende
12 de novembro, 2023 | 13:29Mais um grande erro do PT em Ipatinga. A Lene não é uma pessoa bem cotada entre eleitores de esquerda. Ela tem muitas resistências inclusive dentro do PT. Colocá-la como candidata é fortalecer a outra candidata da direita amiguinha da famiglia bolsonazi. Quanta burrice do PT!! Eleição perdida!!”
Rodrigo
12 de novembro, 2023 | 13:00O amigo Carandiru expressou muito bem suas palavras. No ano que vem,se Deus quiser vamos tirar essa pessoa que está a frente da prefeitura em Ipatinga e não faz nada para o município. Não sei como a população pôde simplesmente aceitar a candidatura do Gustavo somente por ter sido apoiado pelo GENOCIDA INELEGÍVEL. Ipatinga está passando pelo mesmo processo com o Gustavo como prefeito, assim como o Brasil com o Bolsonaro.
Não temos mais o ladrão de jóias no governo, assim como não teremos o Gustavo a frente da prefeitura em 2024.”
?der Geraldo Alves
12 de novembro, 2023 | 11:05Boa ideia essa candidata”
Sinceramente
12 de novembro, 2023 | 09:34PT NUNCA!!! E a senhora aí jamais”
Arthur
12 de novembro, 2023 | 09:06Pior do que já está não fica...”
Observador do Povo
12 de novembro, 2023 | 08:51Mais uma vez o PT está apontando errado a Lene não tem aceitação da população, já tentou outras vezes e é sempre a terceira no pleito. Precisa de cara nova.”
Carandiru
12 de novembro, 2023 | 08:47Essa eleição vai dar Nardyelo, o atual prefeito nem precisou de oposição para ver o quanto é ruim, ele mesmo se encarregou disto. O Gustavo é o Zema Ipatinguense, de manhã promete uma coisa e a tarde critica e não cumpre a promessa. Acho que o Gustavo, nas minhas recordações só não foi pior que o João Magno.”
Pronto Falei
12 de novembro, 2023 | 08:27Deviam fazer uma aliança com outro ator político, mas o PT insiste, não faz autocrítica, não aprende com os erros. Vão lá, com Lene sem carisma, repetir mais um.”
João
12 de novembro, 2023 | 08:24Acredito que qualquer um que concorrer com o PT vai ganhar aqui em Ipatinga lula perdeu aqui em Ipatinga e acredito que a senhora também irá perder alguns companheiros seus aqui de Ipatinga que era do PT já saiu PT já saiu pq já não acredita mais no partido”