11 de novembro, de 2023 | 07:00
Consumidores aproveitarão a Black Friday para comprar itens de supermercados, revela pesquisa
Com a aproximação da Black Friday, que será realizada no dia 24 deste mês, a expectativa de promoções e oportunidades aumenta entre os consumidores, que aguardam a data para comprar produtos e serviços da lista de desejos com os descontos prometidos. Conforme uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), neste ano, os itens de supermercado serão os mais buscados na Black Friday.
Segundo a pesquisa, 63,6% dos mineiros irão realizar suas compras on-line, enquanto 36,4% farão suas compras nas lojas físicas. Perguntados sobre quando pretendem realizar as compras, 69,1% responderam que no dia exato da Black Friday (24), enquanto 30,9% pretendem aproveitar as pequenas promoções anteriores à data, os famosos esquentas Black Friday”.
Dentre os ramos mais citados pelos entrevistados, destacam-se Supermercado/Hipermercado (15,4%), Calçados (14,6%), Vestuário (13,8%), Eletrodomésticos (10,8%), Cosmético e Perfumaria (10,0%) e Eletrônicos (8,5%), conforme a pesquisa.
Período de oportunidades
Na avaliação do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a Black Friday é um período de oportunidades e o que irá ditar o ritmo das vendas serão os descontos. Como vimos nos dados, há espaço de crescimento para todos. Para os lojistas, que poderão aumentar suas vendas e girarem seus estoques; e para os consumidores, que poderão encontrar preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos”, afirmou.
Natal
O levantamento da FCDL Minas também sondou os mineiros sobre as compras de Natal, já que a Black Friday é um período de oportunidades. No entanto, 45,5% dos consumidores disseram que vão realizar suas compras na última hora, ou seja, na semana do Natal. Já 32,7% querem aproveitar as promoções da Black Friday e outros 21,8% vão efetuar as compras natalinas no decorrer de dezembro.
Tais dados evidenciam que os consumidores ainda estão cautelosos, aguardando muitas definições no cenário atual, como a situação do crédito encarecido e a taxa de juros alta, além de estarem se reestruturando em função de compromissos financeiros passados. Apesar disso, para os lojistas, ambas as datas são oportunidades de reforçar seus caixas, principalmente o Natal, que é uma data muito atrelada ao apelo sentimental”, finalizou Vinícius Carlos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]