11 de novembro, de 2023 | 07:00

Calorão deve perdurar durante a próxima semana

Alex Ferreira
Nova onda de calor é causada por um bloqueio atmosférico no estado mineiroNova onda de calor é causada por um bloqueio atmosférico no estado mineiro
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço

Os próximos dias serão de muito sol e temperaturas elevadas no Vale do Aço. A onda de calor permanece atuando neste sábado (11) na região e deve continuar até a próxima sexta-feira (17). As temperaturas continuarão subindo, com mínimas na casa dos 22 graus e máximas de 39 graus. Há previsão de chuva apenas para os dias 17, 18 e 19, porém, o mês de novembro será de poucas chuvas, conforme apontam os modelos meteorológicos.

O meteorologista Ruibran do Reis explica que a temperatura ficará elevada não só no Vale do Aço, como em todo o estado de Minas Gerais. Nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo, a temperatura deve ultrapassar os 40 graus.

Nesta sexta-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de perigo para 318 cidades mineiras, por causa da forte onda de calor, que deve aumentar as temperaturas até a quarta-feira (15). O fenômeno ainda pode se expandir e ganhar intensidade, sendo o aviso ampliado na próxima semana.

Bloqueio atmosférico
Ainda conforme Ruibran dos Reis, a nova onda de calor é causada por um bloqueio atmosférico no estado mineiro. “Esse bloqueio nada mais é que uma grande alta pressão. Nesse sistema, o ar é descendente e dificulta a formação de nuvens que possam causar chuvas. Essa alta pressão irá atuar nos próximos dias na região Sudeste e Centro-Oeste do país e com isso as frentes frias vindo do Sul do Brasil não chegam a Minas Gerais”, explica.

Frente fria
A expectativa é que uma frente fria vindo do Sul do país tenha força suficiente e possa finalmente romper esse bloqueio de massa de ar quente que está atuando sob Minas Gerais. “Há possiblidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Vale do Aço. Com o aumento da nebulosidade e das chuvas, uma ligeira queda na temperatura é esperada para a próxima semana”, aponta. Mas o meteorologista adverte que as chuvas no mês de novembro ficarão abaixo da média histórica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jones

11 de novembro, 2023 | 09:03

“O calorzão no Vale do Aço faz as árvores
se protegerem sob a sombra dos postes de energia,
enquanto as tartarugas são assadas nos próprios cascos
e o ovo é cozido dentro das galinhas poedeiras.”

Envie seu Comentário