10 de novembro, de 2023 | 16:11

Operação Impacto resulta em 14 detidos, armas e drogas apreendidas em Timóteo

Divulgação PM
Residência alvo de operação foi cercada por policiais militares, que tinham apoio aéreo e em terraResidência alvo de operação foi cercada por policiais militares, que tinham apoio aéreo e em terra

O comando do 58º Batalhão de Polícia Militar (BPM) fez, na manhã desta sexta-feira (10), um balanço sobre a operação Impacto, realizada na região dos bairros Novo Tempo/Bandeirantes e Alvorada na quinta-feira (9). Ao todo foram presos dez adultos, apreendidos quatro adolescentes, armas e drogas com os envolvidos na guerra entre dois bandos criminosos da cidade. A disputa entre as gangues deixou, em uma semana, um saldo de três mortos e cinco feridos. Nas ruas, a população pediu providências às forças de segurança.

O tenente-coronel PM Fabrício Pereira afirmou, na entrevista desta sexta-feira, que o principal objetivo da operação foi conter os criminosos e melhorar a sensação de segurança das comunidades onde os grupos vêm cometendo os crimes. “Estivemos nos locais para poder identificar e prender, cessando assim, mesmo que de forma momentânea, aquele problema que ficou crônico no fim de Semana”, ressaltou o comandante do 58º BPM.

A operação de quinta-feira foi desdobramento dos trabalhos realizados desde o domingo (5), quando um grupo do Novo Tempo invadiu a parte alta do bairro Alvorada e matou duas pessoas. “Até a data de ontem (quinta-feira), a Polícia Militar conseguiu prender dez indivíduos e apreender quatro menores de idade, recolher duas armas de fogo, radiocomunicadores e porções de drogas, dentre elas, cocaína e maconha”.
Wellington Fred
Comandante Fabrício Pereira: ''A Polícia Militar vai fazer a parte dela, da melhor maneira possível, e buscar o apoio dos outros órgãos de defesa social''Comandante Fabrício Pereira: ''A Polícia Militar vai fazer a parte dela, da melhor maneira possível, e buscar o apoio dos outros órgãos de defesa social''

Além de frear as ações dos bandidos, o objetivo das operações é baixar os índices criminais. Timóteo soma em 2023 o total de 27 assassinatos, contra 19 no mesmo período do ano passado, conforme consta no banco de dados do Diário do Aço. “A gente pede à população ordeira de Timóteo, que é a maioria esmagadora, para fazer denúncias por meio do Disque-Denúncia Unificado (DDU) no número 181. Você faz a sua denúncia, vai preservar a sua identidade e tenha certeza, a Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos de Segurança Pública vão buscar a veracidade dessa denúncia e tomar as devidas providências”, disse o oficial.

Tráfico
Um dos alvos da operação de quinta-feira estava na avenida Amazonas, no bairro São Cristóvão, onde dois suspeitos, um de 24 e o outro de 33 anos, foram presos durante o cerco da PM. Inclusive, os militares a bordo do helicóptero Pegasus, da 5ª Brave, de Governado Valadares, viram o momento em que um deles lançou uma bolsa para o comparsa na residência abordada.

Os militares constataram ainda que o suspeito de 24 anos chamou o suspeito de 33 anos, morador da residência de cima, e lançou para ele uma bolsa de mão. Em continuidade à fuga, o jovem tentou subir no telhado de uma casa nos fundos, mas foi contido pelos militares que estavam em seu encalço.

O homem de 33 anos foi detido e, com ele, localizada uma bolsa de mão com 21 tabletes de maconha, um radiocomunicador, dois pinos de cocaína, um cartucho de calibre 38, máquina de cartão bancário e ainda dois celulares. A dupla foi encaminhada ao plantão da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com o material apreendido.

Origem da disputa criminosa
O comandante do 58º BPM confirmou que o início da “guerra” entre estes grupos rivais tem a disputa por ponto de tráfico de drogas como pano de fundo e ressaltou que espera unir forças com a Polícia Civil e o Ministério Público para a sequência aos trabalhos que visam restabelecer a ordem nestas comunidades.

“A população de Timóteo pode ter certeza que a Polícia Militar continuará trabalhando diuturnamente para, não resolver na totalidade, porque a gente sabe que o crime é um fenômeno social e vai continuar a existir, mas que não chegue ao ponto que chegou nesse último fim de semana. A Polícia Militar vai procurar continuar fazendo a parte dela da melhor maneira possível e buscar envolver, com a parceria do poder Executivo, do poder Legislativo, a nossa coirmã Polícia Civil, Ministério Público e levar as demandas para que o poder Judiciário possa tomar as decisões e tirar estas pessoas de circulação”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

11 de novembro, 2023 | 07:00

“O comentário do dia dez, das 18:21 não é do verdadeiro Tião Aranha. Sujeito aí insistindo em tirar o mesmo do espaço democrático de debates. Esse estrupicio deve ser da Esquerda e cupincha do prefeito. Tem cobra no ninho. Que nem o Tinho Mortadela, a partir de hoje, serei somente leitor. Obrigado a todos pela paciência ensejada. Nossos políticos esperam para agir sempre pela oportunidade eleitoreira e nunca beneficia a população a longo prazo. Sempre foi assim.. Sempre postergam essa oportunidade que o povo tanto espera. Isso só é traduzido em fragilidade política. É a velha política do coronelismo que sempre existiu nessa república tupiniquim. Risos. Fui.”

Leandro Ferrini

11 de novembro, 2023 | 04:58

“Resposta (Sem Lei) Não se preocupe com números de policiais na rua, se preocupe com a quantidade de professores que tem na escola mais próxima da sua casa, se preocupe em construir homens, e não anular seres humanos.”

Francisco Sena

10 de novembro, 2023 | 21:05

“Uma coisa é certa, bandido não se estabelece no vale do aço, pode acontecer faxina social entre eles, mas a polícia militar, ainda tem o protagonismo, não se mistura. Polícia e polícia bandido é bandido.”

Tião Aranha

10 de novembro, 2023 | 20:53

“Bom texto. A presença do medo é um sinal de que é hora de entrar em ação. A rua por onde circula as pessoas tb é um estabelecimento público - só que aberto - mas como qualquer outro lugar público - requer a segurança máxima. Risos.”

Sem Lei

10 de novembro, 2023 | 20:31

“Alguém sabe informar quantos pms tem em na cidade de Ipatinga, coronel Fabriciano, Timóteo e santana do paraíso ultimamente andar no máximo 2 pms em cada viatura a impressão que dar se juntar as quatro cidades não tem 100 pms por turno”

Paulo

10 de novembro, 2023 | 19:32

“Antigamente existia postos policiais em alguns bairros, hoje concentrou tudo no quartel. Talvez seja hora de voltar. Um posto no alegre, cachoeirinha e outro no novo tempo. Que abragem a cidade toda e agiliza as abordagens e ações da PM diariamente.”

Tão Aranha

10 de novembro, 2023 | 18:21

“Parabéns a Polícia Militar! Parabéns a administração municipal pela postura!”

Pedro

10 de novembro, 2023 | 17:17

“Parabéns! Mas só essa operação uma vez ou outra não resolve, tem que ter policiamento ostensivo e fazer essa operação todos os meses em todo Vale do Cangaço”

Envie seu Comentário