10 de novembro, de 2023 | 14:27
Presidente da AMM afirma que prefeituras podem entrar em colapso no 2º trimestre de 2024
Diário do Aço
Marcos Vinícius concedeu entrevista à imprensa durante o ''AMM nas Micros'' realizado em Ipatinga
Marcos Vinícius concedeu entrevista à imprensa durante o ''AMM nas Micros'' realizado em IpatingaA situação econômica do país e a queda nos repasses realizados pela União aos municípios, principalmente os repasses do Fundo de Participação de Municípios (FPM), preocupa a Associação Mineira de Municípios (AMM).
Durante entrevista na abertura do evento AMM nas Micros”, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (10) em Ipatinga, o presidente da AMM, Marcos Vinicius (sem partido), prefeito de Coronel Fabriciano, disse que a atual projeção é de calamidade nos cofres das cidades mineiras.
A nossa previsão, dentro da associação, é que em maio de 2024, se não mudar o cenário, nós podemos ter um colapso nas prefeituras do Brasil”, revelou.
Pacto federativo
Especialista em direito público e um dos palestrantes do evento, o advogado Denner Franco Reis criticou o formato do pacto federativo e os repasses do governo federal realizado aos municípios e disse que isso não é o melhor para serviço público”.
Os municípios passam por um momento delicados. Nós voltamos a tempos nefastos onde recursos que deveriam estar sendo disponibilizados à sociedade estão sendo represados no cofre da união”, afirmou.
Ele ainda salientou que os principais serviços prestados à população são fornecidos pelo município. A vida das pessoas acontece nas cidades. Então o dinheiro deve ser enviado aos municípios, para que os municípios apliquem isso em favor da sociedade. Represar esse dinheiro nas mãos da União não representa o melhor para o interesse público. Este pacto federativo é ridículo, ultrapassado e precisar urgentemente ser revisto”, concluiu.
O prefeito de Santana do paraíso (Avante), Bruno Morato, também esteve presente no AMM nas Micros” e compartilhou com a imprensa sua opinião: O pacto federativo brasileiro é completamente injusto com os municípios. O município está nas ruas prestando serviços na saúde, prestando serviços na educação, fazendo a limpeza pública dos bairros, mas o ente que menos recebe impostos no Brasil é o município”.
Reforma tributária preocupa
Marcos Vinicius também se colocou contra a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, da forma que ela foi redigida. Nós temos uma preocupação que é essa reforma tributária que foi aprovada no Senado nesta semana e agora ela volta para a Câmara. A gente [prefeitos] tem que trabalhar muito para sensibilizar os deputados, que a forma que ela está hoje vai prejudicar quase 80% dos municípios mineiros, principalmente os menores, com menos de 30 mil habitantes”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Ivonette
11 de novembro, 2023 | 15:53O prefeito de Ipatinga só faz marketing! Obras que realmente saimportantes e cuidar da saúde é da educação, há isso não! E o povo fica esperto a hora de escolher não só o prefeito, mas também os vereadores, a maioria está do lado do prefeito e não da população! A tirada da Copasa de Ipatinga é mais uma armação, e a maioria dos vereadores são a favor, como sempre cada um um olhando para seu próprio umbigo!”
Pedrosal
11 de novembro, 2023 | 07:53O povo gosta mesmo é de sofrer, Fabri sem dúvida tem o melhor prefeito da história. Vai entender?”
Paulo
11 de novembro, 2023 | 07:52Foi a grande burrada do PT deixaram os cofres cheios achando que iriam ganhar do gaúcho. Perderam e ele pegou as contas arrumadinhas. Agora ele vai sair e o próximo prefeito que Lute.”
Cidadão
10 de novembro, 2023 | 22:08Uai mas ele está no seu último mandato , como está arrumando desculpa ?”
Rebelo
10 de novembro, 2023 | 20:00Tá saindo, né?
Aí começa aparecer os rombos?
Será isso?”
Costa
10 de novembro, 2023 | 19:33Ipatinga ives de obra tá contratando guarda municipal pra alimentar folha, obras mesmo nada”
Rodrigo
10 de novembro, 2023 | 19:30Na hora de aumentar os salários de prefeitos, vereadores e secretários(vulgos puxa saco),aí sim tem dinheiro e nem se preocupam se as crianças estão tendo merendas,se o gari está com o salário em dia,se as ambulâncias necessitam de consertos e por aí vai.
Alguns desses prefeitos devem ficar preocupados sim pois será o último ano em que serão chamados de prefeito.
O de Ipatinga pode ir se preparando..”
Paulo
10 de novembro, 2023 | 18:10Todo político bolsonarista que se preze só tem críticas a fazer ao atual governo,”
Tatuzinho
10 de novembro, 2023 | 17:41Vai deixar a conta da prefeitura de Fabriciano no vermelho e já está arrumando desculpa. Fez praças e mais praças com material de quinta qualidade.”
Pedro
10 de novembro, 2023 | 17:19Já está arrumando justificativa para as eleições de 2024 para prefeito”
Gustavo
10 de novembro, 2023 | 16:29justamente em ano de eleição...estranho isso”