09 de novembro, de 2023 | 07:00

Nova carteira de identidade deve começar a ser emitida no Vale do Aço ainda este mês

Matheus Valadares
Moradores de Ipatinga poderão solicitar o novo documento na UAI, no bairro Veneza IMoradores de Ipatinga poderão solicitar o novo documento na UAI, no bairro Veneza I
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Ainda neste mês de novembro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) começará a ser emitida em todas as regiões de Minas Gerais. Conforme a Polícia Civil, órgão responsável pela emissão do documento, a nova identidade já está em fase de testes.

A PC salienta que, para que seja liberado o agendamento e se inicie a emissão em larga escala, é necessário que seja concluída a “adequação dos sistemas e treinamento de todos os operadores dos Postos de Identificação”.

A expectativa é que ao longo do mês de novembro todos os Postos de Identificação estejam aptos para a emissão gradativa do documento. O órgão estima que somente neste mês mais de 140 mil CINs sejam emitidas no estado. 
É necessário frisar que não existe multa ou penalidade se a pessoa não fizer a Carteira de Identificação Nacional. Além disso, o modelo antigo tem validade até 28 de fevereiro de 2032.

Além do estado mineiro, o documento está apto para ser utilizado no Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Novo prazo
Os estados e o Distrito Federal tinham até a última segunda-feira (6) para se adequar ao novo modelo de emissão da CIN, no entanto, o governo federal decidiu prorrogar o limite para o dia 6 de dezembro.

Postos de identificação na região
Na Região Metropolitana do Vale do Aço, os cidadãos poderão solicitar a nova identidade por meio das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), localizadas em Coronel Fabriciano e Ipatinga. Vale ressaltar que o modelo antigo tem validade até 28 de fevereiro de 2032.

O que muda
O novo documento não tem número próprio e usará apenas o CPF para identificar o cidadão, diminuindo a possibilidade de fraude, conforme o governo federal.

A carteira também terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão, além de ser impressa sem o campo referente ao sexo.

O documento terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.  

Leia a nota da PCMG na íntegra
A Polícia Civil informa que a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já se encontra em fase de testes no estado de Minas Gerais. Para o agendamento e a emissão em larga escala da CIN, faz-se necessária a adequação dos sistemas e treinamento de todos os operadores dos Postos de Identificação, contemplando curso e acompanhamento, de forma que possibilitará a expansão gradual da emissão nos Postos de Identificação.

Ao longo do mês de novembro, todos os Postos de Identificação estarão aptos para emissão gradativa do documento. Finalizada a parte de testes e treinamento, a expectativa é que cerca de 140 mil Carteiras de Identidade Nacional sejam emitidas no mês.

A PCMG reforça que não há obrigatoriedade da troca do documento de identidade. Conforme o Decreto 10.977/2022, os documentos já emitidos a partir de 22/03/2022 valerão até 22/02/2032, observada a capacidade de identificação da pessoa. Também cabe esclarecer que não existe multa ou penalidade se a pessoa não fizer a Carteira de Identificação Nacional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu

09 de novembro, 2023 | 10:00

“Mais uma conta pro cidadão pagar ou é de graça?”

Envie seu Comentário