08 de novembro, de 2023 | 16:40
Ipatinga caminha para nova concessão de água e esgoto
Divulgação
Com aprovação em assembleia da Agência Metropolitana, município dá mais um passo para lançar edital de abertura da licitação

O município de Ipatinga deu um passo, nesta quarta-feira (8), para o lançamento do edital de licitação por meio do qual será definido quem será responsável pela nova concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário. Trata-se de um processo inédito, adequado à nova realidade do saneamento básico no país, após quase 50 anos de controle da Copasa na cidade”, destacou a administração de Ipatinga. O contrato original firmado é de 1974. Alguns dos objetivos são buscar a redução de tarifas e melhoria na qualidade da prestação de serviços”, aponta o governo.
Durante assembleia da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), realizada pela manhã desta quarta, na sede da instituição, o prefeito Gustavo Nunes (PL) solicitou ao presidente da Assembleia Metropolitana do Vale do Aço, Bruno Morato (Avante), prefeito de Santana do Paraíso, que os membros deliberassem sobre a autorização da saída de Ipatinga do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Vale do Aço. Os representantes dos municípios que fazem parte da assembleia aprovaram por unanimidade a proposta.
O contrato do município de Ipatinga com a atual concessionária terminou em fevereiro de 2022 e, desde então, a cidade prepara o novo edital buscando atender as exigências do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal 14.026/2020).
Com a aprovação na assembleia da Agência Metropolitana, o Executivo de Ipatinga agora deve enviar à Câmara de Vereadores a proposta de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (Lei Ordinária 3.626/2016), para dar seguimento na estruturação da nova concessão dos serviços públicos de água e esgoto.
Na assembleia da ARMVA, Gustavo Nunes falou sobre a situação que o município está vivendo com a atual concessionária, chamando a atenção para problemas identificados. Temos um contrato de 30 anos atrás, totalmente fora da realidade atual da cidade. Para que se tenha uma ideia, não constam metas, não constam prazos essenciais para atendimento a demandas da população. A atual concessionária apresenta uma taxa de desperdício de água de 50%, em média, e essa situação perdulária acaba refletindo em custos para o consumidor final. Estamos caminhando para que após a licitação tenhamos um novo contrato vigente com planos de investimentos, metas e prazos para conclusão”, pontuou.
Em uma apresentação mais minuciosa feita pelo secretário adjunto da pasta de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Heverton Rocha, foi mostrado que a saída do município do Sistema Integrado não ocasionará prejuízos aos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço”, ressaltou o governo ipatinguense.
Já publicado:
Ipatinga busca modelos alternativos para discutir concessão de serviços de água e esgoto
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Márcio Moreira
10 de novembro, 2023 | 07:49Aqui em Timóteo,continuamos a pagar, a famosa "taxa da b....a".
É claro que o ano que vem ,será assunto dos debates ,entre os candidatos a prefeito (foi você ,foram as pessoas do seu partido que assinaram a lei ,blá blá blá !!!! Como diz o ditado popular "criança feia não tem pai"essa discussão no debate vai parecer o programa da tv ;aquele do dna".”
A. Pereira
10 de novembro, 2023 | 05:36Ipatinga so tá acabando devido as políticas públicas que os nossos gestores implantam. Cadê aquela Ipatinga de bons salários, de oportunidades que dava condições do cidadão poder criar seus filhos sem medo do futuro? Agora só está restando lembranças e gente indo embora desse lugar. Triste situação.”
Zezé
09 de novembro, 2023 | 17:58Vai tudo terminar em PIZZA. Vai virar e revirar e vai continuar com a COPASA MG.”
Amaro Lanari
09 de novembro, 2023 | 13:07A água que abastece Ipatinga e bairros vizinhos, de Paraíso, vem todo do centro de abastecimento da Copasa (ETA Vale do Aço). E o centro de abastecimento fica no barrio Amaro Lanari. Quero ver da onde que vai tira a água para Ipatinga? .Tradução dessa hipótese: não tem como fazer isso se não tirar a Copasa de coronel Fabriciano também. Kkkkkk.”
Pronto Falei
09 de novembro, 2023 | 12:20Cedae privatizada no RJ, energia privatizada em SP. E só lembrar das notícias recentes...foi bom? Esse papo de privatizar só ajuda o rico investidor e os amigos do rei, Com todo problema da copasa, passar o serviço para iniciativa privada é furada. Se tudo privado fosse bom, o transporte público nosso seria, só citando um exemplo com essa Saritur.
Papo desse prefeito é para agradar seu GADO da urna. Pensa num boçal é esse tal pobre se direita.”
Para de Reclamar
09 de novembro, 2023 | 12:09O povo tem que se lascar mesmo! Só sabe reclamar que está ruim mas não quer mudança. Pessoas que só pensam negativo. Tem que trocar essa Copasa. E nós temos que cobrar para que seja feito de forma técnica e não política. Aproveitando a oportunidade, o prefeito poderia dar um jeito de reduzir a TAXA DE ILUMINAÇÃO PUBLICA que é um absurdo tbm. Fica a dica”
Arthur
09 de novembro, 2023 | 11:50Devia era fazer a troca da concessionária de ônibus, ai sim que mora um grande problema....”
Ronaldo Raimundo Alves
09 de novembro, 2023 | 09:15bom dia
pessoal a melhor coisa que o prefeito vai fazer neste mandato é substituir esta empresa chamada copasa, atendimento péssimo, só quem precisa sabe o que estou falando,
a privatização de alguns seguimentos como setor de agua e de energia eletrica é ótimo para nós clientes.”
Matos
09 de novembro, 2023 | 08:53Vamos ficar de olho não só no prefeito mais também nós vereadores ano que vem tem eleição né”
Vanda
09 de novembro, 2023 | 08:37Sugestões de perguntas para o jornal e os vereadores esclarecerem pra nós:
1) de onde vão tirar a água? Vai ser do Rio Doce? Essa água é segura? Porque já falaram que hoje a água vem de Fabriciano e é toda da COPASA.
2) onde tem o compromisso do governo de manter as contas mais baratas que a tabela da COPASA? Mostrem a situação de HOJE do que está acontecendo em Manaus, Pará de Minas, Ouro Preto e tantos outros municípios privatizados.
3) quantos cargos mesmo que já foram criados para fiscalizar a nova empresa que vai ganhar o contrato? Quanto vai receber cada um deles, de onde vai sair o dinheiro, qual conhecimento exigido de cada um e quem vai indicar a ocupação dos cargos.
4) já teve alguma audiência pública pra discutir e esclarecer a população sobre esse assunto?”
Maurilo
09 de novembro, 2023 | 08:26Eu nunca concordei com a tarifa cobrada em prédio. Aqui onde moro são 6 apartamentos. Mês de outubro gastamos 94m3 e a conta 1.145,46.
Consumo pra cada apartamento de 15,6m3 prá pagar 190,00. Acho um absurdo pagar 190,00 por 15,6m3 de água”
Crítico Crítico
09 de novembro, 2023 | 08:26Reduzir duvido, Reduzir jamais pode aumentar.
Vamos ver o que o prefeito BANANA vai fazer.”
Antônio
09 de novembro, 2023 | 07:50A Copasa é uma boa empresa, deve tá rolando alguma coisa nessa troca, olha a reforma da prefeitura, Essa privatização poderá transformar o serviço de saneamento numa grande privada, e suja. Esse paraquedista tá querendo aparecer”
De Olho
09 de novembro, 2023 | 07:32ESTAMOS DIANTE DE UMA IRRESPONBSABILIDADE INCOMENSURÁVEL DESSA ADMINISTRAÇÃO. A CONTA VAI CHEGAR PARA OS CONTRIBUINTES. SE TUDO DER CERTO, NÓS ESTAREMOS F..D..D..S SÓ JESUS E O MINISTÉRIO PÚBLICO PARA DAR UM JEITO NESSE "MENINO PREFEITO".”
Renata
09 de novembro, 2023 | 06:55A única privatização que deu certo no Brasil foi a do serviço de telefonia. Isso também porque coincidiu com o período de avanço da tecnologia do setor. O resto, só beneficiou quem comprou. Um exemplo é a Usiminas. Hoje a empresa só visa lucro, paga mal, explora os funcionários e não faz um investimento social na cidade. E tem gente que acredita que privatização melhora...”
Oliveira
08 de novembro, 2023 | 23:12A cidade de de São Paulo é a nossa referência sobre o descaso da iniciativa privada no atendimento aos clientes de atividade essencial a população. Vamos pagar para ver o que acontece? Esta atual administração passará e o prejuízo a população perdurará.”
Antônio
08 de novembro, 2023 | 21:49O ipatingense vai sentir na pele o que nós valadalenses passamos tomando água do rio doce.
Acorda ipatinga, vcs vão pagar caro o que esse menino que está brincando de administrar ipatinga vai fazer.
Queria ver ele já ter licitado, não ia tirar 20 por cento de votos com a população insatisfeita.”
Paulo
08 de novembro, 2023 | 21:03O povo vai pagar caro com essa irresponsabilidade do prefeito. Onde não há Copasa, o serviço de água e esgoto é um lixo.”
Robson Pereira da Silva
08 de novembro, 2023 | 21:02Discordo totalmente dessa mudança, água é coisa séria , a Copasa é um empresa seria , vamos cair em mãos de empresas de quinta categoria”
Rosaria
08 de novembro, 2023 | 20:55Ao meu ver,seria muito mais interessante trocar a consecionária de ônibus,que faz o que quer,acaba com linhas,diminue horários e nada é feito.no bairro Vila Celeste extinguiram a linha 502 e diminuiram drásticamente os horários de outras linhas que serviam ao bairro.”
Observador do Povo
08 de novembro, 2023 | 20:18O prefeitinho está pensando é em reeleição, não fez nada até hoje em Ipatinga e já foi até no exterior para nos enganar. Quem tem que sair é ele.”
João Augusto
08 de novembro, 2023 | 19:19Berlim, Buenos Aires e várias partes da Europa, Chile e inclusive no Reino Unido, estão reestatizando porque viram que na privatização o lucro é privado e o prejuízo é socializado. Quem paga a fatura é sempre o povo.”
Rodrigo
08 de novembro, 2023 | 18:41Ano que vem tem eleição para prefeito.
No primeiro ano de governo,o Gustavo prometeu tirar a COPASA e a SARITUR.
Porque será que um ano antes da eleição,o prefeito monta um palanque e dá uma notícia dessa como se fosse a melhor para os ipatinguenses. É lógico que a situação vai piorar. Empresa nova que chega,quer é lucrar,e para isso vai aumentar as tarifas e reduzir o quadro de funcionários.
Ipatinga necessita é de uma nova empresa de transporte coletivo.
Ônibus novos, com tarifas reduzidas, maís veículos em circulação e o retorno dos cobradores.”
Denis
08 de novembro, 2023 | 18:33O seu prefeito,mostre a sua competência e resolva o vazamento que ocorre todos os dias a mais de 5 anos próximo ao reservatório de água do estádio ipatingao,devido ao extravasamento do mesmo, o senhor não consegue resolver uma situação simples dessa e quer que o povo acredite no senhor.está fazendo uma cagada e quem vai pagar o pato é o povo de Ipatinga.”
Paulo
08 de novembro, 2023 | 18:31? só privatizar que a qualidade do serviço melhora. Pura balela. Privatizaram a Cia energética de São Paulo e desde sexta feira uma parte da cidade está sem energia. Saneamento é estratégico e nunca deve estar na mão da iniciativa privada. Em vários lugares da Europa o saneamento foi privatizado e não deu certo. Muitos foram reestilizado. Se não deu certo no primeiro mundo será que dará certo aqui? Fazem uma pesquisa no Google sobre reestatizaçao do saneamento e vão ver que estou falando a verdade”
Jota
08 de novembro, 2023 | 18:05E a CPI da COPASA???”
Paulo
08 de novembro, 2023 | 17:59Reduzir tarifa jamais, vai colocar na mão da iniciativa privada, vão fazer o que quiser e ninguém tira. Isso é só um meio de político pegar uma comissão.”
Lero-lero
08 de novembro, 2023 | 17:56Mais uma vez o povo vai ser vítima de políticos que irão fazer cagadas, e muito fácil e apenas o povo pesquisar onde foi feito o mesmo em trocar a empresa se foi benefício. E seria mais fácil o prefeito cobrar do governo do estado que é seu aliado a administrar com coerência a empresa que é do mineiro que estão sucatiando para ter motivo de vendê-la.
Para quem não sabe a COPASA e administrada por pessoas que são indicadas pelo governo de Minas. E o próprio governo critica o serviço prestado pela empresa isso não seria contraditório?
COLOQUEM A CABEÇA PARA PENSAR MINEIROS.”
Ivonette
08 de novembro, 2023 | 17:55Não concordo, visto que se é o contrato que está defazado é só redigir um novo de acordo com a legislação atual e renova lo ! E depois quem paga a água, é o salário do legislativo, executivo e judiciário somos nis contribuintes, portanto a população de Ipatinga deve ser consultada antes de ser tomada alguma decisão, visto que sempre que fazem esse tipo de troca os mais prejudicados somos nós consumidores. Não justifica tirar a COPASA da nossa cidade. A não ser que haja outros interesses por trás!”
Pedro
08 de novembro, 2023 | 17:24Deixa essa porcaria da Copasa mesmo, vai entrar outra e vai ser pior ainda.”
Antônio Alberto Moreira Pinto
08 de novembro, 2023 | 16:49Lá vem problema para os munícipes, todas as cidades que fizeram a licitação e trocaram de concessionária estão hoje sofre com as altas taxas das novas concessionárias, haja vista a cidade de Ouro Preto.”