01 de novembro, de 2023 | 14:53

Timóteo registra o quarto maior volume de chuvas do estado nesta terça-feira

Arquivo DA
 Conforme os dados do Inmet, o município recebeu 20,6mm de chuva, ficando atrás apenas de Montes Claros (66.2mm), Muriaé (62.6mm) e Viçosa (30.0mm) Conforme os dados do Inmet, o município recebeu 20,6mm de chuva, ficando atrás apenas de Montes Claros (66.2mm), Muriaé (62.6mm) e Viçosa (30.0mm)

A estação meteorológica de Timóteo, no Vale do Aço, registrou um volume de chuva de 20,6mm na noite desta terça-feira (31/10), segundo dados que constam no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com isso, o município foi o quarto que mais recebeu volume de chuvas no último dia de outubro em todo o estado de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Montes Claros (66.2mm), Muriaé (62.6mm) e Viçosa (30.0mm).

Vale ressaltar que Timóteo é o único município da Região Metropolitana do Vale do Aço que possui estação meteorológica, capaz de fornecer dados sobre volume de precipitação, no entanto, fortes chuvas também foram registradas nas cidades vizinhas de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso.

A estação meteorológica de Caratinga, que pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, também entrou na lista das 20 que registraram maior volume de precipitações na terça, recebendo um volume de 15.6mm.

Chuva já era esperada
Desde o fim da semana passada, o Vale do Aço estava sob alerta de intensas chuvas, conforme já noticiado pelo Diário do Aço

De acordo com atualizações do Inmet na manhã desta quarta-feira (1/11), a região segue sob aviso de tempestade. O alerta é válido até a manhã de quinta-feira (2/11).

Instruções
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é solicitado que motoristas não estacionem os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de dúvidas, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Impactos das chuvas
Devido às fortes chuvas entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, foi possível notar estragos nas cidades da região.

Danos materiais provocados por quedas de árvores foram comuns, em função da tempestade, que veio acompanhada de rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Um exemplo do que ocorreu pode ser visto à margem da avenida Roberto Burle Marx, nas imediações do Parque Ipanema, onde uma árvore tombou sobre o alambrado do campo do Novo Cruzeiro.

Chuva em Ipatinga


A chuvarada causou estragos em Ipatinga, que teve registros de quedas de árvores, sendo dois de destaque, o primeiro na rua Campinas, bairro Veneza I, e o segundo no bairro Bom Jardim. Na avenida Roberto Burle Marx, Parque Ipanema, uma árvore também caiu, mas sem registro de outros danos. Em ambos os casos, não houve vítimas ou avarias a imóveis ou à rede elétrica. Os bombeiros estiveram nos locais para atendimento aos chamados, informou a Defesa Civil, que também reportou que o volume de chuva na cidade foi de 50mm, de terça para quarta-feira.

Em caso de urgência, ligue para: 199 - Defesa Civil ou 193 - Corpo de Bombeiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Arthur

01 de novembro, 2023 | 18:37

“Parabéns pela matéria, poucas vezes são veiculados esses volumes de chuva oficiais pela mídia local. São dados públicos e pouca gente dá valor...”

Tinho Mortadela

01 de novembro, 2023 | 16:38

“? de nossa natureza acreditar que podemos viver em meios urbanos ... quando esquecemos que somos da Natureza!!

Timóteo”

Envie seu Comentário