26 de outubro, de 2023 | 08:00

Mais de 160 mil crianças e adolescentes da região deverão ser imunizadas em Campanha de Multivacinação

Funed/Divulgação
Campanha terá vacina contra meningite e outras doenças preveníveisCampanha terá vacina contra meningite e outras doenças preveníveis
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Está em andamento em todo estado a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Conforme apurado pelo Diário do Aço junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, o público-alvo estimado no Vale do Aço é de 160.193 crianças e adolescentes.

No entanto, foi esclarecido que não há uma meta específica de cobertura vacinal nesta ação, e que a finalidade é evitar que crianças e adolescentes não estejam com o cartão de vacina em dia com o calendário de vacinação nacional.

“O objetivo é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no Brasil”, disse Natália Littig, Referência de Imunização da SRS de Coronel Fabriciano.

A campanha, que se iniciou no último sábado (21) e vai até 4/11, pretende conscientizar as pessoas sobre a importância de imunizar os jovens contra as doenças preveníveis, tais como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo, HPV, entre outras.

Foi informado ainda que a ação é realizada de forma seletiva, com a realização de avaliação dos cartões para atualização da situação vacinal.

Vacinas
As vacinas do calendário das crianças até seis anos, 11 meses e 29 dias são: BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as vacinas do calendário das crianças a partir dos sete anos e do calendário dos adolescentes são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Crianças e adolescentes no Vale do Aço
Conforme o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE), na Região Metropolitana do Vale do Aço há 99.956 crianças e adolescentes de até 15 anos, representando 62.40% público-alvo estimado pela SRS.

O maior número concentra-se em Ipatinga, com 51.964 pessoas nesta faixa etária. Coronel Fabriciano tem 23.258, em seguida vem Timóteo com 17.563 e Santana do Paraíso fecha a lista com 7.171.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

26 de outubro, 2023 | 18:07

“Aproveite que a vacina é gratuita e traz benefícios à sua vida. Seja porta-voz do cuidado preventivo. Vacine-se!”

Envie seu Comentário