
26 de outubro, de 2023 | 00:01
Edital Brasil com S” recebe projetos novos de curtas-metragens
Atenção, produtores de audiovisual, estão abertas as inscrições para o edital de curtas-metragens da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. A partir de segunda-feira (23) até o dia 7 de dezembro, o Edital de Curtas-Metragens Brasil com S” recebe inscrições de projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.A iniciativa inédita irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Os trabalhos irão passar por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando o investimento de R$ 300 mil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirma que, diferente de outros países com a mesma iniciativa, o potencial dos destinos brasileiros é um diferencial na promoção do Brasil no exterior por meio do audiovisual. É a ação inaugural de nossa política de estímulo ao audiovisual como ferramenta de promoção turística. Vamos escolher cinco curtas-metragens que serão financiados pela Embratur para promover o Brasil no mundo. Essa é uma política que vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais com a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, pontuou.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia, Ana Paula Jacques, afirma que as produções audiovisuais a partir dos destinos brasileiros irão ampliar a visibilidade do Brasil na vitrine do turismo internacional. A partir do audiovisual estaremos gerando potenciais turistas para o Brasil. Com mais turistas nos nossos destinos, estamos incentivando a cultura, a gastronomia e a experiência dos visitantes internacionais em lugares que eles já conhecem por filmes e séries. Além disso, gera emprego e renda nas locações”, ressaltou.
Conteúdos e potenciais
O conteúdo dos curtas deve ter potencial para promover destinos, roteiros e experiências turísticas por intermédio de pessoas, histórias, locações, paisagens, singularidades, gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]