DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

24 de outubro, de 2023 | 16:30

Cursos e oficinas movimentam a Ação Educativa em novembro

Programação gratuita já está com inscrições abertas

Fotos: Divulgação/IU
Atividades gratuitas para alunos, professores e comunidadeAtividades gratuitas para alunos, professores e comunidade
As inscrições para as atividades de novembro da Ação Educativa do Instituto Usiminas já estão abertas, informa a assessoria. No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o convidado para conduzir um debate especial no Programa de Formação com Professores é o museólogo, educador, curador, fotógrafo e designer gráfico Phelipe Rezende. “O que podemos aprender com o antirracismo?” será o tema abordado no curso agendado para o dia 11 de novembro (sábado), a partir das 10h, para educadores do Vale do Aço.

O educador Phelipe Rezende coordena curso de formaçãoO educador Phelipe Rezende coordena curso de formação
“Com um olhar prático, o encontro pretende preparar professores para aplicar a política nacional de educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar, como fator que fortalece noções de pertencimento e identidade”, destaca a assessoria do Instituto Usiminas. O curso levantará discussões sobre temáticas étnico-raciais e relativas aos povos originários da África sob a ótica de autores e autoras negras. A atividade dará direito a certificado e encerra a série de palestras realizadas pelo programa da Ação Educativa, que este ano está focado em “Diversidade e Inclusão”. Mais de 300 professores participaram de discussões sobre arte contemporânea, cultura indígena, questões de gênero e acessibilidade.

“É muito significativo trazermos mais esse tema para os educadores. Esse debate fortalece a importância de que assuntos atuais sejam discutidos e colocados como parte integrante da formação de crianças, jovens e adultos. Priorizamos essa educação de qualidade, que visa reconhecer a história e priorizar o futuro. É nossa vocação”, afirma João Paulo Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

No próximo mês, o ''Tardes de Criação'' terá duas ediçõesNo próximo mês, o ''Tardes de Criação'' terá duas edições
Tardes criativas
As atrações não param por aí! Escolas e famílias do Vale do Aço, também, poderão soltar a imaginação no projeto “Tardes de Criação”. Nos dias 10 e 11 de novembro, o professor, ilustrador e comunicador científico Arthur Corrêa ministrará duas oficinas de desenho botânico, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

A programação une arte e educação em prol da formação e educação de qualidade, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e é realizada pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os interessados podem se inscrever via Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

SERVIÇO
10/11 e 11/11 | Oficina de Desenho Botânico com Arthur Corrêa
Horário: 14h (10/11 - para escolas); 15h (11/11 - para famílias)
Local: Centro Cultural Usiminas

11/11 | Programa de Formação com Professores
O que podemos aprender com o antirracismo? - com Phelipe Rezende

Horário: 10h | Local: Centro Cultural Usiminas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário