22 de outubro, de 2023 | 05:00

Atlético e Cruzeiro se enfrentam pela primeira vez na Arena MRV

Pedro Souza/Atlético
O atacante Hulk já marcou cinco gols contra o goleiro rival em clássicosO atacante Hulk já marcou cinco gols contra o goleiro rival em clássicos

Vivendo momentos bem distintos na temporada, Atlético e Cruzeiro fazem hoje o terceiro e último clássico do ano. Nos dois primeiros encontros, fase classificatória do Estadual e primeiro turno do Campeonato Brasileiro, empate e vitória para o Galo, respectivamente.

Agora, os times voltam a medir forças pela 28ª rodada do Brasileirão, às 16h deste domingo (22), na Arena MRV.
Este será o primeiro clássico no estádio novo do Galo, que deve contar com 3.760 cruzeirenses dentre um público total de mais de 42 mil torcedores.

Perto do G4
Além da rivalidade histórica e da importância de sempre vencer, o clássico deste domingo pode ser determinante para ambos os clubes na tabela do Brasileirão. Para o Galo, vencer o Cruzeiro representa manter a meta que restou: conseguir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

O alvinegro é o 7º colocado, com 43 pontos, apenas um atrás do Grêmio, último time do G4 e também apenas um atrás do Athletico-PR, que fecha o G6. Os quatro primeiros garantem vaga direta na fase de grupos da Libertadores, já o 5º e o 6º conquistam lugar na pré-Liberta.

Com exceção do líder isolado Botafogo, a pontuação entre o 2º e 9º colocados é bem embolada, por isso, além de ter sobre si a pressão de vencer o Cruzeiro, que vive péssima fase, o Atlético terá também que torcer contra os times da parte de cima da tabela para alcançar seu objetivo.

Perto do Z4
Já a situação celeste é complicada. Enquanto o Galo estuda perspectivas de subir na tabela, a Raposa precisa fazer de tudo para não ser rebaixada novamente, um ano após finalmente conseguir voltar à Primeira Divisão, depois de três anos disputando a Série do B.

Além de vencer o rival na Arena MRV, o Cruzeiro precisa que seus adversários diretos contra o rebaixamento tropecem. A Raposa ocupa hoje a 15ª colocação com 31 pontos, mesma pontuação do Bahia e um ponto a mais que Vasco, Santos e Goiás. Caso o Cruz-maltino e o Peixe empatem seus confrontos, contra Flamengo e Internacional, respectivamente, e cheguem aos 31, ficariam acima do mineiro na tabela, pois têm uma vitória a mais.

Se perder o clássico, e dependendo da combinação de resultados da rodada, o Cruzeiro pode fechar a 28ª rodada até mesmo na vice-lanterna.
Divulgação/Cruzeiro
Arena MRV será o quarto estádio em que Rafael Cabral enfrenta o GaloArena MRV será o quarto estádio em que Rafael Cabral enfrenta o Galo


Times
Para este duelo, é possível que o Atlético volte a contar com os meio-campistas Battaglia e Pedrinho, fora do time nas duas últimas rodadas. O argentino com dores no joelho e o meia-atacante com incômodo na coxa direita. Com ambos aptos a jogar, é quase certo que Battaglia entre como titular, mas a entrada de Pedrinho dependeria da saída de Zaracho ou Igor Gomes.

Os desfalques continuam sendo o lateral-direito Mariano, o atacante Eduardo Vargas e o meia Edenílson, todos no departamento médico. Também é possível que Pavón, mais uma vez, não comece jogando, já que vem sentindo dores no púbis. Rubens, que voltou ao time contra o Palmeiras, vindo do banco de reservas, cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Com as peças à disposição, Felipão deve alinhar o Galo com Everson, Saravia, Maurício Lemos e Bruno Fuchs, Guilherme Arana; Battaglia (Alan Franco), Otávio, Pedrinho (Igor Gomes), Zaracho, Paulinho e Hulk.

Já pelo lado celeste, o técnico Zé Ricardo não terá o lateral-esquerdo Marlon, o lateral-direito Helibelton Palacios e o atacante Wesley, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Por outro lado, o volante Machado e o zagueiro Lucas Oliveira estarão de volta, já que cumpriram suspensão na última rodada.

Com isso, Zé Ricardo deve mandar a campo Rafael Cabral; William, Neris, Castán, Kaiki; Lucas Oliveira (Matheus Jussa), Lucas Silva, Machado, Matheus Pereira; Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário