Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de outubro, de 2023 | 08:00

Coronel Fabriciano ganhará consultórios oftalmológicos nas escolas

Município do Vale do Aço aderiu ao Projeto Miguilim e contará com o apoio financeiro do Estado

Divulgação
Projeto desenvolvido pelo Estado busca tratar alterações auditivas e oculares em criançasProjeto desenvolvido pelo Estado busca tratar alterações auditivas e oculares em crianças
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A administração de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informou que aderiu parcialmente (no eixo de saúde visual) ao programa Miguilim, do governo do Estado, que tem como objetivo detectar e tratar alterações auditivas e oculares em crianças.

Conforme esclarecido pelo Executivo ao Diário do Aço, a opção pelo credenciamento deste eixo tem como objetivo “dar continuidade ao trabalho já iniciado pela prefeitura em 2021 com recursos próprios e com ótimos resultados, tanto no desempenho escolar quanto na saúde visual das crianças, evitando complicações futuras”.

A reportagem apurou que, a partir da adesão ao programa Miguilim, serão montados consultórios oftalmológicos nas escolas, em salas adaptadas e com as métricas necessárias, garantindo uma avaliação diagnóstica precisa. A Secretaria de Saúde será responsável por coletar as receitas daqueles que necessitarem de óculos e encaminhá-las ao prestador credenciado para confecção. Assim que os óculos estiverem prontos, será criado um cronograma em conjunto com a Secretaria de Educação para a entrega.

Conforme Fábio Baccheretti, secretário de Saúde de Minas Gerais, as cidades que já formalizaram sua adesão terão, a partir de novembro, o apoio financeiro do Estado para o custeio de consultas especializadas, exames complementares e óculos.
Divulgação
Prefeitura de Coronel Fabriciano aderiu ao programa no eixo de saúde visualPrefeitura de Coronel Fabriciano aderiu ao programa no eixo de saúde visual

A administração fabricianense destaca que o projeto está alinhado com o Programa Saúde na Escola, sendo direcionado aos alunos da rede municipal de ensino na faixa etária de 5 a 14 anos, totalizando cerca de 6.890 estudantes.

Na Região Metropolitana do Vale do Aço, Fabriciano foi o único município a aderir ao projeto. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou ao Diário do Aço que das macrorregiões de Saúde Leste, Leste Sul e Vale do Aço, Caratinga, Governador Valadares, Mantena, Peçanha e Resplendor também aderiram ao Projeto Miguilim.
No total, cerca de 200 dos 853 municípios mineiros farão parte do programa, que teve o prazo de adesão encerrado no último dia 10.

Iniciativa premiada
No ano de 2021, Coronel Fabriciano recebeu o Prêmio de Boas Práticas 2022 em Gestão Públicas, eixo Saúde, durante o 37º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Conforme o governo, o trabalho feito pelas Secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com o Instituto Luz Para Vida, realizou exames oftalmológicos em todos os alunos da rede municipal com idade entre 6 e 14 anos. Naquele ano, foram identificadas 600 crianças com necessidade de uso de óculos, já adquiridos e entregues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário