19 de outubro, de 2023 | 09:00

Escola Maurílio Albanese tem a melhor média de notas do Enem 2022 entre as instituições públicas

A escola estadual, localizada no bairro Bela Vista, em Ipatinga, ficou na posição 1.444, de 15 mil escolas avaliadas, segundo os dados divulgados pela edtech AIO Educação

Matheus Valadares
Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes teve o melhor desempenho entre as instituições públicas que não escolhem os estudantesEscola Estadual Maurílio Albanese Novaes teve o melhor desempenho entre as instituições públicas que não escolhem os estudantes
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A região do Vale do Aço tem motivos para se orgulhar do desempenho dos alunos do Ensino Médio no Enem realizado em 2022. A Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes (EEMAN) e o Colégio Fibonacci, duas instituições localizadas no município de Ipatinga, foram destaques na média de notas da prova, segundo dados divulgados pela edtech AIO Educação. O levantamento foi realizado pelos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, com base em informações retiradas da sala segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Escola Maurílio Albanese Novaes, situada no bairro Bela Vista, foi a instituição pública com a melhor média de notas, excluindo as escolas que adotam algum tipo de mecanismo para selecionar os melhores estudantes interessados em ingressar no colégio.

A média geral da escola foi de 625.3 pontos, com o destaque ficando para o desempenho na redação, que obteve uma média de 817.9 pontos. No ranking geral, a Maurílio Albanese aparece na posição 1.444, de 15 mil escolas avaliadas.

Trabalho em equipe
Priscila Sodré trabalha no EEMAN desde 2002, e em 2016 recebeu a responsabilidade de coordenar os terceiros anos. Ao Diário do Aço, a profissional afirmou que o resultado é fruto do trabalho de toda equipe.

“Nossos resultados do ENEM 2022 e nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) devem-se a um trabalho de toda equipe escolar. O destaque de nosso trabalho vai desde o acolhimento ao nosso estudante até o trabalho desenvolvido em prol da aprendizagem, promovendo um diálogo com as áreas do conhecimento pautadas no Projeto de Vida dos nossos discentes, proporcionando a eles o protagonismo no processo educacional construído desde o ingresso na escola, no 1° ano”, afirmou a educadora.

Hoje, a escola conta com 70 alunos do último ano do Ensino Médio distribuídos em duas turmas. Há ainda a perspectiva de atender a três turmas no próximo ano.

Sodré afirmou que os funcionários ficaram contentes com o desempenho dos alunos, e citou uma frase de Paulo Freire, patrono da educação brasileira: “Me movo como educador porque primeiro me movo como gente. Assim pensamos a educação na EEMAN”, disse.

“Recebemos o resultado conquistado com muita alegria e com a certeza de que estamos no caminho certo. Conquista que compartilho com toda a equipe: desde a equipe de serviços gerais, cozinha, professores, coordenadores, administrativo e direção”, concluiu a coordenadora.

Ex-alunos
Saulo Ambrósio Morais, de 18 anos, se formou na escola em 2022 e realizou o Enem daquele ano. Ele afirma que sua nota melhorou, comparada a 2021, e que os professores do EEMAN tiveram “peso máximo” em sua evolução. No último ano, o estudante que sonha em estudar Medicina, conquistou uma média geral de 686,04 e obteve 900 pontos na redação.

“Comparado ao meu resultado de treineiro, no ENEM de 2021, principalmente em redação, o aumento foi surpreendente. No ano de 2021 obtive 606 de média geral e 640 na redação. O salto foi de 80 pontos na média geral e 260 na redação. Sou extremamente grato por todos os professores e pela equipe da escola”, disse Saulo.
O ex-aluno fez questão de evidenciar a ação de diversos professores, que segundo ele, foi fundamental para o bom rendimento no exame nacional.
Arquivo Pessoal
Letícia Raspante, ex-aluna do EEMAN, é bolsista devido ao bom desempenho no Enem 2022Letícia Raspante, ex-aluna do EEMAN, é bolsista devido ao bom desempenho no Enem 2022

“No quesito de estratégias, foram nossos professores quem nos orientaram, mediante aos desafios do ensino público, eles desempenharam um papel muito importante nos nossos bons resultados. Nossa professora de Português, Eliana Maria, dedicou parte da carga horária para ensinar redação e literatura. Outro docente que ajudou bastante foi o professor de Química, Jorge Santos, uma vez que, diante do cenário de defasagem da pandemia, ele dividiu a carga horária para que no primeiro semestre fizéssemos uma revisão do conteúdo do primeiro e segundo ano, para recuperar o tempo perdido”, lembrou Saulo, afirimando que teve nota para passar em vários cursos em universidades federais, mas preferiu continuar em Ipatinga para seguir os estudos e tentar Medicina.

Letícia Raspante, de 19 anos, também é outra ex-aluna da instituição que conseguiu um bom resultado no Enem, sobretudo, na redação. Hoje, ela é prounista em uma universidade da região.

“Obtive uma pontuação de 940 na redação e uma média geral de 675. Através do Prouni, fui contemplada com o 1° lugar na PUC de Curitiba e também no Unileste, ambas para o curso de Administração. Vale destacar que nas duas instituições o curso oferecia apenas três vagas”, explicou a estudante.

“Além disso, a escola proporcionou um ambiente estimulante que me permitiu desenvolver habilidades essenciais não só para a minha formação educacional, mas também para o meu crescimento pessoal”, concluiu Raspante.

Colégio particular tem a 2ª melhor média do Brasil
Matheus Valadares
André Ricardo de Castro, diretor do Fibonacci, comemora o desempenho obtidoAndré Ricardo de Castro, diretor do Fibonacci, comemora o desempenho obtido
O Colégio Fibonacci, localizado no bairro Cariru, também obteve um resultado positivo no Enem 2022. A instituição teve a 2ª melhor média geral do Brasil, ficando atrás apenas de uma instituição de Fortaleza, no Ceará.

André Ricardo de Castro, diretor do colégio, disse que recebeu a notícia “com muita alegria” e que não foi uma completa “surpresa”. “É um dia de comemoração para valorizar os nossos professores, os pais que confiam em nosso trabalho, os alunos da nossa região”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Claudia

30 de outubro, 2023 | 17:07

“Boa Tarde! Seria interessante ver uma matéria com o RANKING das escolas do Vale do Aço no ENEM 2022. A maioria dos pais, principalmente quem tem filho em escolas particulares gostaria de saber a posição da escola no exame.”

Tinho Mortadela

19 de outubro, 2023 | 22:38

“Primeiramente parabenizar aos docentes e dicentes desta escola.
Aproveitando a oportunidade, agradecer ao Mestre Gildázio, pelos ensinamentos passados ao longo de sua trajetória.
Deixo aqui uma reflexão

Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso.”

Gildázio Garcia Vitor

19 de outubro, 2023 | 12:15

“Que notícia maravilhosa e alvissareira!
Em primeiro lugar, parabéns às famílias dos alunos do "Banezão" que, provavelmente, sabem do valor da Educação para o futuro dos filhos e da Nação brasileira.
Em segundo, parabéns aos Estudantes pelo brilhante resultado conquistado.
E em terceiro, parabéns e obrigado aos Professores, especialmente minhas amigas e Companheiras de sonhos e de lutas, na Educação e na Politica, Patrícia Rabelo e Raquelzinha, e demais Profissionais da Educação por conseguirem, apesar de todo tipo de dificuldades, auxiliar os nossos jovens a inventarem chãos, onde os sonhos deles e de suas famílias, e até parte dos nossos, irão florescer e dar bons frutos.”

Envie seu Comentário