
17 de outubro, de 2023 | 14:55
Lâmpadas de cerca de 5 mil famílias são substituídas em Coronel Fabriciano
Divulgação
Iniciativa busca conscientizar moradores sobre importância do consumo consciente de energia elétrica; beneficiários podem economizar na fatura de energia elétrica

Com o objetivo de oferecer mais oportunidades de economia e conscientizar a população, a Cemig está realizando milhares de visitas de eficiência energética em todo o estado de Minas Gerais. O Cemig nas Comunidades, como é chamado, consiste na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED. O principal benefício, contudo, são as orientações de eficiência energética, que incentivam a mudança de hábitos simples e que representam uma importante possibilidade de redução do desperdício de energia e consequente redução da fatura de energia, destacou a estatal.
Depois de passar por Governador Valadares e Ipatinga, a iniciativa chegou no mês de setembro a Coronel Fabriciano, onde quase 5 mil famílias vão receber o projeto. De acordo com o analista de sustentabilidade e eficiência energética da Cemig, William Brandão, o ponto central da ação está na disseminação do conhecimento sobre economia de energia e segurança durante a visita.
Os nossos profissionais mostram aos clientes que dicas simples incorporadas ao dia a dia podem fazer muita diferença no orçamento familiar. A substituição das lâmpadas é uma dessas formas. Mas os moradores também entendem como hábitos conscientes interferem diretamente na fatura de energia elétrica. É o caso daquela velha dica de apagar a luz ao sair do ambiente ou aproveitar a luz do sol durante o dia”, explica Brandão.
As dicas também se estendem a outros equipamentos da casa. De acordo com Brandão, os moradores são orientados a manter a borracha da geladeira em bom estado de conservação, já que, do contrário, há vazamento do ar frio para o ambiente externo. Como resultado, mais energia elétrica é consumida para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos vilões do consumo, a orientação é mantê-lo em posição verão nos dias mais quentes e evitar banhos demorados, sem necessidade.
Além disso, vale ressaltar que as equipes orientam sobre outros serviços, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltada aos clientes de baixa renda para que os moradores possam atualizar o cadastro junto à Cemig.
Para evitar golpes ou que o projeto Cemig nas Comunidades seja confundido pela população, o coordenador também faz um alerta: os profissionais sempre estarão uniformizados, com crachá de identificação e em nenhuma hipótese pedirão dados de contas bancárias. O projeto é gratuito e os clientes podem consultar o site para ver o andamento do projeto em cada comunidade”, destaca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]