17 de outubro, de 2023 | 07:00

Timóteo e Fabriciano promovem ações para minimizar os impactos das chuvas

Entre as medidas, estão a atualização de aplicativo, limpeza de galerias, obras de infraestrutura e coleta seletiva

Divulgação
Defesa Civil e Executivo preparam ações conjuntasDefesa Civil e Executivo preparam ações conjuntas
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação chuvosa em Minas Gerais, assim como em toda a região Sudeste, ocorre entre os meses de outubro a março. Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas, os municípios do Vale do Aço estão tomando ações preventivas.

A reportagem do Diário do Aço entrou em contato com as prefeituras da região. Em resposta, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil de Coronel Fabriciano informaram que estão sendo providas “ações pontuais e estratégicas visando a preparação para o período chuvoso, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos".

Por meio de uma nota, o Executivo afirmou que está “empenhado em manter um ambiente seguro e preparado para enfrentar os desafios que o período chuvoso pode apresentar”. Além disso, frisou a importância da “cooperação de todos os munícipes no cumprimento das medidas de segurança e na manutenção de nossa cidade protegida”. (Veja as medidas ao fim da reportagem).
Alex Ferreira/Arquivo DA
Comunidades ribeirinhas costumam ser as mais atingidas no período chuvosoComunidades ribeirinhas costumam ser as mais atingidas no período chuvoso

No fim do ano passado, Fabriciano entrou na lista de cidades em emergência por chuvas. O boletim foi divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG).

O município de Timóteo explicou que também está realizando demandas para minimizar os possíveis impactos no período chuvoso, entre elas, obras em infraestrutura, treinamentos e limpeza e desobstrução de galerias.
A prefeitura também aumentou o número de caçambas. Agora são 25 unidades destinadas exclusivamente para o recolhimento de entulho de construção.

Ações em Coronel Fabriciano


- Defesa Civil nas Escolas: Foi promovido um programa de conscientização nas escolas municipais, com palestras e atividades educativas para alunos, professores e funcionários, visando disseminar informações sobre medidas de prevenção e segurança durante o período chuvoso.

- Trabalhos preventivos durante todo o ano: A Defesa Civil realizou inspeções regulares em áreas de risco, monitorando continuamente a situação e implementando ações preventivas. Além disso, de forma contínua, as atividades de limpeza de bueiros, desobstrução de canais e redes são atividades de rotina da Secretaria Obras.

- Aplicativo de alertas: No mês de agosto, uma atualização e disseminação do aplicativo PROX – Proximidade – foi feita in loco em todos os setores da cidade. Esse aplicativo tem como objetivo integrar a população ao sistema de proteção e defesa civil e a outros agentes de resposta, acompanhamento em tempo real de informações referentes às áreas de risco, chuvas fortes, procedimentos para autoproteção, etc.

- Obras pontuais em áreas de risco: Foram realizadas obras de infraestrutura em áreas identificadas como críticas, incluindo drenagem, reforço de encostas e ações para mitigar inundações. O objetivo é reduzir os riscos associados às chuvas intensas.

- Seminário de Preparação para o Período Chuvoso: No dia 10/10, foi realizado no auditório da prefeitura, o II Seminário de Preparação para Período Chuvoso. O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias, técnicos e foi aberto à população em geral. O evento teve como foco compartilhar conhecimentos, discutir estratégias de enfrentamento e fortalecer a colaboração entre diferentes setores.

Ações em Timóteo


- Recuperação das redes de drenagem no bairro Olaria, no trecho da rotatória dos bairros Quitandinha/ Cruzeirinho, e também da rua São Paulo, no Vale Verde.

- Limpeza e desobstrução da rede pluvial, das bocas de lobo, da manutenção e roçada das margens dos córregos, além do monitoramento permanente dos locais mapeados no como áreas de risco.

- Treinamentos com a regional da Defesa Civil realizada na sede do 14º BPM sobre as ações preventivas para o período chuvoso dos anos de 2023/2024. Na primeira semana de outubro a equipe também marcou presença no treinamento realizado em Belo Horizonte pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

- Para as próximas semanas estão programadas reuniões nas comunidades que vivem em áreas de risco juntamente com o Corpo de Bombeiros reforçando os cuidados, prevenção e as ações adotadas em caso de emergências, haja vista que a previsão é de um grande volume de chuva a partir do mês de novembro.

- O município também está implementando um programa de coleta seletiva em toda a cidade, que será iniciado no mês de novembro, além de inaugurar a instalação de 110 lixeiras fixas em diversos pontos do município.

- O serviço de varrição, capina e roçada de Timóteo também foi reestruturado, destinando equipes próprias para as regionais do Centro Sul; Macuco e Limoeiro; e Ana Moura e Novo Tempo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

17 de outubro, 2023 | 18:19

“Parabéns para estes profissionais que estão sempre prontos para ajudar. #defesacivil”

Pagador de Impostos

17 de outubro, 2023 | 11:20

“Porque não fizeram a prevenção antes dos incêndios nas vegetação??
Fazendo o aceros por exemplo sem a vegetação, nos morros a tendência é o acumulo de lama descerem desses morros e vindo parar nas avenidas como acontece todos os anos.
FICA A DICA:COMECEM FAZENDO OS ACEROS, JÁ COMO PREVENÇÃO ,PARA O ANO QUE VEM, JÁ QUE TODOS OS ANOS CHOVEM .”

Envie seu Comentário