17 de outubro, de 2023 | 07:00
Timóteo e Fabriciano promovem ações para minimizar os impactos das chuvas
Entre as medidas, estão a atualização de aplicativo, limpeza de galerias, obras de infraestrutura e coleta seletiva
Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoConforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação chuvosa em Minas Gerais, assim como em toda a região Sudeste, ocorre entre os meses de outubro a março. Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas, os municípios do Vale do Aço estão tomando ações preventivas.
A reportagem do Diário do Aço entrou em contato com as prefeituras da região. Em resposta, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil de Coronel Fabriciano informaram que estão sendo providas ações pontuais e estratégicas visando a preparação para o período chuvoso, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos".
Por meio de uma nota, o Executivo afirmou que está empenhado em manter um ambiente seguro e preparado para enfrentar os desafios que o período chuvoso pode apresentar”. Além disso, frisou a importância da cooperação de todos os munícipes no cumprimento das medidas de segurança e na manutenção de nossa cidade protegida”. (Veja as medidas ao fim da reportagem).
No fim do ano passado, Fabriciano entrou na lista de cidades em emergência por chuvas. O boletim foi divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG).
O município de Timóteo explicou que também está realizando demandas para minimizar os possíveis impactos no período chuvoso, entre elas, obras em infraestrutura, treinamentos e limpeza e desobstrução de galerias.
A prefeitura também aumentou o número de caçambas. Agora são 25 unidades destinadas exclusivamente para o recolhimento de entulho de construção.
Ações em Coronel Fabriciano
- Defesa Civil nas Escolas: Foi promovido um programa de conscientização nas escolas municipais, com palestras e atividades educativas para alunos, professores e funcionários, visando disseminar informações sobre medidas de prevenção e segurança durante o período chuvoso.
- Trabalhos preventivos durante todo o ano: A Defesa Civil realizou inspeções regulares em áreas de risco, monitorando continuamente a situação e implementando ações preventivas. Além disso, de forma contínua, as atividades de limpeza de bueiros, desobstrução de canais e redes são atividades de rotina da Secretaria Obras.
- Aplicativo de alertas: No mês de agosto, uma atualização e disseminação do aplicativo PROX Proximidade foi feita in loco em todos os setores da cidade. Esse aplicativo tem como objetivo integrar a população ao sistema de proteção e defesa civil e a outros agentes de resposta, acompanhamento em tempo real de informações referentes às áreas de risco, chuvas fortes, procedimentos para autoproteção, etc.
- Obras pontuais em áreas de risco: Foram realizadas obras de infraestrutura em áreas identificadas como críticas, incluindo drenagem, reforço de encostas e ações para mitigar inundações. O objetivo é reduzir os riscos associados às chuvas intensas.
- Seminário de Preparação para o Período Chuvoso: No dia 10/10, foi realizado no auditório da prefeitura, o II Seminário de Preparação para Período Chuvoso. O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias, técnicos e foi aberto à população em geral. O evento teve como foco compartilhar conhecimentos, discutir estratégias de enfrentamento e fortalecer a colaboração entre diferentes setores.
Ações em Timóteo
- Recuperação das redes de drenagem no bairro Olaria, no trecho da rotatória dos bairros Quitandinha/ Cruzeirinho, e também da rua São Paulo, no Vale Verde.
- Limpeza e desobstrução da rede pluvial, das bocas de lobo, da manutenção e roçada das margens dos córregos, além do monitoramento permanente dos locais mapeados no como áreas de risco.
- Treinamentos com a regional da Defesa Civil realizada na sede do 14º BPM sobre as ações preventivas para o período chuvoso dos anos de 2023/2024. Na primeira semana de outubro a equipe também marcou presença no treinamento realizado em Belo Horizonte pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
- Para as próximas semanas estão programadas reuniões nas comunidades que vivem em áreas de risco juntamente com o Corpo de Bombeiros reforçando os cuidados, prevenção e as ações adotadas em caso de emergências, haja vista que a previsão é de um grande volume de chuva a partir do mês de novembro.
- O município também está implementando um programa de coleta seletiva em toda a cidade, que será iniciado no mês de novembro, além de inaugurar a instalação de 110 lixeiras fixas em diversos pontos do município.
- O serviço de varrição, capina e roçada de Timóteo também foi reestruturado, destinando equipes próprias para as regionais do Centro Sul; Macuco e Limoeiro; e Ana Moura e Novo Tempo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tinho Mortadela
17 de outubro, 2023 | 18:19Parabéns para estes profissionais que estão sempre prontos para ajudar. #defesacivil”
Pagador de Impostos
17 de outubro, 2023 | 11:20Porque não fizeram a prevenção antes dos incêndios nas vegetação??
Fazendo o aceros por exemplo sem a vegetação, nos morros a tendência é o acumulo de lama descerem desses morros e vindo parar nas avenidas como acontece todos os anos.
FICA A DICA:COMECEM FAZENDO OS ACEROS, JÁ COMO PREVENÇÃO ,PARA O ANO QUE VEM, JÁ QUE TODOS OS ANOS CHOVEM .”