
14 de outubro, de 2023 | 00:01
Arte urbana faz ocupação inédita em galeria na região
A galeria do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita abriga a exposição Contemporâneos”, que leva a arte das ruas para o espaço, apresentando trabalhos de 16 artistas do Vale do Aço. A mostra coletiva foi aberta ao público, na semana passada, com a presença de convidados e familiares dos artistas, e pode ser visitada até o dia 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e de 13h às 17h30, exceto em feriados.A exposição Contemporâneos” é composta por painéis e quadros, com recorte singular dos murais pintados pelas ruas do Vale do Aço, dos artistas Brigadeiro Veríssimo, Cisco, Dyowlly.Ink, Flávio Quintão Silva, Foguinho - Deivison Talis, Gunther, Ítalo Nanais, Jamaica Tatuagens, Kadu Rnz, Marcel Teodoro, Marcello Pit, Rodrigo Frami, Samira Valentina Salazar Villarroel, Silas Oliveira Rosa e Thiago Moska.
Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a mostra enriquece a diversidade cultural já presente no casarão histórico que abriga a Fundação Aperam. Pela segunda vez recebemos uma exposição de graffiti e esta é uma oportunidade incrível de conhecer melhor a arte urbana. Temos muitos talentos no Vale do Aço e a nossa missão é valorizá-los e apreciar cada forma de expressão artística para fortalecer a cultura da nossa região”, frisou.
O graffiti é uma arte muito independente, cada artista de rua produz sozinho com os recursos que tem. Pela primeira vez, este grupo de artistas pode ocupar uma galeria e ser reconhecido pelo trabalho que fazemos nas ruas. Sermos recebidos neste espaço da Fundação Aperam e termos a liberdade de criar obras com os temas que nos inspiram é um abraço à nossa arte”, declarou o artista visual Jamaica Tatuagens, que idealizou a exposição juntamente com a Fundação Aperam.
Deivison Talis, o Foguinho, é produtor e empreendedor, além de artista visual. Cada graffiti que fazemos abre portas para novos trabalhos e desperta o interesse nas pessoas de conhecer mais. Expor em uma galeria, pela primeira vez, é uma experiência inigualável. Um misto de emoção, gratidão e muita expectativa de conquistarmos mais visibilidade”, declarou.
O artista visual e produtor Marcel Teodoro se inspirou em murais já produzidos em Ipatinga, ao lado de Foguinho. A presença do artista de graffiti em espaços que ainda não esteve é uma oportunidade de visibilidade ímpar. Ainda não conseguimos viver da nossa arte, mas, aos poucos, vamos criando projetos para que a arte underground seja reconhecida”, defendeu.
Atuação para as ruas
Do lado de fora da Fundação Aperam Acesita, o paredão de mais de 30 metros que faz esquina com a entrada da Portaria 2 da usina da Aperam ganhou um graffiti representativo. De um lado, cores, imagens e textos representam as áreas de atuação da Fundação Aperam, do outro figuram imagens do alto-forno da usina e as metas de sustentabilidade da indústria.
O mural que traz as metas de sustentabilidade da Aperam foi inaugurado pela diretoria da empresa com a participação do presidente Frederico Ayres e dos diretores Paulo Novais, Rodrigo Heronville, Humberto Marin, juntamente com o presidente da Fundação Aperam, Venilson Vitorino, e a coordenadora de projetos da Fundação Aperam, Kelly Soares.
O mural foi criado pelos artistas Jamaica Tatuagens e Mateus O Grilo e integra a exposição Contemporâneos. Trouxemos para a galeria o que pintamos nas ruas e tivemos também a missão de levar um pouco da Fundação e da Aperam para as ruas. Essa troca deixou essa experiência mais rica pra gente”, comentou Jamaica. Conseguimos levar leveza para quem entra e sai da usina. É muito legal ver a interação dos colaboradores e das pessoas que passam pela rua com a nossa arte. Acredito que seja uma forma de mudar a visão sobre o graffiti”, completou O Grilo.
Celebrações
A abertura da exposição marcou, também, o início da programação especial de outubro, mês em que se celebra os 29 anos do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita e, também, os 79 anos da Aperam. Estão previstas as mais diversas formas de expressões artísticas reunidas no Festival CelebrArte, com shows musicais, teatro e cinema. A iniciativa integra 17ª Edição do ENARTCi - Circulação, em produção conjunta da Fundação Aperam Acesita, da Hibridus Dança e do Governo de Minas, com o patrocínio da Aperam por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
14 de outubro, 2023 | 18:50Muito bonito o trabalho dos artistas. A outra forma de mudar a visão da história seria acabar em definitivo com a poluição, que tá muita! Risos.”