09 de outubro, de 2023 | 17:33

Lançado em Ipatinga plano de prevenção para o período chuvoso

Divulgação
Os agentes da Defesa Civil vão intensificar as vistorias das áreas para identificar riscos Os agentes da Defesa Civil vão intensificar as vistorias das áreas para identificar riscos

A administração de Ipatinga e a Defesa Civil lançam uma série de ações com o objetivo de prevenir e orientar os moradores que vivem em áreas de risco geológico ou sujeitas às inundações no período chuvoso que se aproxima. Conforme o governo, além do trabalho de campo, vídeos informativos sobre os perigos do período chuvoso serão divulgados.

Na 2ª quinzena de outubro ocorre a Semana Nacional de Redução de Desastres, da qual o município participa.
O trabalho em nível local consta de blitz educativas no trânsito, palestras nas escolas da rede municipal, entrega de lonas para moradores de áreas com risco de deslizamentos e panfletagens nas regiões já mapeadas pela Defesa Civil com recomendações e os números de telefones para que as pessoas possam ligar em caso de necessidade de pedir socorro.

Os agentes da Defesa Civil vão intensificar as vistorias das áreas para identificar riscos, orientar os moradores e criar mecanismos de acionamentos imediatos para evacuações de urgência.

Paralelo a essas ações, a administração pública realiza a limpeza de galerias e bueiros, corte de árvores condenadas e a retirada de pessoas de áreas de risco.

A Defesa Civil também está vistoriando imóveis que foram interditados em anos anteriores, cujos donos recebem da prefeitura o aluguel social. “Indiferentes ao perigo desses locais, muitas famílias retornam aos imóveis interditados, desafiando a própria segurança. Cabe ao município notificar os moradores para que desocupem os imóveis”, aponta o governo, lembrando que o único objetivo desse trabalho é a preservação da vida. “A maioria das tragédias em período chuvoso ocorre por falta de prevenção, aviso ou noção do perigo”.

O período chuvoso em Minas Gerais vai de setembro a março. A Defesa Civil de Ipatinga estará em alerta durante todo o período e enviará avisos a toda a população a qualquer informe da meteorologia.

Serviço
Disque 199: Para falar na Defesa Civil; WhatsApp: 31 3829-8414; Receba alertas por SMS mandando uma mensagem para: 40.199.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Washington Silva Evaristo

09 de outubro, 2023 | 20:31

“Aqui na rua vinte e oito no bairro Planalto existe uma canaleta que recolhe a enxurrada dos morros e não tem ligação com a rede pluvial. Canaleta aberta passando dentro do quintal de um morador. O .mesmo afirma que já tentou por diversas vezes uma solução junto à secretaria de obras e nunca foi resolvido. Esse situação vem de muitos anos.”

Envie seu Comentário