DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

08 de outubro, de 2023 | 09:00

Instalação de mil kits do Projeto Reabastecer é concluída em Ipatinga

Divulgação
A bombona é capaz de armazenar água da máquina de lavar roupas para que possa ser reaproveitada depois A bombona é capaz de armazenar água da máquina de lavar roupas para que possa ser reaproveitada depois

Neste mês foi concluída, em Ipatinga, a fase de instalação do Projeto de Reuso de Águas Cinzas – Reabastecer, que visa estimular a economia de água. Ao todo, mil kits, que contêm uma bombona, foram instalados em 40 residências. Essa iniciativa é da Copasa em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O projeto foi lançado em maio de 2021, quando foi aberto um chamamento público no site da Copasa para que as famílias, dentro das exigências, pudessem se inscrever. A iniciativa contou com a doação de 1.000 kits, compostos por uma bombona de 240 litros, para 1.000 famílias cadastradas no projeto e que residem em Ipatinga.

O objetivo é que seja possível realizar o armazenamento das águas cinzas, que são águas de pias, máquina de lavar e chuveiro para que possam ser consumidas depois para usos não nobres, como lavar quintal, garagem, carro, dentre outros.

Instalação
Em nota enviada ao Diário do Aço, a Copasa informou que foram instalados 1.000 kits. “A primeira instalação foi realizada em setembro de 2022 e a última ocorreu neste mês de outubro deste ano. Já o período de monitoramento de 13 meses dos resultados será finalizado em março de 2024. No entanto, equipes da Copasa estão visitando as famílias, comparando o consumo de cada uma delas e já notaram a utilização dos kits e a reutilização das águas cinzas para limpeza externa”, afirmou.

Bairros
Conforme a Copasa, os kits foram instalados em 40 bairros e todos estão sendo utilizados. “Os bairros são: Barra Alegre, Bela Vista, Bethânia, Bom Jardim, Bom Retiro, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Cariru, Castelo, Centro, Chácaras Madalena, Cidade Nobre, Condomínio Village Nobre, Córrego Novo, Das Águas, Das Fontes, Distrito Industrial, Esperança, Ferroviários, Forquilha, Granja Vagalume, Horto, Ideal, Iguaçu, Imbaúbas, Jardim Panorama, Jardim Santa Clara, Limoeiro, Nova Esperança, Novo Cruzeiro, Parque das Águas, Planalto II, Primeiro de Maio, Recanto, Tiradentes, Veneza, Vila Celeste, Vila Formosa e Vila Ipanema”, contou.

Exigências
Para participar do projeto, os interessados tiveram que cumprir algumas exigências, conforme divulgado pela Copasa à época, como: residir em Ipatinga; Ter máquina de lavar roupas; Ter espaço físico para instalação do kit; Adotar práticas sustentáveis; Participar do estudo de monitoramento do impacto no consumo. O regulamento completo do projeto pode ser acessado no site www.copasa.com.br/reabastecer. A disponibilização e instalação dos kits foi de responsabilidade da Copasa.

TAC
No dia do lançamento do projeto, em 20 de maio de 2021, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Rafael Pureza, explicou à imprensa que o Projeto Reabastecer surgiu por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Esse TAC surgiu a partir de uma constatação de um funcionamento deficiente na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Ipatinga, que está sendo corrigido pela Copasa e como forma de compensação, está sendo desenvolvido esse projeto”, informou à época.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lucas

09 de outubro, 2023 | 07:26

“Tem quase 10 anos que reutilizo água "cinza".
Eu armazeno em bombonas e trato com cloro.
Atualmente moro em apartamento e continuo com a prática. Mas quando morei em casa, criei um sistema que direcionava essa água para a descarga do vazo. Eu também recolhia água da chuva e após a caixa de 2000 litros cheia, eu colocava cloro e usava na limpeza geral da casa. Sempre tem maneiras de reuso de "águas cinzas".
Basta querer.”

Ricardo Rodrigues

08 de outubro, 2023 | 22:33

“Já tentei reutilizar água da máquina, mas prefiro a água que o ar condicionado é mais limpa e com três noites de uso do ar já enche uma bombona de 25 litros, com ela uso pra lavar o carro.”

Robson Pereira da Silva

08 de outubro, 2023 | 20:16

“Eu mesmo fiz a minha bombona por conta própria a alguns anos”

Pessoa

08 de outubro, 2023 | 15:23

“Senhor Antônio vc tem toda razão, várias marcas de maquinas de lavar já vem com função "reutilizar" para poder posicionar os baldes para encher, não precisa de kit nenhum, só tempo e boa vontade!”

Anderson

08 de outubro, 2023 | 13:29

“Saudações. Realizo reuso de água à pelo menos 5 anos e o próximo passo será coletar água das calhas de chuva. Além do investimento ambiental, tenho o retorno financeiro no menor custo de conta d'água. Excelente a iniciativa da citada na reportagem.”

Pedro

08 de outubro, 2023 | 11:09

“Usar a água para lavar carro, aí não dá né.”

Antonio

08 de outubro, 2023 | 09:24

“Aqui em casa já aproveitamos água da máquina de lavar, basta colocar a mangueira de descarte da água num tambor normal e pronto. Ao invés da água ir para o esgoto fica armazenada no tambor para ser usada nas áreas externas da casa. Não precisa de kit nenhum. Simples assim. Penso que quem ganhou mais com isso foi a empresa que inventou esse kit.”

Envie seu Comentário