
07 de outubro, de 2023 | 07:45
Horário Especial de Dia das Crianças no comércio começa na próxima semana em Ipatinga
Divulgação
Os brinquedos são os principais presentes comprados para o Dia das Crianças, conforme pesquisa

Com o objetivo de atender melhor a demanda de clientes em busca de presentes para o Dia das Crianças, que será comemorado na quinta-feira (12), o comércio de Ipatinga poderá funcionar em horário especial na próxima semana. Essa definição consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinadas pelos sindicatos laboral e patronal.
De acordo com a CCT, na terça (10) e quarta-feira (11), as lojas em Ipatinga poderão funcionar das 9h às 20h. Já na quinta-feira (12), o comércio de rua está fechado devido ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Nesse mesmo dia será celebrado o Dia das Crianças. Na sexta-feira (13) os estabelecimentos comerciais serão reabertos normalmente.
Segundo a CCT, em todos os dias que houver prorrogação da jornada de trabalho serão respeitadas as duas horas de intervalo para repouso e refeição. Nos dias em que ocorrer prorrogação da jornada de trabalho as empresas fornecerão o valor de R$ 9 ou um lanche, composto por pão, presunto, muçarela e refrigerante”, consta.
Compras de última hora
Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) apontou que, para o Dia das Crianças, 55% dos mineiros vão deixar suas compras para a última hora. Na lista das preferências dos presentes estão os brinquedos (56%), seguido por vestuário (20%), calçados (12%), artigos eletrônicos/jogos eletrônicos (7%) e chocolates (5%).
Normalmente, brinquedos, roupas e calçados se adequam mais facilmente ao orçamento das famílias, pois são itens com uma faixa variada de preços”, explicou o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Tícket médio
Quando questionados sobre quanto pretendem gastar com os presentes neste Dia das Crianças, os mineiros informaram que, em média, o valor será de R$ 120. Já com relação às condições de pagamento, o cartão de crédito é a preferência de 76,5% dos entrevistados, seguido por cartão de débito (11,8%) e Pix (11,7%).
Faixa etária
O economista da FCDL-MG chama a atenção, ainda, para as mudanças na pirâmide etária que, futuramente, poderão impactar a data. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em junho deste ano pelo IBGE, houve um alargamento do topo da pirâmide etária e um estreitamento da base na última década. Em 2012, metade da população (49,9%) tinha menos de 30 anos. Essa taxa caiu para 43,3% em 2022. Já o percentual de idosos (com 60 anos ou mais) subiu de 11,3% para 15,1% no mesmo período.
Essa tendência, com certeza, impactará o Dia das Crianças. Além disso, já observamos uma nova geração que preza por mais pela liberdade, pela autonomia, pelas gratificações imediatas e menos focadas na construção de uma família com vários filhos, quando comparada à geração baby boomers”, observou Vinícius.
Situação do consumidor
A pesquisa apontou também que a situação financeira do mineiro em relação a 2022 permaneceu a mesma na opinião de 42,1%. Já outros 34,2% consideram que melhorou, e para 23,7% a situação piorou. Os mineiros continuam cautelosos com relação ao cenário econômico. Mesmo com os índices inflacionários apresentando queda, os consumidores ainda não estão sentindo na ponta, levando-os a reduzirem sua confiança na hora de consumir”, analisa Vinícius Silva.
Comparativo
A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no fim do ano.
Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O aumento no ticket médio dos presentes traz uma expectativa positiva para o setor”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Chouriço
07 de outubro, 2023 | 08:40Espero que os comerciantes vendam e que não tomem prejuízo, pois investiram para ter resultados. Mas a realidade financeira de muitos hoje é um pouco mais apertada. Não deixem de dar um presente por mais simples e singelo para nossas crianças, isso trás alegria e acalenta os corações dos pequeninos. Nós adultos que muitas das vezes não enxergamos alegria na simplicidade das pequenas coisas.”