06 de outubro, de 2023 | 16:09

Lançados em Fabriciano editais de mais de R$ 900 mil da Lei Paulo Gustavo

Divulgação
Os projetos aprovados serão desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2024 e os recursos serão liberados no fim deste anoOs projetos aprovados serão desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2024 e os recursos serão liberados no fim deste ano

Após um mapeamento, com cadastro de fazedores de cultura, e diálogo com a classe artística e sociedade civil, a administração de Coronel Fabriciano lança três editais para a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo no município.

Será um edital para o Audiovisual (apoio à produção; apoio para salas de cinemas e cinemas itinerantes; capacitação, formação e cineclube); o segundo para produção multilinguagem (que abarca diversas formas de expressão artísticas) e o último, destinado à Premiação de Bens Culturais da cidade.

As inscrições para os três editais podem ser feitas até o dia 20 de outubro (sexta-feira), exclusivamente, pelo site da Prefeitura. Os editais completos, bem como os links para as páginas de inscrições, podem ser acessados no https://siscultura.fabriciano.mg.gov.br/

Em Fabriciano, serão repassados aos artistas e proponentes culturais cerca de R$ 930 mil. Os projetos aprovados serão desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2024 e os recursos serão liberados no fim deste ano.
Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos: Ser morador de Coronel Fabriciano, ser profissional da cultura e ter mais de 18 anos.

Fomento e incentivo à cultura
A coordenadora de Cultura de Fabriciano, Bia Antunes, lembra que o município foi o primeiro do Vale do Aço a ter o seu plano de ação aprovado pelo Ministério da Cultura, critério para iniciar as etapas da regulamentação da Lei e garantir os recursos para a cidade.

Ao longo do ano, foram realizadas consultas públicas, escuta pública do audiovisual, reuniões dos conselhos de Cultura e Patrimônio e cadastro cultural.

“Fizemos um amplo trabalho de cadastro, mapeamento das demandas do setor e reuniões com os artistas e fazedores de cultura não apenas visando a Lei Paulo Gustavo, mas com objetivo de traçar ações para fomento e incentivo à cultura”, explica a diretora de Cultura. “Agora, com o recurso da Lei, vamos ampliar as ações, fortalecer e valorizar a categoria, beneficiar a população e movimentar a economia local”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário