05 de outubro, de 2023 | 15:00
Bolshoi Brasil realiza maior seleção de dança do país
Nesta sexta-feira (6) e no sábado (7), centenas de bailarinos e bailarinas de vários estados do Brasil se encontram, em Joinville/SC, na maior seletiva de dança do país para concorrer a uma das 40 vagas de novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para o ano de 2024.Divulgação/Escola Bolshoi
Centenas de bailarinas, inclusive do Vale do Aço, participam da seletiva nacional
Durante o processo seletivo, participaram 4.013 crianças que resultaram no índice de 100 candidatos por vaga. Na seleção final, a Escola Bolshoi recebe cerca de 400 candidatos para serem definidos os 40 novos alunos.
Centenas de bailarinas, inclusive do Vale do Aço, participam da seletiva nacionalO estado de Minas Gerais estará representado, inclusive, com cinco bailarinas de Ipatinga e uma de Timóteo que foram aprovadas na pré-seleção inédita ocorrida em agosto, em Ipatinga, na Academia Olguin, que contou com a participação 95 candidatas. Também, haverá representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A Seleção Nacional para novos alunos em 2024 consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica ocorre nesta sexta-feira (6), quando médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura e articulações. Os aprovados nessa fase voltam no sábado (7), para fazer a parte artística-musical, quando profissionais de dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e desempenho intelectual dos candidatos.
Aprovados 2024
Os aprovados na seleção nacional serão bolsistas com 100% de gratuidade, com direito a benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência e urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
São disponibilizadas 40 vagas para o Curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, com duração de oito anos: 20 vagas para a turma masculina e 20 vagas para a turma feminina, podendo ou não ser preenchidas.
Instituição respeitada
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo. Pela primeira vez, a instituição transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições da história da dança. Com 23 anos de implantação no Brasil, a Escola Bolshoi concede bolsas de estudo de 100% gratuitas para cerca de 240 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
A Escola Bolshoi é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Portuários, Celesc, Nidec, Texpa, União Química, Unicred, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














Maria de Nazare de Jesus
06 de outubro, 2023 | 15:33Brasileiro tem que dançar e samba ! balé deixa para os Europeus .”