04 de outubro, de 2023 | 15:06
Fifa anuncia países sede da Copa do Mundo de 2030
Uruguai, Argentina e Paraguai recebem uma partida cada na primeira rodada. O restante do torneio será disputado na Espanha, Portugal e Marrocos
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (4) que a Copa do Mundo de 2023 será disputada em seis países. O jogo de abertura ocorrerá em solo sulamericano, no Uruguai, em homenagem à primeira edição do torneio. Argentina e Paraguai também irão receber jogos da primeira rodada.
As demais partidas serão realizadas na Espanha, Portugal e Marrocos. A entidade adota um esquema de rodízio de continentes. Por serem os países sedes, Uruguai, Argentina, Paraguai, Marrocos, Espanha e Portugal já estão classificados.
Nos últimos 10 anos, a principal competição entre seleções percorreu pela África (África do Sul), América do Sul (Brasil), Europa (Rússia) e Ásia (Catar).
A próxima edição, em 2026, será sediada pelos EUA, México e Canadá. Devido ao critério da entidade máxima do futebol, em 2030 o Mundial deve ir para Ásia e/ou Oceania.
Novo formato de disputa
Assim como em 2026, a Copa do Mundo de 2030 será disputada entre por 48 seleções, distribuídas em 12 grupos com quatro equipes em cada e terá 104 jogos.
Os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados no geral, seguem para a fase de 32-avos de final, que antecede as oitavas de final.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]