
03 de outubro, de 2023 | 07:00
Especialistas dão dicas para realização do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 5 e 12 de novembro
Arquivo pessoal
André Ricardo de Castro é professor de Química há 16 anos em colégios e pré-vestibulares
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço 
Nos dois primeiros domingos de novembro será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior brasileiro. Ao todo, são 3,9 milhões de inscritos para a edição deste ano, sendo que 358.599 irão fazer a prova no estado de Minas Gerais.
A preparação para realizar o exame começa meses antes da aplicação da prova. A estudante Gabriela Mendes, de 22 anos, vai para o seu 4º Enem. Desta vez, ela usou estratégias de estudo diferentes das edições anteriores.
Esse ano foquei exclusivamente em resolver simulados, e a partir deles analisava o que eu precisava revisar ou qual matéria precisava dar uma atenção melhor. Essa tática ajudou muito na questão do treinamento com o tempo, e também otimizou bastante o tempo nas revisões, dando mais ênfase nos conteúdos que realmente precisam”, explicou a jovem, que sonha em cursar Medicina.
Dicas
Além dos estudos em dia, é necessário estar preparado para outros aspectos, como local onde será aplicado o exame, documentação necessária, horário de chegada, entre outros.
Nos dois domingos, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30. André Ricardo de Castro, diretor do Colégio Fibonacci, em Ipatinga, salienta que é importante que o vestibulando chegue com antecedência.
Chegar ao local de prova com antecedência promove uma ambientação ao local, diminuindo a ansiedade que é natural em momentos de avaliação. Além disso, diminui a probabilidade de alguma intercorrência de trânsito elevar o nível de estresse desnecessariamente”, afirma.
O especialista também dá dicas sobre como realizar a prova. A estratégia a ser utilizada nos dois dias de provas pode ser um pouco diferente, mas é muito importante que tenha sido treinada previamente, seja em simulados específicos, seja resolvendo provas antigas do exame. Como a prova é muito extensa, é comum o aluno chegar ao final com tempo já um pouco apertado e bastante cansado. Portanto, o mais recomendável é que ele deixe a prova em que ele tenha maior facilidade por último, disse André Ricardo.
Quanto à ansiedade, Rinaldo Lamare Quaresma, coordenador pré-vestibular da mesma instituição, salienta que o nervosismo vai existir”, mas é possível controlar.
Realizar uma meditação, de olhos fechados, observando sua respiração, os batimentos cardíacos e a partir desta percepção realizar três inspirações profundas, procurando perceber seu corpo. A partir daí, pense em algo positivo, uma experiência legal já vivida. Deixe a mente reviver com satisfação esse momento. Depois, realize novamente três ciclos de respiração profunda. Esse exercício vai promover o relaxamento que precisa para realizar um grande trabalho”, explica.
O que levar
No dia da prova do Enem, é obrigatório levar um documento oficial com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta. Entre as documentações válida, estão inclusas as cédulas de identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
Além disso, é recomendado levar o cartão de confirmação de inscrição, lanches leves e garrafa de água.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]