EXPO USIPA 2025 - 728X90

03 de outubro, de 2023 | 07:00

Defesa Civil intensifica ações de prevenção para o período chuvoso

Divulgação PMT
Frota e equipamentos a serem utilizados para mapeamento e atenção aos moradoresFrota e equipamentos a serem utilizados para mapeamento e atenção aos moradores
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
O período de chuvas se aproxima e a Defesa Civil de cada município tem o papel de realizar ações preventivas, junto a setores estratégicos e aos moradores das áreas de risco. Em Timóteo, a Defesa Civil aponta uma série de ações de precaução para o período chuvoso, que geralmente começa a partir do mês de novembro.

Conforme repassado pelo subsecretário de Habitação e Defesa Civil, Marques Valgas, toda a equipe da Defesa Civil municipal já participou de treinamentos junto à Polícia Militar, Secretaria Nacional de Defesa Civil e também no Governo do Estado de Minas Gerais.

“Neste mês de outubro a equipe da Defesa Civil irá à Cidade Administrativa para participar de uma reunião sobre o período de chuva. E na próxima semana também teremos uma reunião com todos os segmentos da sociedade para tratar de ações de prevenção no município”, conta.

Previsão
Marques Valgas relata ainda que o cenário para o período chuvoso de 2023/2024 não é favorável. “Há uma previsão de volume de chuva considerável, como foi nos anos de 2021 e 2022. Mas a Defesa Civil de Timóteo tem se preparado para dar uma resposta mais ágil aos seus contribuintes”, argumenta.

Mapeamento
Na próxima semana, os servidores da Defesa Civil farão uma ação junto ao Corpo de Bombeiro Militar nas áreas mapeadas do município, consideradas áreas de risco, com o objetivo de fazer uma abordagem de orientação e capacitação de alguns moradores. “Queremos que alguns moradores se tornem um braço forte da Defesa Civil, um aliado, aquele que mora numa região propícia às ações dos eventos naturais, para que eles possam tomar as primeiras medidas, acionar a Defesa Civil e passar a informação real da situação”, completa o subsecretário.

Estado e MPMG
O governo estadual pretende fortalecer o seu sistema de Defesa Civil por meio de uma parceria inovadora entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). A união é intermediada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e tem como objetivo garantir investimentos que fortalecerão a gestão do risco de desastre no estado, com ênfase em ações preventivas.

A assinatura da parceria ocorreu na última semana, na sede do MPMG, e foi acompanhada por representantes de ambos os órgãos. Ainda não informação de valores, mas os investimentos destinados serão empregados principalmente em dois eixos estratégicos, capacitação e estruturação da defesa civil estadual e dos municípios, garante o governo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Kim Valverde

04 de outubro, 2023 | 12:58

“Venho defendendo há alguns anos a composição de uma Comissão Municipal Intersetorial Permanente para a prevenção e enfrentamento de Desastres Naturais e Defesa Civil em Timóteo, com participação inclusive do segundo e terceiro setor, ou seja, das organizações e empresas privadas e da sociedade civil por meio das instituições e entidades.
Importante que o Poder Público compreenda que esta obrigação é prioritariamente sua, liderada pela Defesa Civil com apoio de todas as secretarias municipais. Bombeiros, Polícia Militar, Hospitais, Polícia Ambiental, e todos os demais setores de ação direta precisam ser convocados.
Timóteo sofre com enchentes, alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos, desabrigo de ribeirinhos, desalojados das áreas de risco e com doenças oportunistas em período de chuvas.
Estou pronto, com profissional do Meio Ambiente, para integrar esta Comissão de Proteção e Defesa Civil, se for do interesse da Administração Municipal, constituí-la.”

Tinho Mortadela

03 de outubro, 2023 | 18:40

“?rgão publico muito caro para servir apenas de distribuidor de lonas.”

Jota

03 de outubro, 2023 | 07:12

“Tiveram de Março a Outubro para agirem preventivamente. Será que o fizeram?
Aparentemente, repito (aparentemente) irão novamente, agir Reativamente. Estão se preparando para doar alimentos, retirar corpos, etc, etc, etc. Lamentável.”

Envie seu Comentário