29 de setembro, de 2023 | 14:58

Rua Amós é liberada para tráfego de veículos

Divulgação
Via foi liberada com evolução de obras de recuperação e estabilização de encostas; Problemas no local se arrastavam há 20 anosVia foi liberada com evolução de obras de recuperação e estabilização de encostas; Problemas no local se arrastavam há 20 anos

A partir de agora, já é possível o trânsito de veículos na rua Amós, no bairro Canaãzinho, em Ipatinga. A liberação ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), após vários anos de interdição. A passagem pelo local foi impedida por questão de segurança, tendo em vista o desabamento de uma grande extensão de encostas, sendo que o problema se arrastou sem solução por mais de 20 anos, salientou a administração pública. No local, foi feita uma intervenção, garantindo enfim a retomada do trânsito com a reconstituição da pista asfáltica.

A rua virou prioridade depois que os engenheiros constataram problemas graves não resolvidos em ações anteriores. Moradores convivem há tempos com a possibilidade de verem seus imóveis desabarem nos períodos chuvosos.
A erosão se formou a partir da altura do número 145, avançando por um longo trecho a cada escalada da precipitação pluviométrica.

Foi preciso recompor e estabilizar o solo, aterrar e compactar a encosta e fazer a concretagem da cortina atirantada com cinco metros de altura e 68 metros de extensão. Com o terreno estabilizado, o município deu conta de repor o asfalto para dar vazão ao tráfego de veículos de forma segura.

Dona Juventina Aparecida da Silva, moradora da rua Amós, comemora a mobilidade que todos terão a partir de agora. “A gente chamava Uber, ele chegava e não tinha como retornar. Então era um tormento”.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas precisou ainda promover um reforço geotécnico na área com uma estrutura de gabião. De acordo com o cronograma estabelecido pela prefeitura, as obras serão totalmente entregues até o fim do ano, mas o mais importante está pronto, o que já possibilita a passagem de carros e motos e segurança aos moradores.

O prefeito Gustavo Nunes (PL) comemorou a conclusão da parte mais significativa e inadiável da obra. “Era um verdadeiro drama! Todo ano a mesma coisa, desde 2003, e a cada chuva aumentava a insegurança dos moradores e de quem precisava trafegar pela Amós. Agora, a tranquilidade e segurança voltam para a comunidade. E em breve toda a obra estará concretizada”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário