
28 de setembro, de 2023 | 07:01
Chuva pode atingir o Vale do Aço nos próximos dias, aponta previsão
Tiago Araújo - Repórter Diário do AçoApós dias de calor intenso, há a possibilidade de ocorrer uma amenizada na temperatura no Vale do Aço. Isso porque a previsão aponta chuva para esta quinta-feira (28), assim como para domingo (1/10). Para outras cidades de Minas Gerais há até alerta de vendaval.
O meteorologista Ruibran dos Reis explicou ao Diário do Aço que devido a combinação do calor com a alta umidade, há a previsão de chuva. O tempo deve ficar nublado nesta quinta-feira em todo Vale do Aço. A temperatura máxima deverá ficar entre 33 e 34 graus, com possibilidade de pancada de chuva isolada no fim da tarde e à noite. A chuva poderá ser acompanhada de raios e rajadas de vento”, afirmou.
Conforme o meteorologista, o calor poderá dar uma amenizada no Vale do Aço ainda nesta semana. A partir de sexta-feira, a previsão é de ligeiro declínio das temperaturas em toda região”, disse.
Os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) apontam que há 90% de chuva para quinta-feira e para domingo no Vale do Aço. A previsão para temperatura máxima é 37 graus e a mínima é 24º para quinta-feira. Já para sexta-feira, a temperatura máxima é 29 graus e a mínima 21º.
Alerta
Nesta quarta-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de tempestade e vendaval para 677 cidades mineiras. O comunicado vale até as 10h de quinta-feira e há possibilidade de rajadas de vento que podem chegar a até 60 km/h. Há, ainda, possibilidade de queda de granizo. A lista completa das cidades pode ser conferida no site do Inmet: www.portal.inmet.gov.br.
Outra região
O Inmet prevê ainda para os próximos dias a ocorrência de grandes volumes de chuva, com temporais e possível queda de granizo, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A instabilidade ganha força à medida que o ar quente do Brasil Central e Sudeste se encontra com o ar frio ao Sul do estado gaúcho.
Devido à formação de um novo sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) na costa do Rio Grande do Sul, no fim desta terça-feira (26) e ao longo da quarta, haverá o aumento da intensidade das rajadas de vento no estado, superando os 70 km/h. O ciclone vai se deslocar para alto mar, organizando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Raimundo Severino Nonato
28 de setembro, 2023 | 11:37Tá tão quente que se chover a água vai evaporar antes de chegar ao solo. Aqui tá pior que no sertão nordestino...calorzêra da peste...ôxente, vou voltar pro Ceará!”