27 de setembro, de 2023 | 08:32

Deputados aprovam projeto de Zema que aumenta imposto de vários produtos 'supérfluos'

Lista de itens considerados supérfluos tem cerveja e outras bebidas, celulares, armas, câmeras fotográficas, alimentos para atletas e até sabonetes

Guilherme Dardanhan
Deputados aprovaram em primeiro turno projeto que eleva em 2% ICMS sobre produtos considerados supérfluosDeputados aprovaram em primeiro turno projeto que eleva em 2% ICMS sobre produtos considerados supérfluos

O Projeto de Lei (PL) 1.295/23, do governador Romeu Zema, que eleva em 2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre vários produtos considerados “supérfluos” volta a ser discutido nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para votação em segundo turno.

Aprovado em 1º turno na terça-feira (26), a proposição seguiu para análise dos impactos financeiros na FFO. Somente após a aprovação do parecer por esta comissão é que o PL 1.295/23 poderá seguir para votação definitiva (2º turno) no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em vigor até o fim do ano passado, o ICMS sobre bens supérfluos, instituído ainda durante o governo Antonio Anastasia (2011-2014), rendeu aos cofres do Estado R$ 855 milhões no ano de 2022. O PL 1.295/2023 delimita a vigência do ICMS extra sobre supérfluos até o fim de 2026. A oposição queria delimitá-lo somente até o fim de 2024, enquanto o texto original encaminhado por Zema à ALMG propunha torná-lo permanente. A expectativa do governo é que, agora, o texto seja aprovado definitivamente nesta quarta-feira (27/9).

Rações para animais de estimação foram retiradas da lista de supérfluos

Na votação no Plenário em 1º turno foi aprovado o texto recomendado pela mesma FFO, na forma do substitutivo nº 41, que entre outros pontos exclui as rações para animais de estimação do rol de produtos considerados “supérfluos”.

O novo texto também propõe que a majoração do ICMS tenha vigência até 31 de dezembro de 2026, o que devolveu o caráter provisório à medida, o que também não constava da proposta original do Executivo.

Bebidas, dentre elas a cerveja, celulares, armas, câmeras fotográficas, alimentos para atletas e até sabonetes são considerados supérfluos



O projeto de lei classifica como “supérfluos” que receberão mais impostos os seguintes itens:

- Cervejas sem álcool e bebidas alcoólicas, exceto aguardentes de cana ou de melaço; cigarros, exceto os embalados em maço, e produtos de tabacaria;
- Armas;
- Refrigerantes, bebidas isotônicas e bebidas energéticas;
- Perfumes, águas-de-colônia, cosméticos e produtos de toucador, exceto xampus, preparados antissolares (protetor solar) e sabonetes.
- Alimentos para atletas;
- Telefones celulares e smartphones
- Câmeras fotográficas ou de filmagem e suas partes ou acessórios;
- Equipamentos para pesca esportiva, exceto os de segurança;
- Equipamentos de som ou de vídeo para uso automotivo, inclusive alto-falantes, amplificadores e transformadores.

Fundo Estadual de Assistência Social

O parecer do relator, deputado João Magalhães (MDB), que também é líder do Governo na ALMG, foi pela aprovação da matéria na forma de um novo texto (substitutivo nº 1) ao vencido (texto aprovado com alterações no 1º turno). A única novidade do parecer é ter acatado parcialmente emenda da deputada Bella Gonçalves (Psol) para que seja destinado pelo menos 10% dos recursos arrecadados com a majoração do ICMS para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

Essas sugestões de alteração do texto da proposição tratavam de assuntos diversos como alteração do percentual do adicional, acréscimos ou exclusões de itens tanto para isenção quanto majoração de ICMS, criação de programas assistenciais, destinação de recursos extras arrecadados com o imposto ou mesmo sobre o funcionamento do Fundo de Erradicação da Miséria (FEM).

É que o PL 1.295/23 prevê que os recursos arrecadados serão destinados justamente ao FEM, especialmente para o pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Flavio Cesar Araujo

28 de setembro, 2023 | 22:28

“Estado mínimo do partido do Governador,
Pra ser sincero ele tava torcendo pra outra barragem da Vale S. A , estourar, pra costurar um acordo em cima das famílias das 268 vítimas como foi em Brumadinho,
Fazer o quê, otários somos nós que acreditamos no Estado.
Pagamos o IPVA mais caro do Brasil.
Vamos bater palmas pra AlMG”

Raimundo

27 de setembro, 2023 | 22:01

“Deveriam aproveitar e fazerem alguma coisa que preste por exemplo projeto de redação do IPVA de 4 para 2%”

Justo

27 de setembro, 2023 | 20:31

“O pobre trabalhador tá igual cachimbo só leva fumo”

Anderson

27 de setembro, 2023 | 19:04

“Partido Novo, um novo jeito de governar dos patriotarios. E famílias e amizades desfeitas em defesa de trastes desse nível.”

Juca

27 de setembro, 2023 | 18:51

“Mexer nos inúteis cargos, tipo TCE, Copasa cemig e os !Aspones nada . Para o povo FUMO.
MALDITO SEJA ZEMA E SEUS CAPACHOS.”

Povo Esquece Rápido

27 de setembro, 2023 | 17:08

“Ano que vem tem política municipal e ainda tem quem vota em candidato apoiado por ele. Põe na agenda ai.”

Adir Ventura de Souza

27 de setembro, 2023 | 16:24

“O Zema e o capacho do bolsonaro”

Geraldo

27 de setembro, 2023 | 13:48

“Engraçado! A direita usa tanto o discurso de ditadura e quer determinar até o que é supérfluo para o cidadão. Cada desculpa que esse povo arruma pra poder aumentar os impostos, não tem lógica. O que é supérfluo para um, nem sempre é para o outro. Eu sei o que é pra mim, não é o estado que tem que determinar isso.”

Menos Um Voto

27 de setembro, 2023 | 12:06

“Aumentar impostos...Que perfeição de administração!!! Acabou a confiança,adeus governador e ao seu partido.”

Alan

27 de setembro, 2023 | 10:39

“O Zema está sendo um câncer para minas, nós mineiros sempre escolhemos mal os nossos governadores,o pior que é reeleito ainda.”

Gildázio Garcia Vitor

27 de setembro, 2023 | 08:53

“O "Estado Mínimo", tão propagado pela Direita Neoliberal, só é excelente nos discursos e na hora de perdoar as dívidas dos empresários-amigos. Vide caso Localiza e o perdão de 1 bilhão de IPVA do governo Zema.”

Envie seu Comentário