27 de setembro, de 2023 | 15:00

Cobrança do CRLV 2023 para veículos com placas de finais 4 a 6 começa na próxima semana

Arquivo DA
O CRLVA é o documento anual que comprova que o veículo está em condições legais de circulaçãoO CRLVA é o documento anual que comprova que o veículo está em condições legais de circulação

A partir de domingo (1/10), terá início a cobrança do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2023 para os veículos automotores com placas terminadas de 4 a 6 em Minas Gerais. Com isso, os motoristas que não estiverem em dia com o documento poderão sofrer penalidades.

Conforme divulgado pelo governo estadual, para as placas com finais de 1 a 3, a exigência está em vigor desde o início deste mês. E o prazo para os automotores com placas finais de 7, 8, 9 e 0 é o dia 31 de outubro. Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados.

Segundo o balanço da Administração Fazendária de Ipatinga (AFI), na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) há 69.887 veículos omissos com o IPVA. Desse total, 40.895 são de Ipatinga, 13.624 de Coronel Fabriciano, 12.187 de Timóteo e 3.181 de Santana do Paraíso.

Frota
Os dados fornecidos pela AFI ao Diário do Aço apontam que a frota atual na RMVA é de 235.949 veículos, distribuídos entre 136.796 de Ipatinga, 46.129 de Coronel Fabriciano, 41.774 de Timóteo e 11.250 de Santana do Paraíso.

Comprovação
O documento anual comprova que o veículo está em condições legais de circulação, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Vale ressaltar que para ter acesso ao CRLV, o veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impedem a emissão do licenciamento. Por meio do site www.detran.mg.gov.br, é possível verificar se existem pendências e também imprimir o CRLV.

Infração gravíssima
A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) alerta aos cidadãos que conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.

Como acessar o CRLV
A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site www.detran.mg.gov, na aba “veículos”, clicando em “documentos de veículos”. Para acessar o documento basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário