26 de setembro, de 2023 | 15:30

Autores indígenas viram atrações e contam histórias verídicas

Reprodução/Editora Melhoramentos
Literatura dos povos originários detém aspectos própriosLiteratura dos povos originários detém aspectos próprios
O Brasil tem quase 1,7 milhão de indígenas e esses povos vêm se destacando, cada vez mais, na literatura. Só este ano, dois remanescentes dessa cultura disputam uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). A conquista é reconhecida nos livros e no programa Conversações, da Rede Minas, que estreia nova temporada mostrando quem são os protagonistas dessas histórias verídicas. A atração chega com autores indígenas, de diversas partes do Brasil, e mostra o potencial criativo e intelectual dos povos originários. A entrevista inaugural é com o escritor Cristino Wapichana, nesta quarta-feira (27), às 19h.

Nascido em Roraima, Cristino alcançou lugares distantes com seus livros, que foram traduzidos até para dinamarquês e sueco. Em sua história, uma herança antiga: a do povo Wapichana. Eles habitam o Brasil e a Guiana. No território brasileiro, a população atual é de, aproximadamente, 10 mil pessoas, segundo o Censo 2022, do IBGE. No programa Conversações, a cultura desse povo é apresentada por Cristino. Em entrevista ao jornalista Cláudio Henrique, o escritor fala sobre a etnia e compartilha um pouco de sua infância, a conexão com a família e parentes indígenas e seus livros.

Reprodução/Zit Editora
O autor apresenta narrativas curiosas e inventivas O autor apresenta narrativas curiosas e inventivas

A obra de Cristino Wapichana tem um recorte educacional e ajuda a compreender aspectos culturais da literatura dos povos originários. Neste episódio, ele destaca os livros “A boca da noite”, terceiro lugar do Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria infantil; e “O cão e o curumim”, que também foi finalista dessa importante premiação. No primeiro livro, o autor apresenta a narrativa curiosa e inventiva do menino Kupai sobre infância, família e cotidiano. O personagem vive aventuras, ao lado do irmão, em busca de desvendar “quando o sol mergulha no rio” e outros fenômenos. Já “O cão e o curumim” é um resgate das memórias do autor apresentadas na história de lealdade entre o personagem e seu cachorro, e recupera tradições dos Wapichanas.

Acervo pessoal/CW
Cristino Wapichana abre a nova temporada da sérieCristino Wapichana abre a nova temporada da série
A temporada traz episódios semanais com autores indígenas e mostra o protagonismo intelectual dos povos originários, ressignifica histórias e memórias no tempo presente e estabelece um diálogo intercultural - entre as etnias e entre indígenas e não indígenas. São 13 entrevistados, entre eles o filósofo e autor Ailton Krenak e o ator e também escritor Daniel Munduruku, que este ano concorrem a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). O Conversações vai ao ar nesta quarta-feira (27), às 19h, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar o programa, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário