26 de setembro, de 2023 | 08:48

Oito lotes de café são apreendidos com presença de impurezas

Resíduos de beneficiamento como cascas e paus foram encontrados nas amostras pesquisadas

Por Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de oito lotes de café após ser constatada a presença de corpos estranho e impurezas.

Os lotes recolhidos foram: FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira; 046/23/3D da Jardim; 59 da Lenhador Extra Forte; 59 da Lenhador Tradicional; 58 da Balaio; 2 e 5 da Bico de Ouro; e 4 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta.

De acordo com o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal, resíduos de beneficiamento do café foram torrados como se fosse grãos legítimos.

“Nesses produtos foram detectados que os grãos de café foram substituídos por matéria-prima contendo excesso de cascas e paus de café, a fim de aumentar o volume e enganar o consumidor”, informa nota do ministério.

Desde janeiro, a pasta passou a fiscalizar o café torrado e moído no país, a partir da entrada em vigor da Portaria n° 570, que estabelece o padrão de classificação do café torrado.

Em julho de 2023, uma força-tarefa apreendeu produtos fraudulentos em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Na ocasião, os fiscais identificaram mais de 26 marcas com suspeitas de irregularidades. Conforme o Mapa, parte dessas marcas estão em fase de contestação das análises.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Por Favor Qual Marca Que Consta

27 de setembro, 2023 | 04:33

“lista de produtos”

Maria

26 de setembro, 2023 | 15:46

“Com salário mínimo só dá para comprar estás marcas.”

Joao Batista de Souza

26 de setembro, 2023 | 13:53

“Brincadeira, Brasil meu Deus do céu ... eta paisinho meia boca .”

Lucas

26 de setembro, 2023 | 12:48

“Temos que ficar atentos a marcas que não tem controle de qualidade, o barato pode sair caro para nossa saúde.
Importante observar sempre se o café que vai comprar tem registro no Mapa, pois a lei de obrigatoriedade foi aprovada e entrou em vigor em janeiro deste ano, muitas marcas não se adequam a exigência mínima de qualidade e muitas também adulteram na produção do café, colocando cascas, pau, folhas, etc. Não podemos nos iludir com o que e barato, temos que exigir qualidade.”

Joanas da Silva Soares

26 de setembro, 2023 | 12:42

“Tem que punir Estes mal carater enganando o consumidor.”

Tássia

26 de setembro, 2023 | 11:39

“Tinha que colocar os nomes das marca dos cafés q estão enganando nós consumidores. Isso é uma falta de respeito com nós.”

Jota

26 de setembro, 2023 | 11:27

“Eu, compro pó de café na feira. Moído na minha frente.”

Envie seu Comentário