24 de setembro, de 2023 | 00:01

Visita noturna e palestra recebem inscrições no Centro de Memória

Fotos: Warley Soares
O projeto convida para uma visita sensorial pelo espaçoO projeto convida para uma visita sensorial pelo espaço
Qual a diferença em visitar o Centro de Memória à noite? No Visita Noturna, o público é convidado a participar de uma visita sensorial pelo espaço com muita conversa, performance e dinâmicas com luz, som, sombra e silêncio. O encontro já está marcado: no próximo dia 29/9, às 19h. Essa é uma das atividades que integram o Programa de Educação Patrimonial da Ação Educativa do Instituto Usiminas, em setembro. A iniciativa tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e já está com inscrições abertas.

A programação não para por aí. No dia seguinte (30/9), Rodrigo Vivas, curador e doutor em história da arte, reúne o público no Centro de Memória para uma palestra sobre arte brasileira e contemporânea. A iniciativa é uma contrapartida social do Projeto Implantação do Centro de Memória Usiminas. “Esse ciclo de palestras reafirma nosso espaço como referência na educação patrimonial e reforça nosso compromisso em promover conhecimento e fortalecer o patrimônio local”, destaca João Paulo Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Grupos escolares, instituições e famílias já podem agendar a participação nas atividades pela Sympla, via https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. A programação completa está disponível no site do Instituto Usiminas: https://www.institutousiminas.com/. Como espaço permanente para conversar sobre arte, patrimônio e história de Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas também fica aberto à visitação de quarta-feira a domingo.

Palestra sobre arte contemporânea está na programaçãoPalestra sobre arte contemporânea está na programação
A Ação Educativa do Instituto Usiminas, há 20 anos, reforça a atuação social da Usiminas em busca de valorizar a diversidade cultural e o patrimônio das localidades onde mantêm operações, e fortalecer iniciativas em prol da formação, da educação de qualidade e do desenvolvimento local. Trabalha, também, para promover a aproximação de famílias, estudantes e professores às diversas linguagens artísticas e educativas que fazem a diferença na vida das comunidades. Tudo isso em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem diretrizes para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais na Educação Básica, colocando os alunos como protagonistas e impulsionando a expressão de sentimentos e criatividade no processo artístico.

SERVIÇO
29/9 - Ação Educativa: Visita Noturna
Local: Centro de Memória Usiminas
Horário: 19h
30/9 - Ação Educativa: Programa de Formação com Professores
Local: Centro de Memória Usiminas
Horário: 10h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário