
22 de setembro, de 2023 | 15:31
Campeonato Mineiro de vôlei mudará nome para homenagear Walewska
A central Walewska Moreira de Oliveira morreu na noite de quinta-feira (21), em São Paulo, após cair do 17º andar de um prédio, em circunstâncias que estão sendo investigadas pela polícia. Walewska tinha 43 anos.
Em meio à tristeza e surpresa com a notícia, a Federação Mineira de Voleibol (FMV) anunciou que mudará o nome do Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino para homenagear a ex-jogadora.
O nome do torneio para a edição especial deste ano será Campeonato Mineiro Walewska Oliveira. A competição ocorrerá de 29 a 31 de outubro. A FMV ainda vai promover um minuto de silêncio em todos os jogos das competições que organiza. A competição será realizada na Arena Uni-BH, no Minas Tênis Clube.
O corpo de Walewska será sepultada neste sábado (23), em Belo Horizonte. O velório está marcado para as 8h no Cemitério Bosque da Esperança, mas será reservado apenas para amigos e familiares.
História
Mineira de Belo Horizonte, a ex-jogadora foi revelada pelo Minas Tênis Clube de Leila, em meados da década de 1990, e passou por mais oito clubes brasileiros, o último deles o Praia Clube, onde encerrou sua carreira, em 2022. Também jogou em times da Itália, Espanha e Rússia.
Títulos
Um dos pilares da geração mais vencedora do vôlei feminino brasileiro sob o comando de José Roberto Guimarães, Walewska esteve no time que conquistou o primeiro ouro olímpico nacional na categoria, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Depois do maior título da carreira, optou por priorizar a família e não esteve em Londres 2012.
Ainda pela seleção, foi medalhista de bronze em Sydney-2000, aos 21 anos, prata no Mundial de 2006 e em duas edições da Copa do Mundo, e ajudou o Brasil a ganhar três vezes o Grand Prix.
Homenagens
A morte de Walewska gerou muita repercussão, não apenas no mundo do vôlei. Além das lamentações de diversos atletas, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) emitiu nota de pesar, assim como o Atlético, clube de coração de Walewska. O time de vôlei do Cruzeiro, o Sada, também lamentou a morte, assim como o governador de Minas, Romeu Zema (Novo.)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]