
21 de setembro, de 2023 | 18:00
Empreendedoras do Vale do Aço vão contar suas histórias de sucesso no ''Elas no Palco''
Cerca de 500 mulheres estarão reunidas, no dia 5 de outubro, durante o maior evento de empreendedorismo feminino da região. Nas quatro principais cidades do Vale do Aço - Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, as mulheres se destacam na busca por criar o seu próprio negócio, como forma de alavancar a renda e se tornarem independentes. Dados da Receita Federal indicam que a região tem, aproximadamente, 22,8 mil empresárias formalizadas como microempreendedoras individuais (MEI), além de 22,1 mil homens que empreendem nestacategoria.
Diante deste cenário, o Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas (bit.ly/sebrae_delasmg), Instituto Cenibra e o projeto Coisas de Mãe, promovem o Elas no Palco”, maior evento sobre empreendedorismo feminino da região. A ação será realizada no dia 5 de outubro, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas neste link sympla.com.br/evento/elas-no-palco/2137936.
O objetivo é inspirar aquelas que precisam se manter no mercado ou desejam começar nessa
jornada. Além da presença de influenciadoras conhecidas nacionalmente Criss Paiva apresentadora do Vênus, um dos maiores podcasts brasileiros; Rafa Brites apresentadora e autora do livro Síndrome da Impostora por que nunca nos achamos boas o suficiente.”; e Patrícia Ramos apresentadora do Rede BBB”, no Gshow, e youtuber no canal Fala Comigo, Terra”, o Elas no Palco” vai apresentar cases de sucesso de empreendedoras da região.
Ouvir
mulheres que idealizaram negócios conhecidos nacionalmente, e que começaram sua jornada aqui, serve de incentivo e inspiração para superar desafios, traçar novas estratégias e perceber que há uma rede de apoio para o empreendedorismo feminino”, destaca a analista do Sebrae Minas Vanessa Karla.
Empreendedorismo materno
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada em 2021, indicou que, após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade são demitidas. A maioria delas, sem justa causa. É neste contexto que o empreendedorismo materno ganha espaço e força.
Investir no próprio negócio foi a alternativa mais viável para Marilza Garcia Soares, de 42 anos, após a chegada da filha mais velha, Eduarda, hoje, com 16 anos. A Duda nasceu com imunidade baixa e demandava mais cuidados. Decidi que iria ficar em casa, mas precisava trabalhar. Foi quando uma amiga sugeriu que eu deveria investir em algo no setor da alimentação, já que cozinhava bem”, conta. Ela, então, aproveitou a Páscoa de 2009 para vender ovos de chocolate, porta a porta. Para surpresa, vendeu tudo e ainda recebeu encomendas.
Hoje, a empresa Mari Soares Doceria é a única fonte de renda da família. O marido é responsável pelo estoque, e as filhas também apoiam o negócio que ainda conta com 20 funcionárias. A produção teve início em um cômodo na casa de Marilza, mas logo demandou uma casa próxima da sua residência, no bairro Vila Militar, em Ipatinga. Pouco tempo depois, a empreendedora percebeu que o local poderia ser mais do que um espaço de retirada de encomendas, mas um ambiente para consumo no local.
Em 2021, com a demanda crescente, a doceria ficou pequena, e Marilza realizou mais um sonho: inaugurou sua loja no bairro Canaã. Crescemos em ritmo acelerado. A gestão de pessoas e a manutenção da qualidade dos produtos são um dos meus principais desafios. Por isso, desde o início, busquei ajuda e encontrei apoio no Sebrae Minas”, conta a empresária que participou de consultorias individuais e, desde 2020, faz parte do projeto Sebrae Delas.

Além de acompanhar a produção diária, a empreendedora traça estratégias para manter seu negócio. Uma delas é o Festival de Tortinhas” que está em sua quarta edição. Com preço 50% menor que o praticado no cardápio, ela vendeu, no ano passado, cinco mil potes de doces em um único dia. Sempre faço esta ação em setembro para levantar recursos que garantam o pagamento do 13º salário dos funcionários e as compras para estoque do Natal”,
explica.
Recentemente, Marilza contou sua história no Congresso Confeitar, realizado em 30 de agosto, no Minas Centro, em Belo Horizonte. Ainda tenho o sonho de transformar a marca em uma franquia. Mas, agora, o objetivo é ter tempo de qualidade com a família e desfrutar do que construímos”, comenta.
Empreendedorismo solidário
A busca por um novo propósito de vida impulsionou Priscila Marques a criar o projeto Coisas de Mãe, que reúne cerca de 140 mães empreendedoras na região do Vale do Aço. Após enfrentar alguns problemas de saúde e dar à luz ao seu primeiro filho, em 2019, ela iniciou a formação de uma rede de apoio às mulheres que enfrentavam o desafio de conciliar o retorno ao mercado de trabalho após a maternidade. É uma forma de apoiar aquelas que passam pela mesma situação que já vivenciamos. O único pré-requisito para integrar o grupo é ser mãe”, explica.
Além do apoio emocional, o projeto viabiliza a participação das empreendedoras, especialmente àquelas que dependem da venda de seus produtos para sustentar a família, em feiras e exposições. Neste ano, elas já tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos em grandes eventos da região, como ExpoInox, Feiraço e ExpoUsipa. O grupo ainda conquistou um espaço na Praça Primeiro de Maio, no centro de Timóteo, para expor e vender seus produtos. A feira acontece todo segundo sábado do mês, e o único pré-requisito para participar do projeto é ser mãe.
Divulgação
Ana Luiza Gomes: de Ipatinga levou a Jaleca para os estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e agora Portugal

Empreender por oportunidade - o caso da Jaleca
Ao iniciar o curso de Odontologia, Ana Luiza Gomes, de 34 anos, identificou no mercado um nicho com potencial para ser explorado: o de confecção de jalecos não convencionais. Formada em Farmácia, ela estava no quarto período da segunda graduação quando percebeu a dificuldade em encontrar modelos diferentes dos tradicionais. Não sabia costurar, mas comecei a participar de feiras do setor para conhecer o mercado de uniformes.
Recorri a estilistas e passei a estudar sobre os tecidos mais adequados”, conta a empreendedora, que fundou a Jaleca em maio de 2018.
Inicialmente, com três funcionárias uma costureira-chefe responsável pelo corte, e outras duas pela costura , a marca teve como primeiros clientes os colegas de faculdade e os profissionais das clínicas que Ana Luiza visitava. A loja física foi aberta em dezembro de 2018, no bairro Horto, em Ipatinga, e as cores e modelagens diferentes ganharam o mercado. Dois anos depois, ela participou do programa Minas Franquia, iniciativa do Sebrae Minas para transformar pequenos negócios em franqueadores. Na época, a pandemia da Covid-19 colaborou para o aumento expressivo nas vendas de jalecos.
Hoje, são 23 unidades em operação em diversas cidades mineiras, além dos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Em maio do ano passado, foi inaugurada uma franquia em Portugal. Outras dez unidades já foram comercializadas e devem começar a funcionar em breve. A produção, que iniciou com cerca de 300 peças por mês, hoje soma cinco mil unidades mensais. Além dos 30 funcionários, a empresária conta com uma fábrica terceirizada em São Paulo para conseguir atender a demanda de todas as lojas. O sistema de franquias me permitiu expandir a marca e levar as minhas criações para todo o Brasil e exterior”, ressalta.
Além de administrar o negócio, Ana Luiza também oferece suporte às franqueadas e potenciais empreendedoras por meio do projeto Jaleca Pétalas grupo criado com o propósito de fortalecer e incentivar as mulheres. Em reuniões mensais, buscamos ajudar na sobrevivência no mercado, que é uma das principais estratégias para alcançar o sucesso. Elas compartilham experiências em uma rede de apoio que serve de inspiração”, destaca a empresária. Em 2022, a empreendedora conquistou o primeiro lugar estadual na categoria pequenas empresas no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. (bit.ly/premiomulherdenegociosmg)
Confira a programação do Elas no Palco - Palestras
Do interior para o mundo - como o entusiasmo pode mudar destinos
Com a palestrante Jackeline Alecrim: cientista especializada em Cosmetologia Avançada e Fitoativos, fundadora da Magic Science Brasil, conhecida mundialmente por sua biotecnologia patenteada que trata a calvície de forma eficaz.
A arte de conquistar para vender
Com Vanessa Karla: especialista em empreendedorismo, administradora com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, mentora de mulheres, palestrante e embaixadora do Sebrae Delas.
Redes sociais sem mistério
Com Sharon Morais: youtuber, influenciadora digital, apresentadora e empresária.
A primeira impressão é a que vende
Com Luiza Marangon: consultora de imagem graduada pela Fashion School de Portugal e
designer com formação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
Painéis
Painel I: Empreendedorismo que transforma - Maternidade e Comunidades
Participantes: Camila Dias Souza: MF Afro Hair; Preta Maré: Studio Preta Chic; Priscila Marques: Coisas de Mãe; Rosilene Miliot: Boca Rosa Company.
Painel II: Empreendedoras, Influenciadoras e Escritoras
Participantes: Glayda: educadora, especialista em hairstylist e embaixadora da TrussHair;
Larissa Mafra: mentora financeira especialista em dividendos; Simone Sá: escritora, youtuber, especialista em pele madura.
Para acompanhar o desempenho feminino nos negócios e torná-los mais competitivos, o Sebrae Minas promove, desde 2019, várias ações na região por meio do programa.
Sebrae Delas (bit.ly/sebrae_delasmg) é uma iniciativa que incentiva, apoia e fortalece os negócios liderados por mulheres. Ao longo de cinco anos, foram realizados diversos cursos, oficinas, palestras, encontros e consultorias. Hoje, o programa oferece diretamente suporte para cerca de 300 empreendedoras da região que atuam em diversas áreas, como comércio, consultoria, estética, confeitaria, artesanato e outros.
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