22 de setembro, de 2023 | 08:00

Curso de Engenharia do Cefet em Timóteo é avaliado com nota máxima pelo MEC

Divulgação
O curso de Engenharia Metalúrgica foi iniciado no ano 2018, em TimóteoO curso de Engenharia Metalúrgica foi iniciado no ano 2018, em Timóteo

Ministrado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), campus Timóteo, o curso de Engenharia Metalúrgica da instituição foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), recebendo nota máxima, 5. A informação foi repassada ao Diário do Aço pela diretoria do Cefet, nesta quinta-feira (21). A avaliação foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro.

Três dimensões foram analisadas pela equipe do MEC: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Os avaliadores destacaram o empenho da equipe de docentes e da coordenação do curso no atendimento aos alunos durante o processo formativo; a expressiva experiência dos professores no ensino superior e a adequada produção científica, cultural, artística ou tecnológica na área do curso; além da acessibilidade nos espaços de formação dos estudantes.

O coordenador do curso, professor Jorge Coleti, acredita que a nota máxima é fruto de um empenho institucional que ocorre desde 2018, ano de criação da Engenharia Metalúrgica no campus. Ele também destaca o nível de qualificação da equipe. “A capacitação dos servidores que atuam no curso pode ser considerada fator para atribuição da nota 5”.

Para o diretor da instituição, Erick Brizon, a boa avaliação reafirma a excelência dos cursos de graduação ofertados pela instituição. “A nota obtida é de extrema importância no processo de consolidação da instituição na região do Vale do Aço e em Minas Gerais, considerando-se a grande aderência ao arranjo produtivo local na região, com vistas à oferta do curso à sociedade e à formação de profissionais qualificados para atuar na área”, aponta.

Cefet
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) é uma instituição centenária, com várias unidades no estado, que oferece educação pública e gratuita, básica e superior, por meio de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. No Vale do Aço, o Cefet-MG possui um campus no município de Timóteo desde 2007.

Alunos
Nos setes cursos que funcionam atualmente, a instituição possui 550 alunos nos cursos técnicos e 450 alunos nas três graduações. Há também uma turma de Mestrado em Engenharia de Materiais com 20 alunos regulares.

Engenharia
O curso entrou em funcionamento em 2018 e é ofertado no campus Timóteo do Cefet-MG. Os profissionais formados na área desenvolvem, executam e coordenam projetos de tratamento e produção de metais, sendo responsável, dentre outros, pelo processo de beneficiamento de minérios. São ofertadas, anualmente, 40 vagas no curso e o ingresso ocorre pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário