EXPO USIPA 2025 - 728X90

20 de setembro, de 2023 | 20:19

Administração de Ipatinga anuncia pausa em oito leitos de UTI no Hospital Municipal

Arquivo DA
Nota da PMI: Nota da PMI: "A Secretaria de Saúde, embasada em estudos, toma a decisão de temporariamente pausar o funcionamento dos 8 leitos da UTI 3 do HMEM, otimizando recursos e mantendo operacionais outros 20 leitos"

A Secretaria de Saúde de Ipatinga anunciou na tarde desta quarta-feira (20), que irá “pausar o funcionamento de 8 leitos da UTI 3 do Hospital Municipal Eliane Martins, de forma a otimizar recursos e manter operacionais outros 20 leitos, o dobro comparado ao período pré-pandemia.

Por meio de nota, o governo municipal explica que o custo para manter os leitos de UTI não é coberto em sua integridade pelo Governo Federal e cabe ao município custear a maior parte dos gastos, o que se torna inviável diante da redução dos repasses pela União a todos os municípios.

A decisão, entretanto, tem causado apreensão entre os profissionais da área médica, uma vez que o Hospital Municipal de Ipatinga é referência técnica para vários municípios da Microrregião de Ipatinga, que envolve Santana do Paraíso, Belo Oriente, Ipaba, São João do Oriente, Bugre, Mesquita, Joanésia, Braúnas, entre outros.

Teme-se impactos em toda a rede de atendimento, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A UTI opera com taxa de ocupação superior a 75% da capacidade, o que é considerado um limite preocupante. São três unidades. A UTI 1 tem 10 leitos, a UTI 2 tem 10 leitos e a UTI 3, mais oito leitos, que agora deixarão de ser ocupados.

Abaixo, está a íntegra da nota em que o governo explica as razões do fechamento dos oito leitos de UTI:

NOTA À IMPRENSA:

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, compartilha com toda a população uma importante atualização sobre os esforços em saúde que estão sendo realizados para garantir o melhor atendimento aos munícipes. Em um contexto desafiador, tanto financeiro quanto operacional, é fundamental que todos compreendam a mudança que será implementada no Hospital Eliane Martins (HMEM).

Diante do desafio de diminuir custos, considerando o cenário atual, em que enfrentamos a redução no repasse de verbas pelo Governo Federal aos municípios, Ipatinga assim como outras cidades se vê obrigada a diminuir os custos da máquina pública a fim de adequar à realidade financeira. Assim, a Secretaria de Saúde, embasada em estudos, toma a decisão de temporariamente pausar o funcionamento dos 8 leitos da UTI 3 do HMEM, otimizando recursos e mantendo operacionais outros 20 leitos, o dobro comparado ao período pré-pandemia.

É importante frisar que o custo do leito/dia é muito alto e não é custeado em sua integridade pelo Governo Federal, ou seja, cabe ao município custear a maior parte, o que se torna inviável diante da redução dos repasses pela União a todos os municípios.

Situação atual dos leitos de UTI

Em 2020, antes da pandemia, Ipatinga contava com 10 leitos de UTI no HMEM. Em 2021, o prefeito eleito Gustavo Nunes decidiu por ampliar esse quantitativo a fim de atender às necessidades daquele momento pandêmico, oferecendo assim um serviço mais potente à população, trazendo um pouco mais de tranquilidade e dignidade às pessoas num momento tão incerto e sofrido. Desta forma, foi construído o hospital de campanha, disponibilizando mais vinte leitos de UTI.

Após a desmobilização do hospital de campanha, dezoito leitos foram habilitados pelo Estado e mantidos no HMEM. Desde então, nosso hospital conta com três unidades de terapia intensiva: UTI 1 com 10 leitos, UTI 2 com 10 leitos e UTI 3 com 8 leitos. Adicionalmente, temos à disposição no município, em hospitais conveniados, outros 37 leitos, distribuídos em 2 Unidades de Isolamento, UTI Adulto Tipo II com 15 leitos, UTI adulto Tipo III com 10 leitos e UTI Coronariana com 10 leitos.

Reforçamos que não haverá prejuízo para nossa população, sendo que mesmo com a pausa nos 8 leitos da UTI 3, estamos mantendo o dobro de leitos em comparação ao período pré-pandemia, em 2020, quando apenas 10 leitos de terapia intensiva eram disponibilizados no HMEM.

A saúde e o bem-estar de cada cidadão continuam sendo nossa principal prioridade. Inclusive, estamos investindo em melhorias e na expansão do HMEM, incluindo a implementação de novos leitos e um Centro de Terapia Intensiva no bloco B. Esta ação faz parte de um processo gradual de adequação para atender às demandas da nossa comunidade.

Agradecemos a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso em oferecer um atendimento de saúde de alta qualidade para a população de Ipatinga.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

De Olho

21 de setembro, 2023 | 06:13

“Pois é, não tem dinheiro para bancar os leitos de UTI, mas tem para bancar uma reforma milionária que, sabe-se lá quando vai terminar, e ainda tem dinheiro para enfiar na Saritur. É um tapa na cara do povo de Ipatinga. ???”

Aline

21 de setembro, 2023 | 00:08

“Não precisa parar os leitos, Ipatinga MG deve está arrecadando milhões em multas de trânsito.”

Emanuel

20 de setembro, 2023 | 23:24

“Gastando um rio de dinheiro em reforma da prefeitura por q não enchuga um monte de gente q nao faz nada lá na prefeitura na próxima eleição povo lembra disso q ele for pedir voto”

Cidadão

20 de setembro, 2023 | 23:23

“Vergonha! Prefeito de rede social, Reclama que não tem dinheiro para a saúde, mas esta cheio de cargo comissionado na prefeitura e ainda inventa moda contratando guarda municipal que nunca resolveu problema em lugar nenhum, só gera custos.
Até agora so sabe fazer quebra molas, inventar rotatória e colocar lâmpadas.
Cadê os vereadores??? Alguém está fiscalizando?”

Realidade

20 de setembro, 2023 | 22:41

“A reforma da prefeitura que custará muito e mais importante o posto de saúde do vale do Sol tá em estado decadente parece um lugar abandonado mas a reforma da prefeitura em primeiro lugar todo conforto para o prefeito em primeiro lugar”

Elielson de Moraes

20 de setembro, 2023 | 22:34

“Se fosse a administração anterior o MP ia pra dentro. Dois pesos e duas medidas. Ainda bem que ano que vem tem eleição. Abre o olho povo ipatinguense.”

Ruisley Chaves

20 de setembro, 2023 | 21:18

“Anderson Vitor, concordo que seja um gasto desnecessário no momento, mais recursos da Câmara são geridos pelo presidente do Legislativo e não tem nada a ver com o Executivo. O Legislativo pode, no final do exercício, devolver para a Prefeitura recursos que não foram usados no ano.”

Pablo

20 de setembro, 2023 | 21:03

“Tá igual ao Bolsonaro. Faz merda e coloca a culpa nos outros. Prefeito incompetente e quer jogar a culpa pro governo federal. Dinheiro pra saúde tem não, mas pra fazer festa tem.”

Tinho Mortadela

20 de setembro, 2023 | 20:40

“Quero ver qual vai ser a providência tomada pelo oneroso MP quanto a essa situação. Será que vai vendar os olhos ?
Aguardando cenas dos próximos capítulos.”

Anderson Vitor da Silva

20 de setembro, 2023 | 20:39

“Vão reduzir leitos e a câmara municipal vai gastar 30 milhões em reforma. Entendi. Gerenciamento, planejamento. Prefeito do Parque Ipanema e vereadores do buteco, tipo vereador Tunico no bairro Bela Vista.
Ah tá.”

Envie seu Comentário