
20 de setembro, de 2023 | 00:01
Seminaluz assessora profissionais de bastidores na região
Com 18 anos de atuação na área cultural focada na formação de profissionais de bastidores no Vale do Aço e em Minas Gerais, o Seminaluz Ponto de Cultura, de Ipatinga, está ampliando as suas ações em busca de maior reconhecimento. Em julho de 2022, a conquista da certificação conferida pelo governo federal, representou um marco importante de potencialização do trabalho desenvolvido na região como integrante da rede nacional de pontos de cultura.Divulgação
A iluminação natalina do Parque Ipanema é projeto desenvolvidos pelo Seminaluz na região
Os pontos de cultura abrangem entidades que recebem o reconhecimento institucional e estão aptas a pleitear apoio financeiro do Ministério da Cultura para fomentar ações socioculturais em suas comunidades. Atualmente, em Ipatinga, além do Seminaluz, há mais oito pontos de culturas reconhecidos e atuantes.
Em todo o Leste mineiro, Seminaluz é o único ponto de cultura habilitado pelo Ministério da Cultura com foco em atividades voltadas ao assessoramento e à formação de profissionais técnicos que atuam nos bastidores de eventos artísticos e culturais, informa a assessoria da entidade. Este ano, o projeto é prestar assessoria para esses agentes na elaboração de projetos para editais da Lei Paulo Gustavo, que deverão ser lançados nos municípios e no estado até dezembro.
Na avaliação da entidade, esses editais serão importantes para a formação de profissionais da área técnica, uma vez que são poucas as oportunidades de treinamentos e aperfeiçoamentos e há possibilidade de abertura de editais de bolsas de estudos. Com isso, esses técnicos poderão custear essa especialização em suas áreas de atuação. O Seminaluz anuncia que, em breve, vai oferecer oficinas para esse pessoal de iluminação, áudio, cenografia e demais áreas técnicas de palco.
Na avaliação do diretor do Seminaluz, Morrison Deoli, o trabalho dos profissionais de bastidores não é tão visível ao público como dos artistas que estão na linha de frente, porém sem esses técnicos que chegam bem antes para preparar o palco, a iluminação, o cenário e cuidar de cada detalhe, não haveria o show ou o espetáculo. É fundamental o investimento na formação e na profissionalização de técnicos dos bastidores” conclama.
Conforme o diretor, durante a pandemia mais de 30% desses profissionais migraram de área e não voltaram, causando um grande impacto na área cultural e de eventos, pois os eventos voltaram, mas faltam profissionais qualificados para atendimento de toda a demanda”, argumenta. Morrison informa que desde o final da pandemia houve valorização salarial de cerca de 20% para os profissionais da área devido à grande demanda e à pouca oferta de técnicos capacitados.
Tem história
A assessoria informa que, desde a sua fundação, o Seminaluz está focado na economia criativa e já abriu espaços para agentes locais e profissionais de todo o Brasil que participaram de suas produções por cidades mineiras e de outros estados, como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. No repertório de realizações, estão intercâmbios, cursos, oficinas, palestras, mostras culturais, bolsas de estudos, produção de dois livros de iluminação cênica e criação de plataforma de profissionais Pro-Bastidores”.
Desde 2019, a entidade realiza a iluminação natalina em espaços públicos e privados considerados patrimônios culturais e turísticos, como o Parque Ipanema, em parceria com a Prefeitrura de Ipatinga e a Usiminas. Além disso, Seminaluz desmembra suas ações e busca atingir o público em geral, como é o caso da parceria com os CRAS no município, com a campanha de arrecadação de brinquedos. Mais informações: www.seminaluz.com.br | www.probastidores.com.br | @seminaluz.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]