16 de setembro, de 2023 | 11:50
Ações no Vale do Aço marcam o Dia Mundial da Limpeza neste sábado
A campanha global Lets Do It! Vamos Fazer!, deflagrou neste sábado o Dia Mundial da Limpeza. Ações voluntárias foram realizadas pela manhã e serão realizadas em várias cidades do mundo à tarde. No Vale do Aço não foi diferente. A representante do movimento, Patrícia Barbosa, explica que ações foram planejadas e executadas nas principais cidades. Um exemplo foi o mutirão de limpeza realizado no bairro Amaro Lanari na manhã deste sábado. Outra ação será desenvolvida no dia 27 de setembro, quando será feita a limpeza da Ecobarreira que retém lixo no rio Piracicaba.
O Dia Mundial da Limpeza, no dia 16 de setembro, é considerado um dos maiores movimentos cívicos da atualidade e reunirá pessoas em 191 países, em busca de um planeta mais limpo. Nesse dia, voluntários e parceiros em todo o mundo se reúnem para livrar a Terra do lixo, limpando os resíduos mal administrados em praias, rios, florestas e cidades.
A ideia começou na Estônia, país do Norte da Europa, em 2008, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Naquele dia, um movimento cívico global de baixo para cima nasceu e se espalhou como um incêndio em todo o mundo. Isso capturou a imaginação de pessoas em todo o mundo, que foram inspiradas a seguir o exemplo com a mesma fórmula ambiciosa de um país, um dia” o convite Lets Do It! Vamos Fazer!
A ideia simples se transformou em um movimento global com milhões de voluntários e líderes carismáticos. O simples ato de limpar tornou-se uma força que une pessoas e grupos que de outra forma nunca sonhariam em trabalhar para o mesmo objetivo.
O Vale do Aço aderiu ao movimento. Patrícia Barbosa, explica que cada país tem um líder ou um grupo de líderes voluntários para mobilizar as pessoas. Aqui no Vale do Aço eu me disponibilizei como voluntária e junto com parceiros estamos construindo iniciativas para esse momento”, acrescenta.
Patrícia enfatiza que cada país é atingido pelos resíduos mal administrados de maneiras diferentes. Em alguns, os resíduos são uma questão gerenciada pelo governo, em alguns, o lixo é algo que cerca a maioria da população; em outros, o lixo e a reciclagem geram milhares de empregos; em alguns, os resíduos mal administrados não são um problema tão grande e, em alguns países, os resíduos mal administrados são uma questão de vida ou morte. Cada país aborda as questões relacionadas aos resíduos que são mais urgentes para eles. Exatamente por isso focamos na criação dos Ecopontos como pontapé para ações ao longo do ano”.
Ações
Em Timóteo, o local para um Ecoponto Permanente está sendo preparado para instalação de uma caçamba até o fim de setembro, para coleta de vidros e garrafas única na região e que pode receber também de outras cidades, pois tem uma usina de processamento. Fica na entrada da Ascati, no bairro Alegre. O trabalho conta com parceria da Emalto, Fundação Emalto e a Associação dos Catadores de Recicláveis de Timóteo (Ascati).
Amaro Lanari
Em Coronel Fabriciano ocorreu pela manhã de sábado, um mutirão de limpeza no bairro. Outra ação será desenvolvida no dia 27 de setembro, quando será feita a limpeza da Ecobarreira que retém centenas de quilos de lixo do rio Piracicaba. O apoio será do Departamento de Meio Ambiente.
Ipatinga
Em Ipatinga, as atividades do dia 16/9 foram realizadas das 8h às 12h, nos Ecopontos localizados no bairro Iguaçu rua Ocara, 65 e no Canaã, avenida Selim José de Sales, 1.661 Ambos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
São recolhidos, lixo eletroeletrônico (computadores, TVs, geladeiras, rádios, pilhas, baterias, celulares e etc.) - remédio vencido, óleo de cozinha usado, livros e cadernos, embalagens plásticas, lacre de latinha, armação de óculos.
Bairro Bela Vista
No dia 1/10 será a vez do Ecoponto no bairro Bela Vista, das 10h às 14h, na praça da quadra, quando também poderão ser descartados os itens mencionados anteriormente. Também com uma iniciativa da Fiemg, será realizado o descarte de lixo eletrônico que já está sendo inventariado com apoio das unidades Sesi/Senai.
Ribeirão Ipanema
Entre outras atividades, foi programada a limpeza do ribeirão Ipanema, iniciando a ação no fim da avenida Sanitária, no bairro Limoeiro.
Em Ipatinga, o apoio voluntário tem adesão do Programa Mãos que Ajudam, do Clube de Lions de Ipatinga, da Papel Vivo, da Coopcava, da Associação dos bairros Bela Vista e Das águas, da Fiemg RVA/Sesi/Senai. Mais informações sobre o Lets Do It! Vamos Fazer! no Vale do Aço, podem ser obtidas com Patrícia Barbosa pelo telefone (31) 98693-4228.
Publicado anteriormente:
Vale do Aço contará com ações do Dia Mundial da Limpeza

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zeze
16 de setembro, 2023 | 20:34Pena que essa ação é só de um dia e depois jogam LIXOS DIVERSOS E ENTULHOS por todo o bairro inclusive na beirada do Rio ou avenida que circunda o Rio Piracicaba mó Amaro Lanari. O caminhão acabou de passar recolhendo entulhos num dia e já no outro já jogaram entulho na rua.”
Marcio
16 de setembro, 2023 | 18:55Parabéns aos envolvidos pela brilhante iniciativa”