CADERNO IPATINGA 2024

17 de setembro, de 2023 | 18:00

Ipatinga terá trailer que oferecerá banho a pessoas em situação de rua

Divulgação
Ipatinga terá trailer devidamente adaptado para banho e um veículo para movimentar o trailerIpatinga terá trailer devidamente adaptado para banho e um veículo para movimentar o trailer

Será inaugurado em Ipatinga, no próximo dia 27, no bairro Novo Cruzeiro, o projeto “Amor em Forma de Banho”, que oferecerá banho a moradores em situação de rua, além de roupa limpa e refeição. A idealização é da Sociedade de São Vicente de Paulo, Pastoral do Povo da Rua e Grupos de Assistência a pessoas em situação de rua.

A Diocese Itabira/Coronel Fabriciano aponta que, com o crescimento constante de pessoas dormindo nas ruas - muitos sem moradia fixa ou família - grupos religiosos, filantrópicos e voluntários buscam formas de se solidarizar com estas pessoas, visitando, conhecendo suas realidades, orientando e encaminhando para os serviços públicos especializados, apoiando iniciativas governamentais e não governamentais que os ajudem no processo de reintegração.

Ainda conforme a diocese, devido a essa realidade, o Conselho Central de Ipatinga da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), por meio de uma proposta do Conselho Nacional do Brasil (CNB) de financiar um projeto no país, intitulado inicialmente como “Trailer Banho Vicentino”, criou o programa, que nasceu do pedido de uma moradora de rua de Juiz de Fora, enquanto os Vicentinos faziam o trabalho de doação a estes moradores.

Ainda conforme a diocese, assim que o Conselho Central de Ipatinga viu nesse projeto a oportunidade de trazer essa realidade para atender a população de rua de Ipatinga, onde há pessoas vivendo a mesma realidade, sobretudo para os que não conseguem pernoitar no albergue. As pessoas em situação de rua são, geralmente, imigrantes que vieram de várias cidades do interior ou de outros estados. Desempregados, buscam alternativas de sobrevivência e fazem das ruas e praças da cidade suas moradias.

Trailer
Em Ipatinga, são vários grupos organizados para atender essa população e os membros da Sociedade São Vicente de Paulo, em parceria com os demais grupos e pastorais, se reuniram para elaborar esse projeto que tinha como principal objetivo pleitear um “trailer banho” para atender essa demanda em nossa cidade.

O projeto do Conselho Central de Ipatinga foi aprovado e aceito pelo Conselho Nacional do Brasil e a cidade foi contemplada com um trailer devidamente adaptado para oferecer o banho e um veículo para movimentar o trailer. O principal objetivo do projeto é ofertar banho para as pessoas em situação de rua.

Inauguração
A inauguração do projeto será no dia 27 de setembro, quarta-feira, dia de São Vicente de Paulo, a partir das 16h, na área lateral à Igreja Senhor dos Passos, na rua São Clemente, 32, Novo Cruzeiro (atrás do Hipermercado Coelho Diniz). As 18h haverá a Santa Missa em honra a São Vicente de Paulo e depois da Missa será oferecido um jantar para todos os presentes.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane

21 de setembro, 2023 | 21:49

“Parabéns para os Vicentinos. Vi um projeto semelhante em outra cidade. A expressão de satisfação no rosto de algumas pessoas ao tomar banho era tocante,. A recuperação do vício começa com a pessoa se vendo como ser humano novamente. As pessoas ao invés de criticar deveriam doar as amenidades ganhar em avião por exemplo (sabonete, ,mini tubos d pasta de dente, escovas, etc) No projeto Banho de Amor que existe em outras localidades as pessoas doam amenidades. Vamos para de ser negativos e ajudar que pelo menos faz alguma coisa. Tirar estas pessoas da condição de sujeira é o primeiro passo para reabilitação mental e moral. Sigam em frente. A caravana passa e os cães ladram. Mesmo assimm sigam em frente! Que Deus envie mais ajudadores do que críticos que nada fazem ou mesmo atrapalham.”

Ze

20 de setembro, 2023 | 06:12

“Ajudar quem quet ajuda sim . mas quem não quet? O Albergue da praça Caratinga esta acabando cpm a entrada da cidade. E enquanto isso os indoces de furtos aumentam . a maioria de moradores de rua são. De fora , usuários de crack e com passagem na policia . vem pra Ipatinga pois allém do crack ser liberado na cidade ainda tem 2 cracolandias no centro que. Vira alvo . tinham que. Mudar era o albergue de lugar . quem fica na rua é porque é desrregrado e nem o albergue aceita . ai vem um monte de gente dando comida pravagabundo enquanto tem um monte decpai de familia trabalhador passando nescecidade com seus filhos . quem apoia , duvido pegar um morador de rua pra passar o fds em sua casa . porque não colocam o albergue no 7 de outubro que não esta servindo pra mada e quem não quer seguir as regrss do albergue colocam em um carro e despacham pra cidade de origem? Mendigo não toma banhi não é porque não tem banheiro é porque não gosta.”

Justo

19 de setembro, 2023 | 12:47

“Tem que dá banho e alimentação e depois colocar em um transporte e devolve- pra cidade de origem,caso contrário vai ser formado uma Cracolândia.”

Lucia Helena Severino e Silva

19 de setembro, 2023 | 10:40

“Eles vão tomar banho!Mas comer e dormir na rua!A prefeitura precisa interferír na melhoria dos abrigos que já existem,para garantir a segurança da população da cidade!Garantir obrigatoriedade deles ficarem em um terreno cuidando de algo que os mantenham ocupados durante o dia é manter um alojamento no local vigiado pela polícia.Á noite eles vão dormir alimentados para terem alguma serventia!Mas nunca deixá -los pensar que estão sendo escravizados!A escravidão tem que ser abolida de nosso país!A comunidade e igreja não podem manter essa situação sozinhas.É função do governo municipal assumir a obrigação com o social!”

Lucia Helena Severino e Silva

19 de setembro, 2023 | 10:21

“Para mim a prefeitura tinha que restaurar os locais que já existem para atendê -los.”

Juliana

18 de setembro, 2023 | 12:03

“Parabéns aos idealizadores!
Grande iniciativa!
A recuperação da autoestima é o início de qualquer possibilidade de abordagem!”

Cristão

18 de setembro, 2023 | 05:57

“Parabéns a SSVP pela brilhante ideia. Muitos aparecem para criticar, mas deviam se colocar a disposição para ajudar.
Palavras do Cristo Jesus:
?Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'.?”

Opa

17 de setembro, 2023 | 16:55

“BOA A INICIATIVA HUMANA.TEM UNS BEM HUMILDES NA RUA PRINCIPALMENTE A QUEM O COMENTARISTA (EU )SE REFERIU.MAS TEM UMA MULHER DOS OLHOS VERDES, QUE VAI TER QUE PEGAR ELA ,NO LAÇO PQ É AMEAÇADORA.”

Everaldo Moura

17 de setembro, 2023 | 15:50

“Tanto a pastoral do povo da rua de Ipatinga quanto a sociedade são Vicente de Paulo, patrocinadora do projeto preciso de muita ajuda e menos críticas evasivas.”

Carrapato

17 de setembro, 2023 | 14:53

“Bela iniciativa, pena que não vai pra frente. Os próprios usuários estragam o equipamento. Se durar um mês acho muito!”

Eu

17 de setembro, 2023 | 14:08

“Tem um morador de rua que fica andado para o lado e outro no centro de ipatinga deve ter us 6 mês que ele n toma banho ele tá com cabelo tão sujo que tá parecendo que tá com gel tão duro”

Idervan Eliotério Pinto

17 de setembro, 2023 | 13:44

“Bela iniciativa desde que apartir desse apoio humanitário , chegue ao encaminhamento definitivo de resgate da pesdoa humana !”

Miguel

17 de setembro, 2023 | 13:20

“Fazer sem olhar a quem a ideia e boa.
Vale do aço tem de criar uma lei municipal de proibição da venda cachaça no corote,ou meia de pinga,litro de pinga etc ...
Autorizar vender somente em doses,né bares e bustecos credenciado.
Alô parlamentar está aí á opção”

Everaldo Teixeira Cordeiro

17 de setembro, 2023 | 12:24

“Pena q ainda acha gente p criticar.Mais como nem Cristo conseguiu agradar a todos imagina nós.”

Shesheu

17 de setembro, 2023 | 12:23

“Aí que a galera não vai querer sair da rua mesmo!
Comida, roupa lavada, banho....”

Situacaodacidade

17 de setembro, 2023 | 12:07

“Acho sim louvável essa ação sozinho, parabéns sim para os organizadores!. Mas também é preciso rever a situação dessas pessoas nas ruas, muitos usuários de entorpecentes(crack), algo que tem fugido do controle, em vários pontos da cidade. Penso que a única solução é internação involuntária, apenas a minha opinião, bom dia a todos!”

Pedro

17 de setembro, 2023 | 11:49

“Tenho pena dos moradores lá perto.”

Amilar

17 de setembro, 2023 | 11:27

“Muito boa a iniciativa...parabéns aos idealizadores.”

....

17 de setembro, 2023 | 11:01

“Tem que tirar da rua e dar uma condição digna !!! Dar banho não e solução!!! Vai deixar os moradores de rua mal acostumado e nao vai querer sair das ruas”

Gildázio Garcia Vitor

17 de setembro, 2023 | 10:13

“Esta louvável e maravilhosa iniciativa merece os aplausos de toda comunidade Ipatinguense.
Parabéns a todos os envolvidos!
Segundo Frei Beto, "Todo verdadeiro Cristão é um Comunista sem o saber, e todo verdadeiro Comunista é um Cristão sem o crer".”

Israel

17 de setembro, 2023 | 09:25

“Parabéns aos idealizadores do projeto, pelo carinho e atenção com essas pessoas que vivem a margem da sociedade dando um pouco de conforto, atenção...”

Envie seu Comentário