
17 de setembro, de 2023 | 00:01
Região marca presença na 17ª Primavera dos Museus
A partir desta segunda-feira (18) e até o próximo domingo (24), o Instituto Usiminas estará integrado à Primavera dos Museus de 2023”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atividades gratuitas realizadas no Centro Cultural Usiminas e no Centro de Memória Usiminas, ambos mantidos pela Usiminas em Ipatinga, se unem a várias outras iniciativas em todo o país, em ampla programação cultural pautada na preservação do patrimônio e da memória e no potencial formativo de museus e centros culturais.A programação em Ipatinga contempla visitas educativas ao Centro de Memória Usiminas, espaço de valorização da história da cidade e da arte brasileira, símbolo da valorização e da preservação do patrimônio local e localizado no bairro Castelo. Famílias e escolas podem agendar as visitas gratuitamente. O público também poderá participar do projeto Tardes de Criação que, nesta edição, traz a oficina de escrita e convida os participantes a brincar com as palavras por meio de jogos e ativações lúdicas. Há também uma visita especial ao Viveiro de Mudas da Usiminas, importante espaço de preservação ambiental, no mês em que se celebra o Dia da Árvore.
Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente: pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas (31) 98437-3330 ou pelo site www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas.
Estamos alegres por estar, novamente, na grade de programações da Primavera dos Museus, um período importante e que lança luz sobre a relevância dos equipamentos culturais brasileiros como espaços democráticos e de formação. No ano em que completamos 30 anos de existência do Instituto Usiminas, reafirmamos o nosso compromisso de coparticipação nas comunidades por meio da preservação e da salvaguarda do patrimônio”, destaca Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
O Instituto Usiminas, também, é responsável pela administração de quatro equipamentos históricos e culturais em Ipatinga: Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin, Centro de Memória Usiminas e Estação Pedra Mole, sendo os três últimos tombados como patrimônio da cidade. Esses espaços reforçam a atuação social da Usiminas em prol da memória e estímulo a novas linguagens e artistas.
PROGRAMAÇÃO
18/9 a 24/9 - 10h às 18h
Exposição no Centro de Memória Usiminas: o acervo é apresentado pela Ação Educativa do Instituto Usiminas em visita que conta a história de Ipatinga e da arte moderna brasileira.
19/9 - 14h às 16h
Tardes de Criação: Oficina de Escrita, para experimentar novos usos da palavra com brincadeiras, jogos, sorteios, dados e outras técnicas criativas.
21/9 - 8h e 14h
Visitação Aventura no Viveiro”: da semente aos frutos, os visitantes terão a oportunidade de contemplar a engenhosidade de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo no Viveiro de Mudas da Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]