CÂmara de Ipatinga 728x90

16 de setembro, de 2023 | 13:00

Opinião: Viva o Diário do Aço....

Antonio Nahas Júnior *

Todos os dias, pela manhã, ao entrar na padaria para comprar o pão nosso de cada dia, olho no cantinho próximo ao Caixa ou pergunto às minhas amigas que por lá ficam: “Chegou?”. Se a resposta for positiva, abro um sorriso e coloco meu Diário do Aço debaixo do braço, ao lado do pão. Ler jornal impresso nos dias de hoje é um grande privilégio e, para pessoas como eu que passaram a vida lendo e escrevendo para diversos jornais, um prazer sem tamanho.

Analisar a manchete; entender como o editor compôs a primeira página; dar uma olhada nas opiniões mais diversas da página 2 e checar a página três – aquela com a qual o leitor bate de frente ao abrir o jornal -. Passeio pela cidade; vejo os acontecimentos mais diversos; polícia, esporte e chego na Coluna do Chico Neto, que é um monumento ao bom jornalismo: informativa; ótimas fotos; agradável; opinativa.

“O Diário do Aço nos ajuda a entender a
cidade a formar nossa opinião sobre onde vivemos”

Abrir o jornal sempre me traz à memória a lembrança do meu amigo Wilton Oliveira, o grande Wilton, por quem nutri uma amizade de muitos anos, regada a uísque, aulas de matemática, discussões políticas ferrenhas, algumas altercações passageiras e, claro, uma profunda admiração pelo seu trabalho e pela sua vida.

O Diário do Aço nos ajuda a entender a cidade a formar nossa opinião sobre onde vivemos. As informações colocadas de forma conjunta contribuem para que estejamos sempre conectados com o mundo em que vivemos, que está em constante e acelerada transformação.

É um elemento da nossa cultura, tal como a UNESCO, órgão da ONU, a define: o conjunto dos traços distintivos materiais e espirituais, intelectuais e afetivos, o sistema de valor, as tradições e as crenças que caracterizam uma sociedade.

A imprensa é elemento basilar da democracia e sem ela não há liberdade. Ela ajuda o país a crescer, nos permite sair da ignorância sobre o mundo, abre nossas mentes, irriga o nosso cérebro com novos saberes.

A mídia, ao mesmo tempo, reflete a sociedade tal como ela é e ajuda a defini-la e transformá-la, criando e forjando nossa identidade.

“As informações colocadas de forma conjunta contribuem
para que estejamos sempre conectados com o mundo
em que vivemos, que está em constante e acelerada transformação”

Hoje, neste mundo líquido, onde tudo passa velozmente à nossa frente, onde as pessoas se informam das maneiras mais inesperadas, me pergunto sobre o tamanho do esforço que o DIÁRIO DO AÇO faz para se manter.
Nos dias de hoje, as notícias passam voando; as fontes de informação são diversas, o celular fornece acesso às mídias sociais que espalham boatos, novidades, fofocas e até mesmo algumas notícias. E há também alguns aplicativos que informam sem custo algum.

Fazer um jornal sobreviver, pressionado pelos custos; pelos anunciantes com interesses e visões diversas sobre a imprensa e seu papel; com a velocidade da mudança e transformação da sociedade; com a internet criando cada dia novos recursos e aplicativos, não é para qualquer um.

E há também a concorrência das rádios e TVs, além da grande mídia nacional. Existir um jornal Diário do Vale do Aço é um grande privilégio. E, ainda por cima, impresso.

E neste aniversário do jornal, gostaria de deixar meu abraço e admiração a todos vocês. VIVA O DIÁRIO DO AÇO. LONGA VIDA AO JORNAL. IMPRESSO OU DIGITAL, SEMPRE AJUDANDO IPATINGA E O VALE DO AÇO A CRESCER.

* Economista. Participou em diversas administrações municipais em Ipatinga e Belo Horizonte. Atualmente é empresário e gerente da NMC Projetos e Consultoria

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

16 de setembro, 2023 | 21:24

“O Diário do Aço veio ocupar na região com muita galhardia o espaço outrora preenchido pelo extinto e antigo jornal Diário da Manhã, do meu amigo João Guerra, que se foi muito cedo e de maneira muito abrupta. 'Loucura ou sonho ele tb amava a poesia'. Deve ser muito difícil manter um jornal democrático e de alta envergadura como este, levando em primeira mão as notícias com transparência e sem manipulação. Parabéns, e que tenham vida longa pelo trabalho ora realizada em equipe. Vocês estão no caminho certo para o orgulho do Vale do Aço.”

Humberto Perlingeiro Abreu

16 de setembro, 2023 | 16:05

“Parabéns Diário do Aço. Parabéns a toda essa equipe que mantém de pé e muito vivo este monumento vivo do jornalismo da Região do Vale do Aço. Certamente um dos mais importantes veículos da mídia impressa Mineira. Vi o nascimento do Diário do Aço. Era jovem e na nossa casa sempre recebíamos o exemplar diário. Todos líamos, a começar pelo meu pai, que de vez em quando também tinha suas reflexões publicadas nas suas páginas.
Elogios também para o Antônio Nahas que sempre nos brinda com sua cultura e discernimento. Ainda é um daqueles que escreve com elegância sobre variados temas. Hoje você expressou o valor que damos ao Diário do Aço com rara maestria, suas palavras foram históricas.?????”

Iara Saldanha

16 de setembro, 2023 | 14:36

“Nota mil para sr Antônio Nahas .
Concordo e foi emocionante ler seu mais puro amor ao jornal impresso e tudo o que significa para cidade e região,
Parabéns ao Diário do Aço !”

Envie seu Comentário