14 de setembro, de 2023 | 16:45
Moraes condena segundo réu pelo 8/1 a 14 anos de prisão
Thiago de Assis Mathar foi condenado por cinco crimes
Por André Richter - Repórter da Agência BrasilO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta quinta-feira (14), pela condenação a 14 anos de prisão de Thiago de Assis Mathar, segundo réu julgado pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Moraes, que é relator do processo, entendeu que o réu cometeu cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
O ministro também entendeu que o acusado deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões de ressarcimento pela participação na depredação.
O réu estava no Palácio do Planalto, onde foi preso pela Polícia Militar. Ele continua preso no presídio da Papuda, no Distrito Federal.
Durante seu voto, Moraes ressaltou que Thiago Mathar pegou um ônibus em São José do Rio Preto (SP), passou pelo acompanhamento montado em frente ao quartel do Exército, em Brasília, e foi flagrado por câmeras de segurança andando por um dos andares do Palácio do Planalto após participar da depredação. O segundo réu não veio aqui passear. É mentira. Ele mesmo confessa”, afirmou Moraes.
Após o voto do ministro, o julgamento prossegue para a tomada dos demais votos.
A defesa de Thiago Mathar declarou que ele não participou da depredação do Palácio do Planalto. Segundo o advogado Hery Waldir, Thiago estava se manifestando pacificamente”. Pela versão do defensor, ele não participou da depredação do Palácio e entrou no prédio para se abrigar”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Adir Ventura de Souza
15 de setembro, 2023 | 15:26Faz aninha que passa ????????????????”
Felipe
15 de setembro, 2023 | 10:03Faria mais sentido os ministros pegarem os mais de 300 presos e dar 1 ano de prisão em regime fechado a cada um do q deixar 90% livres e dar penas altas a poucos , essas penas altas eram pra dar aos empresários e aos políticos e policiais envolvidos , esses pé de chinelo aí era pra pegar pouco tempo mais em regime fechado , se não tiver espaço nos presídios do sul e sudeste pra esses 300 ou mais espalha pelo Brasil , presídio é o q não falta nesse país”
Tião Aranha
14 de setembro, 2023 | 22:15Infelizmente o que tem ocorrido neste país é muita usurpação de função. E o Senado, que representa o Legislativo, fica como sempre todo mundo caladinho, /enquanto isso está perdendo (ou já perdeu) grande espaço para o Judiciário/. Risos.”
Antonio
14 de setembro, 2023 | 20:46A PIOR CEGUEIRA É AQUELA DE QUEM VIU E DIZ QUE NÃO VIU. SÓ FALTA AO NUNES E MENDONÇA FINGIR DE CEGO E PEDIR VISTA.”
Joao Batista de Souza
14 de setembro, 2023 | 17:02Bem feito podia deita o cacete no lombo dele .
Agora vai chorar na cadeia e ver o sol nascer quadrado, somente por 14 aninhos.”